Erro ao grava na base de dados

Erro ao grava na base de dados

por Fabio Pereira -
Número de respostas: 1

Olá Pessoal,

Tenho um moodle a 7 anos, e tudo estava indo muito bem até semana passada, quando por algum motivo ele começou a apresentar um erro "500" para logar e depois aparecia "undefine" na telas internas, agora também está com erro pra criar mensagens de forum.

Me parece um problema  de trafego no Banco de dados (MySQL), como se alguma coisa estivesse fazendo muitas requisições, eu havia instalado um plugin "Kopere dashboard", mas já desinstalei e não mudou nada.

Alguém tem alguma ideia de como posso investiga isso?


valeu...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fabio Pereira

Re: Erro ao grava na base de dados

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

O erro HTTP 500 sugere que você talvez tenha um problema na configuração do servidor. O pop-up com o erro  "undefined" pode ser explicado por este erro interno não ter carregado algum arquivo javascript da página. Assim, quando outro componente fez referência a sua classe, ela não existia (ou não havia sido definida ainda). 

Por isso, você pode começar por aí, pelo seu servidor HTTP, sua configuração, suporte ao PHP, etc. No geral, esse problema não é específico com o Moodle, mesmo assim talvez essa documentação ajude: https://docs.moodle.org/37/en/Errors_FAQ#Error:_.22500:Internal_Server_Error.22 

Se o problema do fórum não for resolvido com isso, você pode ainda analisar o console do navegador para checar qual função está dando problema quando cria a mensagem ou a saída de erros do servidor HTTP. Mais em https://docs.moodle.org/37/en/Debugging

Sobre o problema de performance no banco de dados, é possível que você tenha habilitado alguma configuração depois da instalação do plugin? Você pode analisar isso na tabela {mdl_}config_log.

Eu não sei os detalhes do teu ambiente, mas eu testaria clonar ele num servidor de testes somente com o código padrão, sem nenhum plugin adicional. Atualizar ele para uma versão estável e suportada. Somente então aplicar as personalizações (temas, módulos, etc) para identificar quando o problema começa a ocorrer e chegar mais perto de uma causa.

Abraços,
Contagem das avaliações:  (1)