Relatório "Toda a atividade" de um aluno

Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Jose Fernandes -
Número de respostas: 8

Boa tarde,

No perfil de um aluno, quando consultamos "toda a atividade" é apresentado um gráfico com o número de "acessos".

Este gráfico, apresenta os dados de forma infeliz, colocando sempre o número de acessos reais de um aluno, no dia anterior.

Não parece fazer sentido, mas acontece em várias versões da Moodle e nunca foi alterado. 

Qual é a lógica por detrás deste tipo de gráficos? Onde poderei alterar o seu comportamento?

Obrigado.

José Fernandes  

Em resposta a 'Jose Fernandes'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Jose Fernandes -
Bom dia!

No caso da versão Moodle 3.3.1, com o tema Klass, poderemos ver o seguinte:

Por exemplo, os "29 acessos" que aparecem na segunda-feira, 8 de Fevereiro, pertencem ao dia seguinte - 9 de Fevereiro. Basta ver nos registos reais.

O gráfico apresenta os dados de uma forma enganosa.

José Fernandes




Anexo shot_pt.jpg
Em resposta a 'Jose Fernandes'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Ah! A questão prende-se com o alinhamento das barras e da informação do eixo horizontal? Estou em crer que isso foi melhorado numa versão posterior (talvez 3.5). A versão 3.9 tem menos informação no eixo e apresenta a informação específica em mouse over nas barras.
A versão 3.3 já não tem atualizações de segurança há algum tempo pelo que é aconselhável uma atualização.
Em resposta a 'Jose Fernandes'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Bom dia José,

Eu diria que se trata de informação extra que pode optar por relevar ou não. Autenticações consistentes ao longo do tempo podem evidenciar maior interesse do aluno por oposição a um estudante com acessos esparsos. Ou não...
Seja como for depende de cada professor se é informação relevante ou não. A plataforma apresenta-a.
Se por acaso estiver a falar da possibilidade de apresentar ou não essa informação ao aluno isso é controlado nas configurações da disciplina.
Em resposta a 'Hugo Ribeiro'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Jose Fernandes -

Bom dia,

O problema não foi corrigido em versões recentes da Moodle e não parece depender do tema, nem de qualquer tipo de actualizações.

Veja-se aqui (em anexo), noutra plataforma que estou a gerir (Moodle 3.9.1; Tema Academi).

O gráfico é útil à coordenação e aos formadores dos cursos. Seria interessante que apresentasse a verdade, mas apenas induz em erro.

Ou seja, o utilizador em causa tem um acesso a 5 de Novembro e no gráfico está a 4. Se eu clicar em "mostrar dados do gráfico", está lá o acesso erradamente a dia 4. Não se percebe...

Obrigado.

José Fernandes


Anexo Moodle391Academi.jpg
Em resposta a 'Jose Fernandes'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Tem toda a razão e não tinha reparado. Encontrei o erro no tracker https://tracker.moodle.org/browse/MDL-58991 supostamente corrigido...
Talvez seja melhor reportar no forum de reports que o comportamento se mantém.
Em resposta a 'Hugo Ribeiro'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Jose Fernandes -
Sim, é quase de certeza um bug.
Onde posso encontrar o fórum de reports? Obrigado.
Em resposta a 'Jose Fernandes'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Em resposta a 'Hugo Ribeiro'

Re: Relatório "Toda a atividade" de um aluno

por Jose Fernandes -
Obrigado.
Vou tentar. A ver se alguém tem uma forma simples de corrigir o problema, caso contrário vale mais fazer desaparecer o gráfico e instalar plugins de análise de dados.