Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Milton Oliveira -
Número de respostas: 10

Olá! Utilizo o Moodle já há cerca de 1 ano e meio. Há cerca de 1 ano, mesmo não sendo profissional da área de informática, consegui instalar pessoalmente o próprio num servidor que contratei (instalei primeiro a versão 1.8 e depois a 1.9 weekly). Mas a versão 2.0, a qual baixei faz alguns dias, está me dando um baile. Inicialmente, tive problemas na configuração da base de dados (uso o Mysql), no que se refere ao uso do padrão UTF-8 e da collate utf8_unicode_ci.  Mas já resolvi.

Entretanto, no processo de instalação, o sistema acusa a inexistência de uma extensão PHP (php_extension), chamada "intl" (INTL). Os arquivos php.ini e php-cgi.ini não fazem menção a esta extensão. Haverá limitação quanto a ela no php disponibilizado pelo servidor onde tento instalar? É possível solicitar isso ao serviço de webhosting? Posso gerar uma entrada em algum arquivo .INI que resolva? Ou isso exigiria a instalação de "módulos" e/ou outras compilações do php (o que certamente meu serviço de webhosting não faria... minha hospedagem é do tipo "para pobres", ou seja, compartilhada...).

Alguma luz? Caberia uma sugestão de simplificação à equipe de desenvolvedores?

Soluções, ou mesmo meras sugestões são muito bem vindas! Saudações a todo(a)s.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Milton Oliveira

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Gleidson Medeiros -

OL@

Sim, php_intl é uma extensão do PHP que demanda compilação específica pra habilitá-la, não é possível disponibilizar apenas com um arquivo de configuração.

O processo de desenvolvimento do Moodle 2.0 foi bem aberto, houve interação contínua nos fóruns e no tracker sobre as implementações e o uso da INTL para facilitar a tradução e o uso de linguagens que usam caracteres não ocidentais foi imprescindível.

É importante verificar com seu provedor de hospedagem a possibilidade de instalação da extensão, que embora demande atenção, é um processo simples que administradores de sistemas pra hospedagens dominam, eles não devem fazer questão =).

[]'s

--
Gleidson Lacerda Medeiros
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Fernando Vargas -

Ola. Estou passando por este mesmo problema porém estou tentando fazer isto localmente. Utilizo o XAMP .

Minhas duvidas são:

-> como corrigir o problema na configuração da base de dados (uso o Mysql), no que se refere ao uso do padrão UTF-8 e da collate utf8_unicode_ci?

-> com adicionar esta extensão php_intl no servidor local?

 

Espero que possam me ajudar.

 

Fico no aguardo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fernando Vargas

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Fernando Vargas -

Bom pessoal como não obtibve resposta nenhuma e consegui resolver o problema sozinho vou postar o que fiz.

 

Na realidade muito simples. Em relação a utf8 é necessário que a base de dados tenha esta configuração no collation.

 

No que se refere a php_intl não é necessária nenhuma instalação. O php ja possui estas dll por default no xampp pelo menos... então o que é necessário fazer é habilita-la e para fazer isso basta ir no php.ini do servidor e tirar o " ; " que tem na chamada da extensão.

 

Att

Contagem das avaliações:  (1)
Em resposta à Fernando Vargas

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Roselane Santana -

Bom Dia, estou com o mesmo problemano formato utf8 no momento da instalação do moodle 2.0.

Você disse que é necessário que a base de dados tenha esta configuração no collation. Mas como faço isso??

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Roselane Santana

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Roselane Santana -

Resolvido!

Destrinchando melhor a solução:

Acessando localhost/phpmyadmin

clique no banco de dados desejado, clique em operações e aparecerá o campo collation, onde você deve selecionar o utf8_general_ci e executar.

=D

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fernando Vargas

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Bruno Blankenburg -

Fernando,

desculpa minha ignorância em PHP, mas onde encontro o "php.ini"?

Abraços,

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Blankenburg

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por José Albuquerque -

Olá Bruno,

Se vc usa o Windows clique com o botão direito do mouse no ícone 'Iniciar' e pesquise por 'php.ini' assim vc descobrirá em qual diretório se encontra o arquivo depois abra-o com o bloco de notas e retire o ; ponto e virguta que vem antes da linha em questão.

[]'s

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Blankenburg

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por Emerson Viana Silva -

Fica dentro da pasta PHP, se você estiver utilizando o XAMPP por exemplo, o arquivo está localizado no caminho em:

C:\xampp\php

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Milton Oliveira

Re: Instalação - Moodle 2.0 - php_extension intl

por clecio souto da silva souto -

Boa noite a todos,

 

Por dias vim quebrando a cabeça para instalar o Moodle 2.0

 

Navegando na net, decobir uma video aula bem simples com a utilização do Wamp Server ou seja um servidor remoto. siga este linK:

E seu problemas acabaram.

 

Espero ter ajudado.

 

Att,

 

Clecio Souto da Silva

João Pessoa PB

Contagem das avaliações:  -