Feedback nos testes

Feedback nos testes

por Catia S -
Número de respostas: 10

Boa tarde,


Estou a deparar-me com um problema de feedback nos testes que só pode ser uma má configuração da minha parte.


Nos testes, se os formandos assinalarem as opções todas de escolha múltipla (mesmo só 2 respostas de 4 sendo as correctas, por exemplo) o feedbak específico está a indicar resposta correcta e devia indicar resposta parcialmente correcta. Qua configuração deve ter errada?


Obrigada!

Em resposta a 'Catia S'

Re: Feedback nos testes

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
As opções erradas têm a percentagem negativa?
Em resposta a 'Hugo Ribeiro'

Re: Feedback nos testes

por Catia S -
Não. Têm nenhuma percentagem. Só tenho % nas respostas correctas e "nenhum" nas erradas.
Em resposta a 'Catia S'

Re: Feedback nos testes

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Exato. Aí reside o problema.
O total das erradas tem de ser igual a -100% porque um formando que selecione todas as opções assim leva sempre pontuação
Em resposta a 'Hugo Ribeiro'

Re: Feedback nos testes

por Catia S -
Ahhh então só para confirmar se eu percebi:

Se eu tiver 4 opções de resposta e duas estiverem certas e duas erradas, eu tenho de ter 50% + 50% para as correctas e -50% + -50% para as erradas. É isto?

Muito obrigada!!!
Em resposta a 'Catia S'

Re: Feedback nos testes

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Em resposta a 'Hugo Ribeiro'

Re: Feedback nos testes

por Catia S -
Em resposta a 'Catia S'

Re: Feedback nos testes

por Catia S -
Bom dia,

Entretanto estava a reflectir sobre esta questão novamente. Se o Hugo me pudesse esclarecer, agradecia.

Em perguntas cuja resposta é de escolha múltipla, se de três respostas, duas delas estiverem correctas, a errada deverei colocar -100%?

Se assim for não acaba por ser um pouco injusto? Isto porque se a pessoa seleccionar as três acabará por ter 0 na mesma não é? 100% que obtem das correctas - 100% da que está errada e foi assinalada na mesma.

Não deveria ser: 50% + 50% para as correctas e definir -33,33% para a errada?

Obrigada desde já.
Em resposta a 'Catia S'

Re: Feedback nos testes

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Bom, em última análise depende do que a Cátia pretende.
Nesse caso alguém que selecione todas as opções do teste vai ter 2/3 da cotação. Selecionou-as como "esquema" ou porque sabe com certeza que as 2 estão corretas e simplesmente erra na errada?
Em resposta a 'Hugo Ribeiro'

Re: Feedback nos testes

por Catia S -
Boa tarde Hugo,

Estou um pouco sem saber pelo que optar na verdade. Porque de facto não os queria penalizar tanto, ao ponto de, no exemplo acima, de 2 certas e 1 errada a pontuação da errada anular na totalidade a pontução, mas também não pretendo que consigam os 100% ao seleccionarem todas as opções.
Em resposta a 'Catia S'

Re: Feedback nos testes

por Hugo Ribeiro -
Foto de Particularly helpful Moodlers
Obviamente não conheço as perguntas, mas se são de resposta múltipla deveriam ter mais distratores. Se há 2 corretas em 3 a estatística joga muito a favor dos estudantes.
Claro que já não estamos a discutir o funcionamento da ferramenta, mas questões pedagógicas. Se tiver mesmo de recorrer a respostas múltiplas deve ter várias opções. QUalquer coisa como:
"Assinale as frutas:
a) Banana
b) Tomate
c) cenoura
d) milho
e) batata
f) etc

Para tão poucos distratores o mais indicado é resposta única. Mas como disse, isto depende obviamente do formador/tutor/professor. sorriso