Erro de Codificação PHPcatchable fatal error

Erro de Codificação PHPcatchable fatal error

por Maurício Dal Bem Wrezinski -
Número de respostas: 4
Bom dia a todos.

Recentemente comecei a ter um problema em todas as páginas /user do moodle.
Nenhuma abre mais, apenas aparece um erro com a mensagem abaixo.

Não foi feita nenhuma alteração de configuração nem editado nenhum plugin, ou algo do tipo.
Segundo o admin do servidor, ele teve uma falta de espaço em disco na semana passada e para otimizar ele apagou uma pasta de temp.
Fora isso não foi feito nada de diferente. Porém do nada começou esse problema.

O que eu posso fazer?

Agradeço a atenção de todos.

Abraço!


Anexo PHP.JPG
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Erro de Codificação PHPcatchable fatal error

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

É bem provável que nos logs do PHP e/ou servidor HTTP você tenha mais informações sobre o erro que você pode procurar aqui mesmo no moodle.org e no google. Mas também você pode aumentar a "verbosidade" da saída de erro e deixar que apareça na interface do usuário.

Em "Administração do site / ► Desenvolvimento / ► Debugging"; a) na opção "Mensagens de debug" escolhe "DESENVOLVEDOR: mensagens extras de debug do Moodle para desenvolvedores"; b) na opção "Mostre mensagens de debug", marca a caixa de opção.

Abraços,

Gleidson
linkedin.com/in/gleidsonlm

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Erro de Codificação PHPcatchable fatal error

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Bom dia Gleidson.


Desde já agradeço o apoio.


Meu adm do servidor está verificando os logs, mas ainda não encontrou nada sobre esse erro.


Minha pergunta é: se eu habilitar o debugging, todos os usuários verão isso?

Na última vez que tentei acabou dando um rolo com tela branca. Creio ser melhor fazer isso quando tiver menos gente acessando, correto?


Outro fato que talvez possa acrescentar algo, é que no meu ambiente de teste, instalado no mesmo servidor, está funcionando normalmente. O problema só está ocorrendo no ambiente de produção.

A única coisa de diferente que foi feita recentemente foi uma pasta de temp apagada. Será que isso pode ter alguma relação?


Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Erro de Codificação PHPcatchable fatal error

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Você pode evitar que seus usuários vejam o debug; a) habilitando o modo de manutenção, assim somente os administradores poderão acessar o site; b) desmarcando a opção "Mostre mensagens de debug" e vendo as mensagens somente no arquivo de log; c) adicionando ao arquivo "config.php" um parâmetro com o id do usuário administrador para ver as mensagens (ex.: $CFG->debugusers = '2';).

Quanto a questão de apagar o diretório "temp", pode ser um problema se o usuário do servidor HTTP não tem permissões de recriar o diretório. Somente a saída de erro vai te dar mais informações sobre o erro para continuar a investigar.

Abraços,

Gleidson
linkedin.com/in/gleidsonlm

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Erro de Codificação PHPcatchable fatal error

por Maurício Dal Bem Wrezinski -
Boa tarde.

Acabei não precisando fazer isso.
Fiz apenas uma limpeza de cache e voltou a funcionar.
Estava achando bem estranho porque os logs do servidor não estavam apontando nenhum problema, e não foi alterado absolutamente nada.

Por sorte foi só o velho cache.

Abraço e obrigado pela ajuda!
Contagem das avaliações:  -