Bug filtro de usuários

Bug filtro de usuários

por Heitor Temp -
Número de respostas: 4

Bom dia. Estou com problema ao adicionar um filtro das opções avançadas do painel de adminsitração->usuários->contas->Ação em lote sobre usuáros. Foi adicionado um campo empresa no perfil do usuário, onde este escolhe entre empresa "A" e "B". O que acontece é quando abro as opções avançadas do filtro e em Perfil eu adiciono o campo empresa, igual a e empresa "A" por exemplo, a plataforma fica um bom tempo processando e quando para fica em branco o local onde deveria de aparecer o nome dos usuários.

Com a ferramenta MySQL Administrator, vi que a consulta que trava é a seguinte:

"select id, username,email, firstname, lastname, city, country, lastaccess, confirmed, mnethostid from mdl_user where deleted <> '1' and id in
(select userid from mdl_user_info_data where fieldid=65").

Executei essa consulta direto no banco e demorou 58 minutos para retornar o resultado.

Parte desta consulta está no arquivo user/filters/profilefield.php, na função get_sql_filter($data).

Como a plataforma que eu encontrei o problema possui +- 5 mil usuarios, acontece o problema.

Como poderia ser corrigido este bug do Moodle? Sou iniciante em Moodle e não achei um método para corrigir isso.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Heitor Temp

Re: Bug filtro de usuários

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Heitor

 

Pelo que vi, na versão 1.9, a tabela "user_info_data" não possui um índice para o campo "fieldid". Esse pode ser um dos motivos da demora... tente adicionar um índice a esse campo e ver se melhora.

Caso positivo, poderás reportar o bug e a solução no tracker.moodle.org

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Bug filtro de usuários

por Heitor Temp -

Olá Daniel.

Adicionei um índice no campo "fieldid" e realmente corrigiu o problema, funcionou perfeitamente.

Muitíssimo obrigado pela ajuda Daniel, além de terminar com uma tremenda dor de cabeça minha, me adicionou conhecimento, pois ainda sou iniciante em programação e banco de dados.

Abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Heitor Temp

Re: Bug filtro de usuários

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Heitor

 

interessante notar que isso foi corrigido nos últimos dias na versão 1.9:

https://github.com/moodle/moodle/commit/73c07a1f72e890730caaa6816f892042d6c5e607

Então, quem precisar corrigir esse problema, basta atualizar seu Moodle para a versão 1.9 mais nova.

 

Abraço,
Daniel

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Bug filtro de usuários

por Heitor Temp -

Bom saber, até a versão 1.9.9 existe esse problema, vou testar a versão 1.9.10 para ver se foi corrigido.

Abraço e obrigado mais uma vez Daniel

Contagem das avaliações:  -