Objetivo 4 - atualização do módulo Questionário (quizz)

Re: Objetivo 4 - atualização do módulo Questionário (quizz)

por Paula de Waal -
Número de respostas: 0

Oi Leonardo,

O grupo de tradutoes da comunidade está trabalhando continuamente e em modo independente das necssidades pessoais. Somos todos voluntários e o tempo dedicado é proporcional ao tempo disponível.

O esquema de trabalho atual é muito mais organizado do que nos anos anteriores e tem uma fase de controle de qualidade. O  Martin insiste muito para que o controle de coerencia seja centralizado e o código verificado. isto porque algumas pessoas usam versoes antigas do editor do Moodle, outras traduzeem utilizando editores html que mudam o codigo e isto pode causar um acumulo de problemas técnicos no futuro. O código da interface está, pouco a pouco, sendo transformado totalmente em xhtml, por exemplo.

Como estamos trabalhando:

Eu mudo virgolas, códigos, etc, nos arquivos php toda vez que a versão development em ingles é modificada e envio tudo ao cvs apenas quando a versao do main branch em ingles é atualizada.

Enquanto isto, na medida da disponibilidade dos voluntarios, estamos enfrentando a tradução dos documentos de ajuda: eu faço um breve controle do arquivo php e distribuo o ultimo arquivo junto com o grupo de arquivos de ajuda correspondentes a serem traduzidos para que as expressões utilizadas sejam as mesmas. Os tradutores verificam a coerência do arquivo php no contexto e sugerem alterações, traduzem os arquivos de ajuda e me mandam tudo para que seja controlado o código html, que deve ser identico ao da versão em ingles. O processo é por enquanto um pouco longo mas assim podemos garantir a qualidade do trabalho.

Todo o processo de escolha das prioridades dependem das indicações do martin, dos autores dos módulos e do Koen,*coodenador dos coordenadores*, e naturalmente dos interesses e capacidades pessoais de cada voluntário.

Alguns módulo vivem em profundo abandono, como o módulo workshop, que tem milhares de páginas de ajuda. Outros módulos essenciais são muito difíceis de controlar no contexto, como o quiz.

O ideal seria conseguir dividir as tarefas por módulo. Por exemplo, dar a quem usa muito o wiki, a responsabilidade de controle periódico da interface.
Se voces me disserem quais são os módulos que voces usam frequentemente poderíamos pensar em uma ação de otimização de um módulo por vez. O candidato ideal é o quiz.

Toda a comunidade ajuda, recebo muitas dicas de erros todos os dias.

Quanto aos termos em ingles, as ecolhas variam. Alguns acham melhor manter, por exemplo, link e site em vez de ponteiro e sítio. Para formatos de arquivos mantemos as expressões originais. Fizemos o mesmo em diversos arquivos de configuração porque assim o administrador pode reconhecer os comandos em lynux.

Por hoje é só mas se vocês quiserem, podemos organizar um encontro em chat ou no Skype para distribuir melhor as atividades e evitar sobreposições.

Paula

Contagem das avaliações:  -