Módulos e projetos

Módulos e projetos

por Paula de Waal -
Número de respostas: 23
Abro este novo fórum para a discussão sobre código, novos módulos projetados por brasileiros, estudos sobre o código, etc.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Módulos e projetos

por Marcelo Rezende -

Oi Paula

Sou matemático ex USP ex UFSC e como não achava uma ferramenta para  ensinar matemática on line, resolvi com a ajuda de colaboradores criar uma.

Ela ficou muito boa tendo sido apresentada e aprovada pela diretoria da área técnica do SEED-MEC, tem inclusive um link  para ela na pagina. www.eproinfo.mec.gov.br .

O nome dela é TalkAndWrite.

TalkAndWrite é um software Freeware (Gratuito) de interação em tempo real, com Áudio e Vídeo que funciona como plug-in do Skype. Simula a interação de duas pessoas trabalhando, lado a lado, sobre um mesmo documento.

Assim TalkAndWrite é uma aplicação de vídeo conferencia, pessoa a pessoa que funciona pelo Skype em qualquer conexão de banda larga.

TalkAndWrite permite que os usuários possam escrever ou desenhar à mão livre, apagar, grifar, inserir texto sobre o documento. Ambos podem ver, inclusive, o ponteiro de mouse do outro usuário, que pode ser usado para apontar algum ponto específico no documento.

O mais fantástico do TalkAndWrite é que tudo isso é feito em tempo real, de modo que todas as modificações são vistas pelos usuários no instante em que são feitas, gerando assim, uma interação efetiva e natural.

Precisamos da ajuda de você e de toda a comunidade Moodle Brasileira para que testem ela e façam comentários, para que possamos criar uma ferramenta ideal para aulas de monitoria online.

O site dela é :

http://www.talkandwrite.com.br

E POR FAVOR enviem comentário usando a pagina de contato que esta direcionado para o meu email

Obrigado

Marcelo

Anexo logo_site_azul.gif
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcelo Rezende

Re: Módulos e projetos

por Paula de Waal -

Oi Marcelo!

Bem vindo ao fórum brasileiro sorriso . Acho que muitos usuários do Moodle estão procurando uma solução como este plugin do skype que você desenvolveu, com whiteboard para o ensino de matematica.

Você já deu esta noticia nos threads que discutem a comunicação sincrona? Acho que os usuários que não assinam o fórum dos desenvolvedores também vão estar muito interssados.

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Módulos e projetos

por Vitor Gonçalves -

Olá!

Estou com um pequeno problema num módulo simples que estou tentando desenvolver. Passo a explicar:

Sabendo que o id usado para visualizar os recursos adicionados é diferente do id armazenado na tabela mdl_resourse,  por exemplo:
O link é http://localhost/moodle/mod/resource/view.php?id=9
mas na tabela mdl_resource o recurso tem id=1

Como id=9 se refere ao campo id da tabela course_modules,
nos fóruns do moodle.org em inglês foi-me indicado como forma alternativa o uso de
http://localhost/moodle/mod/resource/view.php?r=1
(look up a specific resource by resource instance id)

Isto funciona bem para a versão 1.5.x e 1.6.x do Moodle, mas nas versões anteriores não... Por exemplo na versão 1.4.5 aparece o seguinte erro:
"A required parameter was missing"

Alguma sugestão?
Desde já obrigado...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vitor Gonçalves

Re: Módulos e projetos

por Vitor Gonçalves -

Olá novamente sorriso

Creio que encontrei a solução...

Usei a função função get_coursemodule_from_instance para obter o id do recurso da tabela course_modules:

  $cmr = get_coursemodule_from_instance('resource', $modallresource->resource, $resource->course); 

Assim, para cada um dos recursos listados na minha página associei o correspondente link:

foreach ($modallresources as $modallresource) {

$link = "<a href=\"../resource/view.php?id=$cmr->id\">$resource_name</a>";

}

Assim, já funciona em versões anteriores à 1.5.x...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vitor Gonçalves

Re: Módulos e projetos

por Paula de Waal -

Oi Vitor, que bom que você publicou a solução aqui no fórum sorriso.

