Base ORACLE

Base ORACLE

por Victor Paulo -
Número de respostas: 16

Prezados,

Gostaria de saber se eh possivel rodar o moodle em Base Oracle.

Ou se alguem tem experiencia em nesse tipo de instalacao para Oracle.

Att.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Paulo

Re: Base ORACLE

por Gleidson Medeiros -
Olá Victor,

O Moodle é desenvolvido usando abstração de base de dados (libAdoDB), então virtualmente qualquer banco de dados pode ser utilizado.
Basta apenas que a versão tenha o esquema XML do banco.
A partir da versão 1.7 já há um esquema para o Oracle, e posso afirmar que nunca vi um desempenho tão formidável.
Apesar da abstração da base de dados não permitir o uso de todos os (impressionantes) recursos do Oracle, o desempenho das querys é formidável!

[]'s

Gleidson
--
Analista de Sistemas
Gfarias Consultoria - Moodle Partner Brasil
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Base ORACLE

por Victor Paulo -

Ola Gleidson,

Vc ja se deparou com este tipo de erro, se tiver algo ai q passe por isso me avise..abs.

The NLS_LANG environment variable in your web server must use the AL32UTF8 charset. See PHP documentation about how to configure OCI8 properly.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Base ORACLE

por Luciano Barros Pires barros -

Olá Gleidson, em primeiro lugar... Ufa! Finalmente encontrei alguém que usa Oracle e Moodle!

Gleidson, eu trabalho no TRE-SP, estamos tentando fazer uma migração dos nossos curso em LAMP e XAMP, para Oracle+Linux+PHP, porém sempre encontramos um dos dois erros:'

No Windows, algo com ... dmllib.php on 1387. No momento que já começa a instalação, neste momento o instalado já criou vários objetos no banco.

No Linux, já na tela de instalação o instalador diz não ser possível conectar ao banco, porém, instalado no windows, apontando para mesma base esse erro não ocorre.

O fato de querermos migrar, fora tudo que você já citou, é a melhor flexibilidade que o Oracle nos dá para cuidar dos datafiles, tablespace e pelo Oracle ser o banco oficial do TSE.

Desde já lhe agradeço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Barros Pires barros

Re: Base ORACLE

por Victor Paulo -

Ola Luciano vc teve sucesso na instalcao do moodle em oracle?
Consegui instalar mas enfrento muitos conflitos na configuracao de codigos (utf8), acentuacao e as vezes as configuracoes nao ficam gravadas.
Abs.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Paulo

Re: Base ORACLE

por Luciano Barros Pires barros -

Olá Victor, não sei quem é o responsável pelas implementações com Moodle, Linux e Oracle, mas não encontramos nenhuma documetação específica que trate os erros que encontramos.

Precisamos lembrar que o Oracle também é free, a versão XE permite boa parte das configurações da versão paga. E o site da Oracle ajuda muito na resolução de problemas.

O que temos feito é impírico! Muitas tentativas e erros, muitos erros para cada tentativa.

Porém, posso lhe dizer que você está numa situção confortável, caso seu problema seja apenas esse. ( sorriso

Sabemos que a informática não é uma ciência exata, se fosse um manual serveria para todos nós, ok?

Mas, quando encontramos esse erro que você menciona fizemos uma nova instalação do banco já informando o character set nesse momento. Isso usando Windows XP, Oracle 10GR2 e Apache.

Não sei qual a versão do Oracle  que você está usando, qual seu conhecimento em Oracle e nem a versão do SO que você está usando, porém nos sites abaixo você pode encontrar algumas respostas e seria interessante você fazer, caso ainda não tenha,  um cadastro no metalink da Oracle. (https://metalink.oracle.com/)

http://www.oracle.com/pls/db102/db102.initora?remark=homepage

http://www.oracle.com/pls/db92/db92.initora?remark=homepage

Desculpe fazê-lo ler todo esse e-mail até mostrar uma possível solução, mas eu estava querendo reunir adeptos para o  mola! (Moodel+Orale+Linux+Apache!)

E caso alguém já tenha o Moodle instalado nessas condições, por favor, nos informem.

Até mais.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Barros Pires barros

Re: Base ORACLE

por Victor Paulo -

Valews Luciano,
Concordo com suas palavras e o q tenho feito e mais na tentativa e erro e analises. Toda informacao eh bem vinda, vou atraz de mais alternativas.
A minha base em oracle esta em linux mas como roda outras aplicacoes eh complicado alterar o charset mas vou fazer outras tentativas. Se encontrar novidades lhe retorno. Grato pelos links.
Abraco, ate a proxima.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Paulo

Re: Base ORACLE

por Luciano Barros Pires barros -

Victor, conseguimos neste exato momento fazer a instalação do Oracle, Linux e Apache! Porém, estamos tendo o problema com caracteres, farei aquele procedimento que citei para você.

O que eu gostaria de saber é o seguinte:

Caso consigamos finalizar os procedimentos gostaríamos de compartilhar as informações com todos, como podemos fazer isso?

