Automação E-Learning

Automação E-Learning

por Roberto Hebert de Souza Vinha -
Número de respostas: 4

Será que o Moodle seguirá o caminho da evolução para se tornar uma plataforma LXP?

Artigo interessante:

https://www.desenhoinstrucional.com/single-post/Como-Automatizar-Operacoes-em-um-Curso-Online

Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Roberto Hebert de Souza Vinha

Re: Automação E-Learning

por Luciano Almeida -
Ótimo tópico de discussão Roberto.


Eu estou algum tempo estudando e aplicando um processo parecido que conhecemos hoje como aprendizagem de máquina (machine learning). Essa é uma das subáreas da Inteligência Artificial (IA) que mas vem avançando nos nessa mudança de era que vivemos.

Já é notório que a profissão do futuro ainda não foi criada, mas que tudo que uma máquina pode fazer de forma mais rápida do que um ser humano. Essa mudança vai acontecer.

No paper abaixo que foi publicado por pesquisadores de oxford. Essa presente é bem observador.

https://www.oxfordmartin.ox.ac.uk/downloads/academic/The_Future_of_Employment.pdf

Não vou aqui colocar lenha na fogueiro de que a professor de professor será extinta, mas os papeis na EAD devem também sofrer essa mudança. Já que mais do que qualquer lugar, essa é a modalidade que mais se estimula a auto-aprendizagem e  autonomia por parte dos estudantes.

Meu projeto é inserir chatbots dentro dos AVA como Moodle para auxiliar atividade dos estudantes. O tutor e professores devem ficar em atividades analiticas e de tomadas de decisões.

Olha a minha apresentação no MoodlMoot JP 2018.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Almeida

Re: Automação E-Learning

por Roberto Hebert de Souza Vinha -
Oi,

Parabéns pelo projeto, Luciano. Eu trabalho em uma empresa de RPA e concordo com o que disse. Sou da área de Treinamento, administro o Moodle aqui e produzo conteúdos, por isso sempre de olho nas tendências. Espero que seu trabalho dê frutos e que mais trabalhos nesse sentido sejam feitos para que o Moodle não se torne em breve um LMS ultrapassado. Eu realmente acredito no potencial do Moodle de evolução por conta de ser uma comunidade global.

Até mais.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Roberto Hebert de Souza Vinha

Re: Automação E-Learning

por Luciano Almeida -
Também acredito na força da comunidade para com isso Roberto.


Uma coisa que não percebo é uma real evolução no que se diz sobre UX (Experiência para com o usuário) por parte do HQ. O moodle ainda está com uma experiência de site dos anos 90, esquecem que hoje o que conta é um modelo próximo das rede sociais que os usuários aceitam.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Almeida

Re: Automação E-Learning

por Roberto Hebert de Souza Vinha -
Realmente. O painel administrativo, por exemplo, deram uma melhorada nas versões mais novas colocando um menu de abas, antes era horrível quando só era um bloco de links, mas ainda precisa melhorar mais, um painel administrativo com botões, ícones e os nomes das funcionalidades. Pro usuário final também precisa ficar mais intuitivo. o que salvam são os temas desenvolvidos por terceiros, sempre solicito a compra de um onde trabalho ou presto serviço.
Contagem das avaliações:  -