Qual e' o modulo que você está desenvolvendo?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Módulos e projetos

por Vitor Gonçalves -

Olá Paula piscando

Estou dando os primeiros passos no desenvolvimento de 2 módulos para a adição de metadados aos recursos e actividades do Moodle. Um com adição de metadados Dublin Core e o outro com adição de metadados LOM (e IMS-LRM)... A principal utilidade destes módulos será permitir pesquisar recursos em todos as disciplinas, para além de poderem fornecer informações mais detalhadas aos alunos sobre os materiais de cada curso/disciplina... Por conseguinte, elaborados estes módulos tenho intenção de criar um bloco para a pesquisa dos recursos através dos seus metadados.

No entanto, o trabalho tem sido árduo uma vez que tenho alguma dificuldade em saber quais as variáveis globais a usar, as funções e outros standards, etc (e que já existem no "core do moodle")...

Creio que ainda não encontrei (e muito menos em português sorriso)documentação de suporte suficientemente clara exemplicando o uso de algumas funções/variáveis. Alguma sugestão?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vitor Gonçalves

Re: Módulos e projetos

por Lucas Arruda -
Infelizmente, nem em ingles voce acha muita informacao sobre como fazer um modulo pra Moodle.
Nem as funcoes nem nada.

O jeito e ir olhando modulos prontos, ir destrinchando eles, e, assim, ver o que voce pode precisar. A medida que for precisando, procure essas funcionalidades ja pronto num modulo. Veja tambem quais sao os documentos que sao incluidos para voce ver o que pode fazer com um modulo e o que usar.

No mais, sempre pergunte suas duvidas onde puder e sempre que possivel tente mostrar como voce fez e seu progresso. Vale a pena criar uma entrada no sf.net .

Boa sorte.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Vitor Gonçalves

Re: Módulos e projetos

por Ricardo Rodrigues -
Vitor,

O sistema moodle é programado em linguagem orientada a objeto, então procure pelas classes e não por funções.

Visite o Moodle PHPdoc reference, lá pode se visualizar estas classes, seus métodos e variáveis do sistema.

Abraços



Anuncie Aqui!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Módulos e projetos

por Ana Carolina Nunes -

Oi Paula..

Assisti sua palestra sobre o Moodle nas Faculdades Jorge Amado em Salvador.

Bom, estou fazendo meu TCC e tenho como tema "desenvolver uma solução que forneça uma visão gerencial à plataforma de EAD Moodle," a ser aplicada na própria faculdade.

Acontece que tenho pouco material e muitas dúvidas sobre o assunto.

Como por exemplo: "Quais indicadores gerenciais devem ser abordados", ou seja.. o que é interessante à organização que tem o EAD como negócio.

Será que vc poderia me dar uma ajuda??

Obrigada

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ana Carolina Nunes

Re: Módulos e projetos

por Commpoint Commpoint -

marca

CommPoint permite apresentar em tempo real um PowerPoint assim como compartilhar arquivos, utilizar áudio e vídeo através de Webcam , exibir vídeo stream e muito mais.

Temos como diferencial a total integração ao ambiente Moodle e sem modificar e implementar nada ao banco de dados do LMS.

CommPoint não é um serviço , é uma aplicação que possui um custo de aquisição único e a utilização da ferramenta é ilimitada.

Veja abaixo as características principais da ferramenta:
icone Sem custos adicionais por aluno ou sala. (Ilimitado)
icone Não é necessário instalar nenhum aplicativo para utilizar
icone Áudio , vídeo e slides sincronizados
icone Compartilhamento de arquivos
icone Exibição de vídeos para os cursistas
icone Integração total ao LMS Moodle
icone Compatível com todas as Webcams do mercado
icone Funciona a partir de qualquer computador com qualquer sistema operacional
e qualquer navegador web que possua Plugin Flash.
icone Não é um serviço cobrado mensalmente, é uma aplicação FLASH com um único preço de
aquisição.

Para agendar uma demonstração, envie um e-mail com sua disponibilidade de horário para commpoint@hotmail.com<font color="#000000"><span style="text-decoration:none;">ou adicione-me no MSN através do mesmo endereço.</span></font>

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Commpoint Commpoint

Re: Módulos e projetos

por Weber Ribeiro -
Olá,

estou precisando urgentemente de um módulo que gere um boleto onde o aluno irá pagar e assim que for confirmado o pagamento o sistema libera automaticamente o curso.