Uma grande dica que funcionou conosco foi colocar os seguintes dados onde o Moodle pede o nome do banco:

//<maquina>.<dominio>/<banco>

Até mais!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luciano Barros Pires barros

Re: Base ORACLE

por Victor Paulo -

Opa Luciano,  Vcs estao tendo avanços por ai entao, beleza.
O meu problema tem sido estes dos caracteres tb, pois qdo terminei a configuracao, onde havia acentos e ç, ficou tudo truncado. Lembro de vc ter citado de mudar as config do oracle para o charset, nls_language e nls_characterset estes sao o q pegam qdo executado a instalacao. Na verdade burlamos estes passos para conseguir instalar no formato q a empresa q estou, configurou o oracle.
Sinto falta de material para oracle no moodle, como vc deve ter percebido tb.
Bom por aqui no forum para res. de prob. tecnicos creio ja ajudaria, mas no caso de oracle, talvez precisaria de uma area especifica ja q nem todos trabalho com esta base de dados. Essa sua dica esta relacionada ao caminho do diretorio do dataroot, certo?
Abraco.
Victor Paulo
vpaulo@terra.com.br

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Base ORACLE

por Pedro Paulo de Souza -

Caros,

Sou totalmente leigo no MOODLE !!!!

Estou com uma tarefa que é integrar o MOODLE a aplicacao que temos aqui no portal. Resumindo: Cadastrou curso no nosso portal, cadastra no MOODLE, isto é possivel ???

O nosso MOODLE esta trabalhando com MySQL e o nosso portal com Oracle.

Grato,

Pedro Paulo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Paulo de Souza

Re: Base ORACLE

por Igor Lima Rodrigues -
Pedro Paulo,

eu assisti uma apresentação no MoodleMoot Brasil ´07 em que uma instituição de ensino superior estava buscando formas de integrar seu sistema de controle acadêmico a Moodle, de forma que quando uma disciplina fosse cadastradas, ela automaticamente seria inserida na base de dados do Moodle. O Moodle e a aplicação deles estavam em bancos de dados diferentes, assim como você. A principal idéia apresentada foi a utilização de triggers (acho que é assim que se escreve), que seriam gatilhos que lançariam as informações de um banco para outro a medida que fossem inseridas no controle acadêmico deles. Acho que pode ser uma solução para vocês. Mas veja bem, é só uma idéia, pois os palestrantes lá ainda estavam elaborando essa solução. Pode ser que haja uma melhor.

Veja o resumo do trabalho apresentado no MoodleMoot Brasil´07 lá você terá, também, os contatos dos autores.
http://ead.mackenzie.com.br/mackvirtual/mod/forum/discuss.php?d=4418

Espero ter ajudado. piscando
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Base ORACLE

por Pedro Paulo de Souza -
Vlw irei pesquisar nesta linha, o problema é que nao existe um dicionario de dados da base moodle, entrei no Mysql e as tabelas nao tem FK.!!!!
Abrs, Pedro Paulo.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Paulo de Souza

Re: Base ORACLE

por Gleidson Medeiros -

Olá,

Exatamente como citado no post acima, você pode pegar informações da sua base do portal e criar uma tabela extra, alimentando ela com triggers com as informações necessárias ao Moodle.

No Moodle você vai fazer uso do plugin de inscrição "base de dados externa" para importar esses dados com a opção de criar os cursos.

Lembrando que esses dados serão sincronizados e consumirão recursos e banda de ambos servidores. Eu tenho ótimas experiências com PostgreSQL e Oracle, apesar de hoje em dia sempre recomendar a implantação de LDAP em casos com mais de 10 mil alunos.

No Moodle você pode usar LDAP tanto para a autenticação quanto para a inscrição.

Abs,

Gleidson Lacerda
--
Analista de Sistemas
Gfarias.com - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Pedro Paulo de Souza

Re: Base ORACLE

por Rômulo Kochenborger -
Ola Pedro Paulo,
realizei a integração do sistema academico da UPF (Oracle) com o moodle (MySql).
Na nossa situação criei a opção para o professor poder escolher se qr ou nao utilizar o moodle em suas disciplinas. Foi um trabalho árduo, pois foi necessário monitorar as tabelas do MySql nos momentos de inserção de uma categoria, um curso e seus alunos e professores.
A partir destes dados, foram utilizadas todas as informações disponíveis em nosso sistema academico que fossem importantes na inclusão de um curso no moodle.
O resultado disso: somente professores com interesse em utilizar o moodle integram suas informacoes da disciplina no moodle.

Já estamos em funcionamento a 3 meses, e nenhum problema encontrado até agora.

É trabalhoso o levantamento das informacoes, porém foi a solução encontrada.

Não sei se a informação foi util... mas era isso!

Rômulo Kochenborger
UPF - www.upf.br/moodle

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Rômulo Kochenborger

Re: Base ORACLE

por Victor Paulo -

Valews Romulo pelas palavras isso vai me ajudar tb na integracao q tenho q fazer na mesma linha de integracao de sistema (academico/moodle) e Banco de dados (Oracle/myslq).

Enfim a informacao é muito util.
Bom trabalho.

Abs.
Victor Paulo
ead.unibero.edu.br

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Paulo

Re: Base ORACLE

por Júlia Marques -
Apenas para registrar, consegui integrar o Moodle com nosso sistema academico, ambos usando base de dados Oracle.
Quem precisar de uma ajuda, é só entrar em contato. Acho importante trocarmos essas experiências.
Abraços, Júlia.
MSN: julia_mcs@hotmail.com
Contagem das avaliações:  -