[Dúvida] Inserção de abas

[Dúvida] Inserção de abas

por Rodolfo Neto -
Número de respostas: 5

Olá pessoal, como estão?

Essa é minha primeira inserção no fórum de dúvidas e, caso cometa algum equívoco, por favor me indiquem a melhor forma para obter a resposta da minha dúvida.


Estamos transferindo nossos projetos do Moodle para o 3.3. No entanto, não consegui ainda configurar a versão atual de tópicos corridos para o formato de abas. Ainda que goste da ideia de tópicos, toda nossa organização pedagógica está pautada no formato de abas. 

Alguém poderia me sugerir como mudar esse formato?


Desde já muito obrigado,


Rodolfo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodolfo Neto

Re: [Dúvida] Inserção de abas

por Anderson Blaine 😎🤓 -

Rodolfo,

Eu utilizo o plugin One Topic (https://moodle.org/plugins/format_onetopic). Apesar de listado com versão até o Moodle 3.2 utilizo a tempo sem problemas no Moodle 3.3

Excelente plugin, tem recursos que vão além das abas. Vale a pena conferir.

Abçs,

Blaine

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Anderson Blaine 😎🤓

Re: [Dúvida] Inserção de abas

por Rodolfo Neto -

Oi, Blaine!

Com certeza é uma ótima ferramenta, já tem me ajudado bastante. No entanto ao utilizar ela me surgiu outra dúvida quanto ao plugin... É possível fazer com que ele não carregue a página toda de uma vez? 

Por exemplo, quando eu carrego uma aba, o servidor faz a leitura do curso todo para carregar e devolver para mim. Não haveria a possibilidade de carregar as abas em separado? Tenho muitos alunos com conexão lenta e isso tem sido uma preocupação constante.


Obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Anderson Blaine 😎🤓

Re: [Dúvida] Inserção de abas

por Rodolfo Neto -

Oi, Blaine!

Com certeza é uma ótima ferramenta, já tem me ajudado bastante. No entanto ao utilizar ela me surgiu outra dúvida quanto ao plugin... É possível fazer com que ele não carregue a página toda de uma vez? 

Por exemplo, quando eu carrego uma aba, o servidor faz a leitura do curso todo para carregar e devolver para mim. Não haveria a possibilidade de carregar as abas em separado? Tenho muitos alunos com conexão lenta e isso tem sido uma preocupação constante.


Obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodolfo Neto

Re: [Dúvida] Inserção de abas

por Anderson Blaine 😎🤓 -

Fiz uma rápida investigação no plugin aqui, na verdade ele memoriza a última aba carregada e abre direto nela. O conteúdo das demais abas não é carregado, apenas o título da aba. Você pode conferir no código fonte em HTML da página gerada.

Também tenho uma preocupação constante sobre desempenho para os alunos. Boas práticas que recomendo, que geram bons resultados são:

- Desativa as fontes do Google Web Fonts, configure o thema do Moodle para utilizar as fontes padrão do computador do usuário;

- Otimize todas as imagens com o https://imageoptim.com e utilize a resolução correta (nada de imagem de 1000px sendo redimensionada para caber no quadro de 100px);

- Ative a compressão gzip no servidor Apache/Nginx;

É importante escolher bem o thema também. O thema Boost em conjunto com a versão 3.4 do Moodle tem excelente desempenho.

Até logo,

Blaine

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Anderson Blaine 😎🤓

Re: [Dúvida] Inserção de abas

por Rodolfo Neto -

Blaine, suas dicas estão ajudando um bocado na transição do nosso sistema de Moodle. Muito, muito obrigado mesmo sorriso

Contagem das avaliações:  -