Cálculo da média com exame final

Cálculo da média com exame final

por Rose Andrade -
Número de respostas: 3

Olá pessoal,

Preciso configurar o livro de notas de uma disciplina, mas não encontrei uma forma de como fazer.

A situação é a seguinte: O total do semestre vale 100 pontos. Se o aluno ficar com média entre 4 e 6,9, ele vai para o exame final, que é um questionário valendo 10 pontos. 

Como configuro a fórmula de cálculo, de forma que não atrapalhe a nota de quem não fez exame? Se o aluno não fizer o exame, a média permanece inalterada e, se fizer o exame, soma com a nota do semestre/2.

Agradeço desde já.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rose Andrade

Re: Cálculo da média com exame final

por Julio Prof -
Olá Rose, tive um problema parecido e resolvi usando a função IF com a seguinte sintaxe if(condição; o que fazer se for verdadeira; o que fazer se for falsa) e parece que funcionou.

No meu caso era algo mais ou menos assim if({{p1}}>10;sum({{p1}};{{p2}});sum({{p1}};{{p3}})). OBS. Troque as chaves { por colchetes [ porque se eu escrever colchetes duplos aqui ele interpreta de outro jeito. Se a nota da P1 fosse maior do que 10 era para somar P1 com P2. Se a nota da P1 fosse menor do que 10 era para somar P1 com P3. Nos testes funcionou.

OBS. Troque as chaves { por colchetes [ porque se eu escrever colchetes duplos aqui ele interpreta de outro jeito.
Fazendo as adaptações para as suas condições, deve dar certo.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julio Prof

Re: Cálculo da média com exame final

por Rose Andrade -
Olá Prof. Julio,

Obrigada pelo auxílio. E no caso que preciso verificar entre duas médias, tenho que fazer duas fórmulas?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julio Prof

Re: Cálculo da média com exame final

por Rose Andrade -
A fórmula ficaria dessa forma?
=if(AND({{MD}}>=4, {{MD}}<=6.9), ({{MD}}+{{ATF}})/2, 0)
Contagem das avaliações:  -