Mensagens automáticas via e-mail (Atualização de curso, finalização de curso, etc)

Mensagens automáticas via e-mail (Atualização de curso, finalização de curso, etc)

by Vitor Chiqueto -
Number of replies: 1
Olá!
Estou tentando configurar Notificações automáticas no moodle para que, todas as vezes que um curso for iniciado, concluído, alterado, etc, seguir uma notificação via email.
Porém não estou tendo sucesso.

Com o auxílio do Kopere Dashboard, acompanhei a minha configuração do SMTP e aparentemente está correta, seguindo a mensagem de debug

2023-11-16 13:38:11	SERVER -> CLIENT: 250 OK XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
2023-11-16 13:38:11	CLIENT -> SERVER: QUIT
2023-11-16 13:38:11	SERVER -> CLIENT: 221 XXXXXXXXXXXXXXXXXXX closing connection
2023-11-16 13:38:11	Connection: closed
O e-mail de validação não chega na minha caixa de entrada/spam, horas tentando mas não consigo fazer ele chegar.

Alguma ideia do que pode estar acontecendo para me auxiliarem a configurar corretamente?

Obrigado!
Count of ratings: -
In reply to Vitor Chiqueto

Re: Mensagens automáticas via e-mail (Atualização de curso, finalização de curso, etc)

by Eduardo Kraus -
Picture of Particularly helpful Moodlers Picture of Plugin developers

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

1. Verifique as Configurações SMTP:
    • Certifique-se de que as configurações SMTP no Moodle estão corretas.
    • Veja o artigo Configurar o SMTP no Moodle para garantir que cada detalhe esteja configurado adequadamente.
  2. Teste de Conectividade SMTP:
    • Use a função de teste de conectividade SMTP no Moodle para garantir que a plataforma esteja se comunicando corretamente com o servidor de e-mail.
    • Certifique-se de que não há erros ou mensagens de aviso durante o teste.
  3. Teste com Outras Contas de E-mail:
    • Para descartar problemas específicos da conta de e-mail, tente realizar testes com outras contas de e-mail. 
    • Isso ajudará a determinar se o problema está relacionado à configuração do Moodle ou à configuração de um provedor de e-mail específico.
  4. Verifique as Configurações de Firewall:
    • Algumas vezes, firewalls podem bloquear a comunicação com o servidor SMTP.
    • Verifique as configurações do seu firewall para garantir que não esteja interferindo no envio de e-mails.
  5. SSL/TLS:
    • Certifique-se de que as configurações SSL/TLS estejam corretas, dependendo das exigências do seu provedor de serviços de e-mail.
    • Alguns provedores (como GMAIL) exigem conexões seguras.

Se, após seguir essas etapas, o problema persistir, pode ser útil revisar as configurações do servidor de e-mail utilizado e garantir que não haja restrições de envio. Se necessário, entre em contato com o suporte técnico do provedor de e-mail.

Espero que essas sugestões ajudem a resolver o problema. Caso ainda tenha dúvidas ou se depare com algum obstáculo, sinta-se à vontade para compartilhar mais detalhes para uma assistência mais específica. 😊