grupos

grupos

por joão proença -
Número de respostas: 12

Tenho uma dúvida sobre "grupos" e precisava que alguém me dissesse se estou a "pensar" de forma correcta.

Já sei cruiar grupos... vou às configurações da disciplina...

Já sei inserir participantes nos grupos... Vou ao ícone grupos e selecciono os formandos que quero que façam parte de caga grupo, depois de o nomear...

Já sei que só os fóruns e os chats é que permitem grupos...

A questão é sobre o funcionamento dos mesmos... Fui ao modo de aluno e não fiquei a perceber como é que a "coisa" funciona. Será que terei que entar como se fosse um participante concreto para poder perceber a que tenho direito no grupo? O fórum específico ficará restrito a essse grupo, logo por defeito quando o participante faz login?

Algúem me pode explicar como funcionam os grupos? se é necessário dar mais algum passo para além dos indicados?

cumprimentos

João Paulo Proença 

Em resposta a 'joão proença'

Re: grupos

por Jose' Coelho -

O primeiro passo que deu foi de activar de omissão os grupos em toda a disciplina, ou seja: [ Administração / Configurações / Modo de grupo = Grupos separados ] ?

Se assim foi, então todos os recursos que podem ter grupos, ficam com os grupos separados de omissão (não só fóruns e chats, também trabalhos, mini-testes, lições, pelo menos). Aconselhava-o a não fazer isso, até porque ainda não percebe bem o funcionamento.

Eu utilizo os grupos para o fórum. Assim, um só fórum acaba por servir de vários fóruns, um para cada grupo.

Exemplo de grupos:

  • A - aluno1, aluno2, aluno3
  • B - aluno4, aluno5, aluno6
  • Geral - aluno1, aluno2, aluno3, aluno4, aluno5, aluno6, professor

Assim, cada aluno ao entrar no fórum vê o seu grupo (A ou B) e o grupo Geral, no canto superior esquerdo. O professor vê todos os grupos. O aluno selecciona o grupo para ver as mensagens, e antes de criar um novo tema de discussão. As mensagens são visiveis e enviadas por email (caso assim esteja configurado) a quem estiver inscrito no grupo. O professor pode ver os grupos mesmo que não esteja inscrito.

Na configuração do fórum há a possibilidade de se colocar modo de grupo separados.

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: grupos

por André Santos -
Help!!

Organizei o curso A, defini e inscrevi os alunos, e os dividi em três grupos.
Estes mesmos alunos participarão do curso B.
Sem essa importação, o jeito é criar os mesmos grupos no Curso B e inserir os alunos novamente, manualmente... Como importar esses grupos do curso A para o curso B?

Agradeço desde já.....
Em resposta a 'André Santos'

Re: grupos

por Jose' Coelho -

Fiz um teste com o moodle 1.9 de teste que tenho instalado localmente, e funcionou o seguinte:

  • Fazer um backup no curso A, em que escolhe apenas os utilizadores da disciplina.
  • Fazer restaure (opção de adicionar dados) para o curso B.

Na experiência tive de inscrever também os alunos no curso B, mas já estavam os grupos criados e com os utilizadores associados (embora não existissem), pelo que ficaram logo nos grupos quando os coloquei no curso B.

Atenção que no moodle 1.9 agora pode-se criar grupos automaticamente, caso se pretenda apenas dividir os alunos em 4 grupos, o Moodle coloca os alunos aleatoriamente nos 4 grupos (ou qualquer número de grupos).

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Criar atividades para grupos distintos

por jorge carlos dos santos -

Olá
José Coelho
Estou utilizando o moodle 1.9

1. crio i curso X
2. dentro deste curso crio dois grupos A e B
3. Insiro cada aluno dentro do grupo A e B
4. Agora crio a atividade do curso, mas quero criar atividades diferentes para cada grupo, isto eu não estou conseguindo.
5. Mesmo que eu o set para grupos separados, isto não acontece.
6. tenho que criar alternativas!? para isto???

Se você puder me auxiliar, fico-lhe muito agradecido.

Um Forte Abraço;
     Jorge

Em resposta a 'jorge carlos dos santos'

Re: Criar atividades para grupos distintos

por Jose' Coelho -

Possivelmente o que você precisa é de Agrupamentos.

  1. Activar os agrupamentos: Administração > Diversos > Experimental > Activar Agrupamentos = Sim
  2. Numa cadeira > Grupos  (criar grupos)
  3. Grupos > Agrupamentos > Criar agrupamento
  4. No agrupamento de baixo do editar tem conjuntos de pessoas, clique e adicione grupos ao agrupamento.
  5. No curso, crie um trabalho, na janela de configuração já vê na zona "Definições comuns do módulo", opções avançadas, clique nesse botão
  6. Coloque Agrupamento = "nome do agrupamento criado"

As actividades que forem criadas segundo um agrupamento, são visualizadas apenas pelos utilizadores dos grupos nesse agrupamento (um agrupamento pode ter um só grupo, como é natural).

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: Criar atividades para grupos distintos

por Leticia Perozo -

José, boa tarde!

Como faço para separar os exercícios por grupo?
 Eu já criei os grupos e atividades, porém não aparece a opção de escolha do grupo.

Uso o moodle versão 1.8.5

Abraços,

Leticia Perozo

Em resposta a 'Leticia Perozo'

Re: Importar grupos

por Roselane Santana -

Bom dia,
Eu li neste fórum e realmente foi muito claro. Mas eu ainda tenho uma dúvida:

Eu observo todas as disciplinas do curso são a principal e única meta Curso (Matemática) podem receber aplicações de escritório, mas quando eu criei a novas disciplinas que herdaram os participantes da Matemática, mas não herdou os grupos de usuários.
Os grupos de novas disciplinas estão vazios.
Me ajude por favor.

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: grupos

por Chris Ferreira -
Oi José pesquisando no forum achei este forum. EU gostaria de saber se tem alguma forma de quando o proprio aluno faz sua inscrição no curso ele mesmo pode escolher qual grupo pode participar.

Obrigada
Em resposta a 'Chris Ferreira'

Re: grupos

por Jose' Coelho -
Pode mas tem de divulgar as chaves de inscrições nos grupos antes dos estudantes estarem inscritos na disciplina.

Crie um grupo, e edite as definições do grupo. Nesse formulário há um campo "Chave de inscrição". Se colocar uma chave de inscrição em cada grupo, um estudante pode utilizar essa chave para se inscrever na disciplina e fica automaticamente inscrito nesse grupo.

Cumprimentos,
José Coelho
Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: grupos

por Juçara Pigato -

Boa tarde José,

Criei os grupos com chave de inscrição e os alunos conseguem se inscrever na disciplina sem que o sistema solicite o código de inscrição . Voce tem mais alguma informação para me auxiliar?

Agradeço sua atenção,

Juçara

Em resposta a 'Jose' Coelho'

Re: grupos

por Alex Jordane -
Vou aproveitar a pergunta da Cynthia e aprofundar: é possível, durante o curso, que os alunos escolham em qual grupo entrar? É possível criar os grupos depois do início do curso?
Em resposta a 'Alex Jordane'

Re: grupos

por daniella morais -

Bom dia.

Gostaria de saber como privatizar o fórum por grupos.Os professores adicionam fóruns e uns veem os fóruns dos outros, ou seja, um professor de um polo pode visualizar e editar o fórum de professores de outros fóruns.

Quero que os fóruns  possam ser visualizados apenas por pessoas de seus respectivos polos.