Bloquear fórum

Bloquear fórum

por Mafalda . -
Número de respostas: 7

Bom dia,

gostava de saber se é possível bloquear um fórum. Por exemplo quando termina o prazo de discussão e o docente quer que o fórum esteja vísivel a todos mas que já não seja possível colocar mais mensagens nesse fórum.

Sei que a Dokeos permite fazer isso mas no Moodle não encontro a função.

Obrigada. 

Em resposta a 'Mafalda .'

Re: Bloquear fórum

por Jaime Villate -
Clique em "Actualizar este fórum" --> "Revogar permissões" en na coluna de cargos,
seleccione o que corresponde aos "alu nos".
Na tabela que aparece, com todas as permissões, procure as que dizem "Responder amensagens" e "Começar novos tems" e mude-as para "Proibir". Finalmente, grave as suas alterações.
Em resposta a 'Mafalda .'

Re: Bloquear fórum

por Luciana Marins -
Olá Mafalda

Para bloquear um fórum vá até a página inicial do fórum a ser bloqueado, clique no botão "Atualizar Fórum" localizado no canto superior direito.

Depois, vá até a aba "Sobrepor Permissões", em seguida, escolha a função do usuário que perderá a permissão de editar aquele fórum. Por exemplo, clique na função Student.

Na página seguinte, procure do lado esquerdo as opções: "Responder às mensagens" e "Iniciar novas discussões", marque ambas opções na coluna Proibir.

Em seguida, clique no botão "Salvar Mudanças".

Desse modo, os usuários com a função Student não terão permissão para responder às mensagens ou iniciar novas discussões. Mas poderão visualizá-las.

Mas é importante eu te avisar que, apenas os usuários, com a função a partir de Coordenador podem acessar a esta funcionalidade.

Abraço,

Luciana

Em resposta a 'Luciana Marins'

Re: Bloquear fórum

por G P -

Bom dia,

Estive a ver as vossas mensagens sobre como bloquear fóruns, mas não consigo encontrar as opções que vocês mencionam (aceder ao tab Sobrepôr permissões, revogar permissões,  etc.).

Quando entro no Actualizar Fórum, apenas aparecem os tabs Configurações (do fórum) e Papeis atribuídos localmente (em que não dá para fazer nada de especial).

Será que as opções que vocês mencionam não se encontram disponibilizadas pelo sistema? Tenho a versão 1.9.

Será que eu não tenho permissões suficientes na disciplina para fazer isto? (tenho papel de Professor).

Se me puderem ajudar, agradeço..

Cumprimentos

GP

Em resposta a 'G P'

Re: Bloquear fórum

por Vianei Mayolo -
Tenho a mesma dúvida, também segui os passos descritos acima e não encontrei as funionalidades mencionadas, apenas "Configurações" e "Funções designadas localmente" (depois de clicar em "Atualizar").

Mesmo dentro de "Configurações" não encontrei forma de restringir a adição de comentários ao fórum.

Também testado na versão 1.9.9+
Em resposta a 'Mafalda .'

Re: Bloquear fórum

por Fábio . -

Pessoal,

aplicando as modificações sugeridas consegui bloquear o fórum aos alunos, mas gostaria de saber se há uma forma de bloquear todos os fóruns do Moodle aos alunos caso no fórum seja estipulada uma data de termino e apartir deste bloquear automaticamente. Os demais fóruns que não são especificados prazos ficaram disponíveis a todos postarem.

É possível realizar tal procedimento?