É para uma faculdade que estou implantando o moodle, ou seja, se tiver que pagar pelo módulo desde que funcione corretamente, vamos pagar.

Abraços
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Weber Ribeiro

Re: Módulos e projetos

por Manuel NT -
Cara , criar modulos pro moodle nao é tao simples, entao se é caso de urgencia,aconselho vc usar um programa pronto e apenas consultar a base de dados do moodle pra pegar as informações do aluno e gerar os boletos , tou fazendo algo parecido enquanto termino de desenvolver a integração entre o moodle e o sistema academico ja existente; Abraços.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Manuel NT

Re: Módulos e projetos

por Ailton Carlos -

Olá pessoal...

Como fazer p/ inserir um link p/ acesso a um novo módulo que foi instalado sem interferencia do usuário? O usuario instala o modulo e automaticamente o link aparece no menu de acesso...

É possível ou é necessário editar o código da página que contém o menu ?

Se for necessário editar em que página devo modificar ?

Valeu obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Manuel NT

Re: Módulos e projetos

por Ailton Carlos -

Olá pessoal...

Como fazer p/ inserir um link p/ acesso a um novo módulo que foi instalado sem interferencia do usuário? O usuario instala o modulo e automaticamente o link aparece no menu de acesso...

É possível ou é necessário editar o código da página que contém o menu ?

Se for necessário editar em que página devo modificar ?

Valeu obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ailton Carlos

Re: Módulos e projetos

por Ângela Branco Moreno -
Bem Ailton eu ja instalei novos módulos no moodle como por exemplo o feedback, para ele instalar basta colocar o caminho do seu moodle/admin, após a instalação das tabelas no banco, automaticamente você poderá inserir uma nova atividade com o seu novo módulo que ja vai aparecer no menu.


Qualquer duvida

Angela Branco Moreno
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ângela Branco Moreno

Re: Módulos e projetos

por Ailton Carlos -

Olá Angela,

Obrigado por responder...

Fui no menu Modulos/Atividades/Gerenciar Atividades e constatei que o módulo que instalei constava na relação.

Como inserir então uma nova atividade p/ o meu módulo? Como definir que na chamada(link) do meu módulo deve ser passado o id do aluno e o id do curso ?

Conheço muito pouco do Moodle...

Desde já agradeço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ailton Carlos

Re: Módulos e projetos

por Ângela Branco Moreno -
Para inserir uma nova atividade vc entra em um curso, abre a edição e clica em "Acrescentar atividade...", neste menu tem que aparecer o nome do novo módulo junto com os módulos ja existentes como por exemplo"Scorm, Chat, Fórum". ai vc clica no seu módulo e ai faz as configurações para usá-lo. Depois disso ja ira aparecer um link do seu módulo no curso.


Angela Branco moreno



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ângela Branco Moreno

Re: Módulos e projetos

por Ailton Carlos -

Oi Angela... fiz o que vc disse... ativar edição mas não encontrei a opção para acrescentar atividade ...

no menu Modulos/Atividade/Gerenciar atividade vi que meu módulo constava na lista....mas só me dá opção de ocultar/mostrar ou cancelar...

faltou algum passo ?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ailton Carlos

Re: Módulos e projetos

por Ângela Branco Moreno -
Mas você tem que ativar a edição dentro de um curso ja criado.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ângela Branco Moreno

Re: Módulos e projetos

por Ailton Carlos -

Oi Angela!

Acho que foi algum erro do Moodle, pois fiz tudo como vc falou e mesmo assim a opção não aparecia...

Reinstalei o Moodle e o módulo... e agora a opção aparece...

No combo de adicionar atividade a 1ª opção abaixo de "Adicionar uma Atividade" tem [ [ modulename ] ]

Creio que seja o meu módulo... e o Moodle pode não estar encontrando a referência do nome do módulo...

Como proceder ? Em que arquivo modificar ?

Obrigado!

Contagem das avaliações:  -