Localização Perguntas Inquéritos

Localização Perguntas Inquéritos

por nuno bastos -
Número de respostas: 12
Boas a todos,

Gostaria de perguntar se alguém sabe se encontram as perguntas que são apresentadas nos inquéritos que vêm por defeito na instalação da plataforma MOODLE.

Pois, gostaria de aplicar umas alterações neste módulo, de forma a que este se consiga adaptar à minha instituição.

Cumps,
Em resposta a 'nuno bastos'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por Jose' Coelho -

Instale o módulo "questionnaire" (http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=84), que permite fazer questionários no Moodle.

Não tenho utilizado mas já testei e parece-me bem feito.

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por nuno bastos -
Boas,

Já instalei esse módulo na minha plataforma, não tenho muito a apontar em termos de defeitos, no entanto, existe um senão é que não existe a mesma possibilidade de gerar estatísticas como o módulo de inquéritos oferece, daí que gostaria de saber onde poderia encontrar as questões dos inquéritos para as lhe aplicar alterações.

cumps,
Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por Francisco Almendra -
Eu gostaria de saber como se instala o módulo para criar os nossos próprios inquéritos no moodle... Os que vêm pré definidos não satisfazem completamente a minha associação.
Em resposta a 'Francisco Almendra'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por Maria João -
Bom dia, Francisco sorriso

  1. Baixar o Questionnaire aqui:
    http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=84
  2. Colocar a pasta Questionnaire dentro da pasta moodle/mod;
  3. Ao clicar em Notification do Site Administration deve iniciar-se automaticamente a instalação do novo módulo
Sucesso!
Maria João
Em resposta a 'nuno bastos'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por nuno bastos -
Boas a todos,

Bem, já descobri onde se encontram as questões que são apresentadas nos inquéritos, para quem tiver interessado, aqui vai a localização.
Directório: lang\en_utf8;
Neste directório deve-se procurar o ficheiro survey.php, que contem as perguntas.

Cumps
Em resposta a 'nuno bastos'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por Jose' Coelho -
Nesse caso, então altere na tradução, em vez de editar o ficheiro directamente (login de administrador » administração do sítio » língua » editar tradução » editar frases » survey.php). Esta forma não lhe dá flexibilidade para adicionar mais perguntas, ou remover.
Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por nuno bastos -
Sim, isso é verdade...

Em termos de flexibilidade de criação ou de eliminação de novas questões não haverá muita... Estará-se sempre limitado, a menos que se consiga criar vários tipos de inquéritos e os adicione directamente na plataforma, o que requeria mexer no código/bases de dados, o que não sendo nada de outro mundo, seria preferível não mexer.

Mas em que relação questionários, em termos de estatísticas, não dá para fazer muito, aconselha mais a que se utiliza o módulo questionário?

Na realidade, o que se pretendia, era utilizar questionários próprios da instituição, ao invés de se ficar confinado a questionários/inquéritos fechados, sem possibilidade de edição de questões.

Em resposta a 'nuno bastos'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por Jose' Coelho -

As estatísticas, desde que passe para o Excel, faz lá as estatísticas que entender. No meu pequeno teste, o botão "Exportar em formato texto" dá para fazer copy/paste para o Excel directamente. Fica uma pergunta por coluna e cada formulário enviado por linha.

No Excel pode utilizar as "pivot tables" para fazer todo o tipo de contagens/médias/agrupamentos, ou se pretender algo mais elaborado, tipo uma análise factorial, aí pode passar para um programa de estatística, tipo SPSS.

O Moodle nunca poderia ter uma flexibilidade equivalente a uma aplicação de tratamento de dados, pelo que não sei se vale a pena melhorar muito o tratamento estatístico deste módulo. Desde que permita exportar a informação, permite a quem quiser que o faça, caso contrário tem-se as médias para cada pergunta.

Em resposta a 'nuno bastos'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por Flavia Jatobá Lopes -

Nuno

sinto completamente lega ,pareçe que nao estao teclando comigo se puderem me ajudar ,eu agradeço, sou capaz.

abrigado,

Em resposta a 'Flavia Jatobá Lopes'

Re: Localização Perguntas Inquéritos

por nuno bastos -
Flavia,

Antes de mais peço desculpa pela demora...

Não sei se entendi o que pretende, mas para aceder ao directório que referi deverá aceder ao directório da raiz de instalação do moodle e procurar o directório lang->en_utf8.
A localização que lhe enviei era do pacote linguístico em inglês, que vem por defeito com a plataforma MOODLE, nesse directório lang, tente verificar se existe o directório pt_utf8 (que corresponde ao pacote de tradução linguística PT), se não existir, terá de procurar no seu servidor, o directório moodledata->lang->pt_utf8 (este directório normalmente não se encontra nos ficheiro e directórios da instalação do MOODLE, normalmente encontra-se separado, pois é neste mesmo directório onde são guardados os trabalhos dos alunos, etc.) e aí encontrará o ficheiro survey.php, o qual contem a tradução das questões para português.

Poderá efectuar igualmente o que José Coelho sugeriu, que seria aceder à opção de administração da plataforma, e na opção de "Lingua" encontrará a opção "Editar tradução" e aí deverá escolher a opção editar frases. Surgirá-lhe uma lista de fichiros, e aí deverá procurar o survey.php para editar. Este está em português.

Qualquer dúvida, disponha...

Cumps