Moodle com Joomla

Moodle com Joomla

por Rodrigo Bordini Corrêa -
Número de respostas: 13

Pessoal

Anteriormente eu postei uma pergunta sobre como integrar o moodle com mambo. Pois bem, eu estou tentando fazê-lo com o Joomla.

Eu instalei o plugin (baixei do moodle.org) mas não estou conseguindo configurá-lo.

Alguém poderia me ajudar?

O erro que está dando é que o Modle não consegue conectar com a base de dados do Joomla.

Minhas dúvidas durante a configuração são as seguintes:

* Local da base de dados Joomla  - Seria localhost?

* Nome da tabela em que armazena os dados do usuário - Onde encontro isso?

* Senha de aceso ao banco de dados - Isso não existe, deixo em branco?

* Nome dos campos username e senha da tabela do Joomla...(?) - Não sei onde achar

Basicamente estou perdidão nessa configuração....

Ofereço um curso grátis no meu site pra quem me ajudar boca aberta

Agradeço antecipadamente

Rodrigo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Bordini Corrêa

Re: Moodle com Joomla

por Rafael Mota -
Olá Rodrigo,

Volto a dizer integrar muitas ambos na mesma máquina de forma comercial é complicado, pois dependerá do seu volume. Mas vamos as suas dúvidas.

1º como está configurado o seu Joomla ? Localhost, ip ou www.seusite.com.br ?

2º Nome da tabela que guarda os dados do usuário no moodle é mdl_user no joomla é jo_users (ou algo do tipo) a quanto a autenticar tem um plugin do moodle nunca usei mas segue o link do bicho http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=973

3º Se você não configurou o seu banco de dados vc pode deixar em branco a senha se configurou terá que usar a senha, ao meu ver você está local logo é só seguir padrão ruindows de instalação (next, next e finish)

4º Veja o item 2 lá eu te disse isso.

Veja se ajuda
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: Moodle com Joomla

por Rodrigo Bordini Corrêa -

Rafael

É justamente na configuração desse plugin que eu estou em dúvida.

Eu o instalei no meu moodle mas não estou conseguindo comunicar (o moodle) com o DB do Joomla;;;; ele dá falha ao conectar

Penso que há algo errado na configuração desse componente....

Esse método (utilizando esse plugin de autenticação) vc acha também arriscado?

Rodrigo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Bordini Corrêa

Re: Moodle com Joomla

por Rafael Mota -
Então o plug-in eu não posso falar pois nunca usei o moodle com autenticação de forma nenhuma, nem LDAP nem via Joomla, eu até sei te dizer as tabelas agora integrar é assunto que não domino. Qual falha está dando ? Se for o caso joga um print da tela.

O que eu digo de arriscado a pq o mysql trabalhar em querys e pode vir (não quer dizer que vá) ficar sobrecarregado e isso torna seu site lento, digo isso pois já vi o Moodle ser sobrecarregado com muito usuários e ficar lento e meu amigo é triste muito triste para quem está na ponta.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: Moodle com Joomla

por Rodrigo Bordini Corrêa -

Eu vou fazer um teste e se eu ver q realmente ficou lento eu cancelo.....mas acho q vale a pena tentar pois senão vou burocratizar demais para o usuário.

Segue os prints da tela do erro e da página de configuração do plugin.

Obrigado pela atenção

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Bordini Corrêa

Re: Moodle com Joomla

por Pedro Renan Ferreira de Santana -
Pergunta: o banco de dados do seu Joomla! permite acesso de fora do servidor? O seu moodle está no mesmo servidor?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rafael Mota

Re: Moodle com Joomla

por Fabio Lima -
ola pessoal não se este topico ja esta esgotado pela epoca das postagens. Tenho servidor em joomla e moodle ambos com ldap em um AD, separadamente estao funcionando muito bem. Minha intenção é agora integrar o joomla com o moodle. Estoua seguir a documentação do projeto joomdle. Alguem conseguiu obter sucesso ?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fabio Lima

Re: Moodle com Joomla

por Juliano Souza -
Oi Fabio, semana passada tentei a integração e segui toda a documentação, mas não consegui fazer a integração. Se você obter alguma resposta de sucesso por favor me avisa.
Att,
Juliano
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Bordini Corrêa

Re: Moodle com Joomla

por Luciano Felipe -
Olá pessoal,

Tive o mesmo problema que o Rodrigo e consegui resolver em parte, entretanto, agora acontece o seguinte: quando entro no moodle com o login e senha (do joomla), ele me leva a uma página para confirmar alguns dados, com o título "Por favor, diga algo mais sobre você". Até ai tudo bem, acontece que assim que digito os dados, inclusive o e-mail, e clico em "atualizar perfil", aparece a seguinte mensagem:

Você pediu a mudança do email de para meuemail@dominio.com.br. Estamos enviando um email ao novo endereço para confirmação. Clique o link no email para completar o processo de atualização.

Só que o e-mail de confirmação até é enviado, só que não vai nenhum link para essa confirmação.

O que posso estar fazendo de errado?

Grato pelo auxílio,

Luciano Felipe
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Bordini Corrêa

Re: Moodle com Joomla

por Paulo Barreto -

Oi Rodrigo,

voce ja resolvou a bridge entre o moodle e o joomla?

Gostaria de saber qual o plugin que voce usou para fazer essa bridge.

Eu consegui fazer uma brigde do joomla para o moodle, mas o contrário eu não fiz, por isso queria saber o nome do plugin que vc está usando no joomla.

Obrigado,

Paulo Barreto...

ps. não sei se esse assunto ta morto, mas se puder me ajudar eu agradeço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paulo Barreto

Re: Moodle com Joomla

por eduardo garcia -
existe um componente joomla chamado jfusion que faz a integração do joomla com o moodle. ou seja com ele é possivel fazer o moodle aparecer dentro do joomla como um iframe, além disso ele sincronisa a base de usuarios do joomla e do moodle de maneira que ao se logar no joomla o usuario ja estara logado no moodle...
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rodrigo Bordini Corrêa

Re: Moodle com Joomla

por Thiago Mendes -
Olá Rodrigo,

sou desenvolvedor e trabalho  com o Joomla e o Moodle não utilizamos a integração dos dois ainda ... mas já realizei alguns testes e recomendo a utilização do componente joomla chamando Joomdle uma ferramenta muito interessante que lhe pode ser muito util....

mas se já prefere uma integração direta no banco te aconselho a tomar muito cuidado com a questão da segurança.

flw.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Thiago Mendes

Re: Moodle com Joomla

por Ricardo Groiso -

Uso o tema Splash e gostaria que breadcrumb aparecesse assim: Página Inicial -> moodle ->

Que aparecesse um link para indicar a pagina principal do Joomla de onde o moodle faz parte.

Obrigado

Ricardo

Contagem das avaliações:  -