Mapear papéis novos no LDAP.

Mapear papéis novos no LDAP.

por Lauro Costa G. borges -
Número de respostas: 2

Uso o Moodle 1.7.2 com o OpenLDAP.
Tenho os papéis teacher, editingteacher e student mapeados corretamente, na minha árvore no LDAP tenho as disciplinas como posixGroup, todas com mesmo gidNumber, em ramos diferentes, para cada papel, professor, aluno, tutor. Cada grupo na árvore tem no atributo memberUid a lista de usuários do Moodle com aquele papel. Em um outro ponto da árvore tenho todos os usuários do Moodle, funciona bem, segui o HOWTO, a idéia é a mesma, fazer com que o Moodle procure no local certo (ramo da árvore para cada papel) pela coisa certa (atributo no objeto). Quando crio diretamente no Moodle um novo papel, e em seguida vou ao menu de administração e mapeio este novo papel para um novo ramo da árvore LDAP, (com estrutura igual à estrutura dos outros papéis, disciplinas representadas por grupos e grupos para uma mesma disciplina com mesmo gidNumber), o mapeamento não funciona para usuários pertencentes ao novo papel. Por exemplo se tenho um usuário que é aluno em uma disciplina, e professor em outra, isso funciona corretamente no mapeamento, fiz diversos testes alternando um mesmo usuário em disciplinas distintas, com papéis distintos em cada uma (professor, aluno, tutor), todos papéis "originais" do Moodle. Um usuário mapeado para o novo papel não consegue entrar na disciplina, é exibida a mensagem de inscrição em disciplina, sendo esse usuário professor ou aluno em outra disciplina, ou mesmo um usuário não inscrito em nenhuma outra disciplina.
O professor da disciplina e o administrador conseguem ver este usuário sob este novo papel na disciplina, mas o próprio usuário, quando loga no site, não consegue entrar na disciplina (na verdade aparece a mensagem de inscrição, o que não acontece com outros alunos inscritos previamente no LDAP), como no meu caso preciso impedir que usuários possam se inscrever em disciplinas pelo site, isso é um problema, nesses casos a mensagem de disciplina indisponível é exibida.

Alguém tem alguma observação ou dica sobre como mapear novos papéis no LDAP? Qualquer coisa poder ser útil.

obrigado,

lauro
Em resposta a 'Lauro Costa G. borges'

Re: Mapear papéis novos no LDAP.

por Emerson Dalton Borges -

Prezado Lauro,

estou tentando criar uma árvore no LDAP para autenticação no Moodle, onde teriamos as disciplinas e os professores e alunos distribuidos em cada disciplina, sendo estes com certas permissões no moodle, mas estou com muitas dúvidas para o fazê-lo, por acaso tu poderia me ajudar.

email: emerson_dalton@hotmail.com