Moodle + Editor de DER

Moodle + Editor de DER

por Amanda Silva -
Número de respostas: 9

Oi pessoal,

Sou iniciante nesta área e pretendo trabalhar num projeto de integrar um editor de DER ( Diagrama de entidades e relacionamentos ) ao Moddle e gostaria de saber de vcs, se alguém já ouviu falar em algo parecido.

Obrigada,

Amanda

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Amanda Silva

Re: Moodle + Editor de DER

por Ricardo Rodrigues -
Oi Amanda,

Não vi nada parecido até o momento, a idéia soa bem, sugiro que você procure nos fóruns internacionais, pode ser que haja algo já iniciado por lá.

Até mais.

Ricardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Moodle + Editor de DER

por Amanda Silva -

Oi,

Na verdade, a idéia é criar um editor de diagrama de entidade e relacionamento colaborativo. Após pesquisas, descobri que posso utilizar o  wiki, utilizando arquivos binários para representar os gráficos.  O problema agora é descobrir como utilizar os arquivos binários e armazenar no banco de dados. Gostaria de saber se alguém tem experiência com arquivos binários, php e banco de dados, para trocarmos idéias.

No aguardo,

Amanda

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Amanda Silva

Re: Moodle + Editor de DER

por Cézar Antonio de souza -

Oi Amanda.

Eu também estou tendo uma experiência parecida para o meu trabalho de  conclusão de curso.

Estou tentando desenvolver um editor para a linguagem Java. Gostaria de trocar idéias, saber como você está se saindo, quais dificuldades está tendo etc...

Aguardo um contato.

Cézar

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Cézar Antonio de souza

Re: Moodle + Editor de DER

por Amanda Silva -

Oi Cézar,

Estou querendo desenvolver em JavaScript, mas está complicado. E vc? Está desenvolvendo em que? Já desenvolveu algo. Poderíamos conversar mais.

email: amanialmeida@gmail.com

msn: amanialmeida@hotmail.com

skipe: amanda.asa

Aguardo retorno!

Amanda

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Amanda Silva

Re: Moodle + Editor de DER

por Lucas Arruda -
Amanda, voce poderia fazer de varias formas. Por se tratar de algo web, acho que voce deveria usar AJAX + Linguagem de programacao, esta ultima fazendo o backend com o banco de dados.

O Ajax é util pois como você terá uma página estática com conteúdo dinâmico, você irá precisar comunicar com o servidor de forma assíncrona. Você pode ver exemplos no script.aculo.us , que é um framework em Ajax para poder fazer esses tipos de eventos. Ele tem um exemplo no site de um comércio onde arrastar produtos para um box, que é um carrinho de compras, significa incluir o produto no carrinho. É como uma cesta de compras virtual aonde você joga os produtos.

Basicamente o que você precisa é isso. Vejo problemas, porém, na interação entre as entidades (as setas e as ligações não são muito simples de ser feitas se o diagrama permitir que você mova as entidades livremente. Por isso, ne caso, eu aconselharia, altamente, você usar o Java (ou até mesmo Flash apesar de não recomendar tanto este último), pois assim você pode controlar bem a interação dos elementos, desenhar os vetores de modo 2D com angulações e etc, e além disso te daria a flexibilidade da comunicação em tempo real com o servidor. Alguém poderia argumentar que pouca gente possui suporte a Java, mas isto não é verdade, principalmente falando de EAD.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Arruda

Re: Moodle + Editor de DER

por Amanda Silva -

Oi Cezar,

Acabei fazendo a parte gráfica com JavaScript sem utilizar o conceito de Ajax. Foi um pouco complicado, mas no início, Paula de Wall me disse que o pessoal tem muita dificuldade de utilizar o Java devido a problemas de instalação e de versão , então nem pensei em seguir este caminho.

E como seria a seria a integração com a tabelas do Moodle?

Amanda

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Rodrigues

Re: Moodle + Editor de DER

por Amanda Silva -

Bem,

Utilizar arquivos binários não é a maneira mais indicada, como havia proposto. Pela orientação de Paula de Waal é melhor utilizar uma interface JavaScript / Ajax utilizando uma lógica de colaboração parecida com o wiki.

Sendo assim, gostaria de saber se alguém já trabalhou com JavaScript / Ajax?

Amanda

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Amanda Silva

Re: Moodle + Editor de DER

por Ricardo Rodrigues -
olá,

Trabalho com javascript diariamente, sou programador e estamos desenvolvendo um super soft para escolas.

Mão tenho acompanhado esta discussão mas se precisarem de alguma ajuda mande um mail ok?

[]´s


Ricardo
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Amanda Silva

Re: Moodle + Editor de DER

por Paulo Borges -
Caríssima Amanda Silva,

Como seria "integrar um editor de DER o Moodle"?
E para quê?

Existem software que se conectam direto na base de dados dele e mostram para você em DER tudo "lindão".

Exemplo de programa que faz isso? O "DBVisualizer" sorriso ele é "show" mesmo e tem uma versão "free" também.

Boa sorte!
Contagem das avaliações:  -