Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

por Julian Soares -
Número de respostas: 6

Boa tarde,


Tenho uma versão 2.3 rodando.. fiz todo processo de migração , copiando DB e MDL , e iniciando raiz pelo install.php .. tudo certo com a instalação sem erros nenhum!!

Fui de 2.3 para 2.6 -> 2.9 e depois para 3.2.1+ Tudo certo em relação ao conteúdo , unica coisa que não está puxando foi as senhas. Refiz o processo novamente e da 2.3 onde tenho moodle configurado para 2.6 ai já quebra as senhas e não consigo acessar mais o moodle com nenhuma senha, ah alguma solução pra isso?


Ja tentei fazer backup do 2.3 da lista de usuários e importar no 2.6~3.2 e não puxa as senhas também!!


Sei que da pra resetar o admin = http://moodlesql.blogspot.com.br/2010/08/recuperar-senha-do-administrador-do.html

mas como tem muitos alunos.. =/

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julian Soares

Re: Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

por Plínio Felipe Peçanha Oliveira -

Com acesso a sua base de dados faça o Upgrade das senha direto na BD, mas antes disso precisa transformar a senha que vc vai aplicar a todos os usuários em MD5 que se não me engano é o padrão de criptografia do Moodle.

Acesse este site HashToolkit e vá até a Aba Generate Hash, no campo Text: crie sua senha e de enter. No campo md5: vai ser sua senha criptografada em MD5. EXEMPLO: Moodle3.2@2017 em MD5 é de85d74de169f851ba04e09dc8e69088

Se tiver usando PHPMYADMIN para acessar , selecionar seu banco,  entrar na aba SQL, neste console do SQL aplique este comando:

UPDATE mdl_user SET password = 'de85d74de169f851ba04e09dc8e69088'  Exatamente desta forma, onde de85d74de169f851ba04e09dc8e69088 é sua senha MD5 gerada anteriormente;

Desta forma você reseta a senha de todos os usuários do banco de uma única vez. Como isso altera de todos os usuários inclusive Administrador, altere em seguida no próprio moodle a senha de administrador ou manualmente no banco.

Agora todos os usuários de seu banco possuem a mesma senha, e nesse caso a segurança também fica comprometida pois qualquer um com acesso ao banco pode descriptografar a MD5 gerada, somente após o usuário redefinir a senha no primeiro login que o moodle vai gerar uma senha MD5 criptografada com algum recurso que eu não me lembro o nome agora, ficando posteriormente impossível de descriptografar e neste caso COM SEGURANÇA!

Por isso, após você acessar o moodle, vá em Usuários>Contas>Ações em lote sobre usuários  selecione todos os usuários e no campo ''Com usuários selecionados'' escolha ''Forçar mudança de Senha''

Assim seus usuários vão logar com a senha que você definiu no banco, porém no primeiro login vão ser forçados a mudar a senha, e a nova senha escolhida vai ser uma com segurança e mesmo com o md5 não é possível descriptografar.


Aprendi como efetuar este comando neste link do fórum, relatei passo a passo pra você da forma como tive que fazer ok. Espero que ajude.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Plínio Felipe Peçanha Oliveira

Re: Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

por Julian Soares -
Só pra eu entender, não é possível mesmo migrar os user com as senhas então ?


toda migração é assim ? ou pq estava versão obsoleta?


Digo hoje tenho 3.2 e amanhã sai 3.4, ai vou migrar de novo, perderei novamente as senhas?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julian Soares

Re: Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

por Plínio Felipe Peçanha Oliveira -

Isto só me ocorreu da 1.9 para 2.2 se não me engano, dai em diante não tive mais problema algum com senha, nada.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Plínio Felipe Peçanha Oliveira

Re: Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

por Julian Soares -
No meu caso ocorreu da 2.3 para 2.6 ou 2.3 para 2.7
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julian Soares

Re: Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

por Julian Soares -

Não testei nesse cenario :


migrar 2.3 para 2.6 , resetar os password e depois migrar para 2.9 -> pra ver se quebraria depois também.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Julian Soares

Re: Senhas e upgrade!! 2.3 -> 2.6

por Julian Soares -

Blz, fiz a migração aqui , deu tudo certo exceto pela senhas, fiz a dica do Plínio e até momento todos estão conseguindo logar.


Recebi um email sobre alguma atividade acredito eu que tinha e não está mais disponível.. alguém já passou por isso?


Como parte da atualização para o Moodle 2.7, o legado Atribuição 2.2 atividade foi desativado. Backups do legado Atribuição 2.2 atividade será facilmente restaurar a atividade Atribuição mais recente. Todas as instâncias restantes do legado Atribuição 2.2 atividade deve ser atualizado usando o http://docs.moodle.org/29/pt_br/Assignment_upgrade_tool ferramenta de atualização de atribuição. Há casos 128 do legado Atribuição 2.2 atividade neste site que exigem a atualização. Os usuários não serão capazes de acessar o conteúdo dessas atividades até que tenham sido atualizados.

Contagem das avaliações:  -