Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Celio Calmon -
Número de respostas: 10

Caros amigos,

Sou novo nessa lista e gostaria de uma informação: alguém conhece algum estudo sobre adaptações para deficientes visuais utilizarem o Moodle? Um amigo meu que é cego tentou acessar um curso em Moodle com o programa de leitura de telas que os cegos utilizam e encontrou muitas dificuldades.

Faço trabalho voluntário com cegos e o acesso deles aos ensino a distância seria muito importante.

abraços

Célio Calmon 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celio Calmon

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por André Rezende -

Oi Célio,

Meu nome é André Rezende, sou analista de sistemas e professor numa universidade na cidade de Salvador, Bahia. Estou enviando esse e-mail com o objetivo de identificar se é do seu interesse viabilizar o acesso dos deficientes visuais ao conteúdo que é disponibilizado no ambiente Moodle.

Durante minha pesquisa de mestrado, que envolveu diretamente a acessibilidade dos limitados visuais aos ambientes virtuais de aprendizagem, desenvolvi o software EASY, que serve como uma interface para mediar as interações entre os deficientes visuais e Moodle.

Dessa forma, gostaria de verificar a viabilidade para disponibilizar o EASY com a intenção de promover a criação de um espaço para formação profissional e intelectual dos limitados visuais que não esbarrem nas barreiras de espaço e tempo.

Maiores Informações : www.easy.pro.br


No aguardo,


obs.: Tenho um moodle configurado na Internet com EASY se for necessário posso criar um usuário para que seu amigo realize alguns testes.


contatos:

e-mail-alrezende@hotmail.com
msn-alrezende@hotmail.com

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Rezende

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Celio Calmon -

Caro André,

Fiquei feliz de ter um retorno tão rápido ao meu questionamento. Estou muito interessado no software EASY que você desenvolveu. Ele pode vir a ser um canal importante de acesso à Educação a  distância para milhares de deficientes visuais. Eu criei um blog sobre o assunto e lá tem o depoimento do analista de sistema, Laércio Sant”Anna, que é cego e faz um curso de administração a distância com muita dificuldade, justamente pela pouca acessibilidade do programa que a Universidade Virtual do Brasil (UVB) se utiliza. Não é o Moodle, é outra ferramenta, mas vale a pena você conferir o depoimento dele. http://eadembrasilia.blogspot.com

O Instituto Benjamin Constant do Rio também desenvolve, junto com a PUC -RJ estudos no sentido de criar um ambiente virtual de aprendizado que seja acessível aos deficientes visuais.

Se você pudesse me enviar um artigo ou um depoimento seu sobre o EASY eu teria prazer em publicar no meu blog de Educação a distância.

Qual a sua idéia em relação à comercialização ou distribuição do EASY ?

Aguardo contato

Obrigado pelo retorno e parabéns pela iniciativa. Você vai abrir muitas portas e criar oportunidades para muitos DVs com o seu programa.

Abraços

Célio

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celio Calmon

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por André Rezende -
Olá Celio,
 
 
Obrigado pelo interesse na minha pesquisa. Atualmente coordeno um grupo de pesquisa dedicado a acessibilização dos AVAs. Essa demanda surgiu em paralelo ao EASY, que foi desenvolvido com o objetivo de criar uma interface para deficientes visuais com o Moodle. Em anexo estou enviando um artigo sobre o EASY e minha dissertação de mestrado.
 
A distribuição do software EASY é inteiramente gratuita. Gostaria apenas de receber algumas informações sobre a instituição que esta fazendo uso. Esses dados servem para identificar novas necessidades e informar aos respectivos administradores o lançamento de novas versões.
 
 
 
Grato,
 
André Rezende
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Rezende

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Celio Calmon -

Olá André,

Ótimo saber que o Easy é distribuido gratuitamente, vai tornar o programa acessivel a muitos DVs que talvez não tivessem recursos para pagar pela licença de uso.

Vou ler com calma os textos que você mandou e depois a gente volta a se falar.

obrigado

Célio Calmon

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Rezende

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Patrícia Magris -
Olá André, Sou professora da UNEB, em Salvador, gostaria de ler o seu material e verificar a possibilidade de teste no momento, pois estamos promovendo um curso em ambiente MOODLE e temos alunos e tutores cegos. Agradeço desde já a atenção. Abçs, Patrícia Magris
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Rezende

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por SILVIA MARTINS -

Oi André! Tem alguma novidade sobre o software para pessoas com deficiência visual?

Um abraço

Silvia

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Rezende

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Cristiane Capelupi -
Oi André!

Sou administradora de AVA em minha Instituição de Ensino. Estva lendo um livro e nele descobri um topico que falava sobre o EASY. Eu gostaria de obter maiores informações sobre ele, pois tambem sou analista de sistema e preocupo com pessoas portadoras de necessidades especiais no que tange acessibilidade a estes ambientes. Se puder me esclarecer maiores detalhes.

Desde já agradeço e parabenizo-o pela iniciativa louvável em oferecer às PPNEs inclusao digital.

Abraços

Cristiane
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Rezende

Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Atman Ramos Dos Santos -

Carissimo prof. André Rezende, sou administrador de ambiente virtual no nead/ufma.Fiquei muito interessado em seu programa.Li sobre seu trabalho"EASY: Interface para Mediar as Interações dos Deficientes Visuais com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle".Sou estudante em gestão em T.I e faço meu curso virtualmente.Estou querendo Aprofundar a temática da  acessibilidade.Gostaria de receber mais informaçoes sobre o EASY e se possível, testa-lo.

atman.nead@gmail.com

Obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Rezende

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Marcos Paulo Sales -

Bom dia Professor André,  

Meu nome é Marcos Paulo, sou administrador moodle em uma faculdade em salvador.

Gostaria de saber mais sobre esse interessante projeto, o mesmo é compatível com moodle 2.7 ?, com a utilização do CSS bootstrap ajudou ou prejudicou o seu funcionamento?
Abraços professor!!




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Celio Calmon

Re: Cegos têm dificuldades de acesso ao Moodle

por Tiago Brito -

Revivendo este tópico, alguém conseguiu alguma informação sobre como trabalhar com o Moodle e dificientes visuais?

Contagem das avaliações:  -