Tela mais limpa

Tela mais limpa

por Jônatas Freitas -
Número de respostas: 13

Boa tarde, hoje sinto que tem muitos blocos e muita informação na tela.


Gostaria de deixar somente na tela os blocos de NAVEGAÇÃO e GLOBAL SEARCH.


Para que possa restringir os acessos, ou melhor, como padrão não ter esta quantidade de blocos, como fazer?


Ja entrei na configuração dos blocos e retirei as permissões, de: 

   - usuário

   - estudante

   - visitante


Mas os alunos continuam a ter todos os blocos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jônatas Freitas

Re: Tela mais limpa

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Apague os blocos que você não quer que apareça.

Clique em Ativar edição, depois nos Blocos aparece a configuração:

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Professor, programador e apaixonado por Moodle

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Tela mais limpa

por Jônatas Freitas -

Infelizmente o aluno entra e ainda tem os blocos, quero retirar para que eles não tenham uma tela tão cheia de blocos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jônatas Freitas

Re: Tela mais limpa

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Não sei se é esse o seu problema, mas complementando a resposta do Kraus, você precisa excluir os blocos que não quer que apareçam em todos os cursos. Até onde eu sei a exibição se limita a isso.

Outra coisa que eu acredito que possa ajudar é tirar a permissão para que os alunos acrescentem novos blocos. Isso você deve fazer nas configurações globais do sistema.


Se por esse caminho não funcionar, explique novamente o que acontece para tentarmos encontrar outra solução.


Abraço!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Tela mais limpa

por Jônatas Freitas -

Maurício, 

     Acabei de fazer o teste conforme orientou, mas na senha do Aluno ainda tive a visão dos blocos.

    O que fiz:

         > Nos blocos que não iremos utilizar com os alunos, na pagina inicial utilizando do usuário administrador, fui em permissões, e na opção de 'visualizar bloco' eu somente deixei os grupos 'moderador' e 'professor'.

         > Exclui o bloco no usuário administrador.

         > Entrei com a senha do Aluno, mas já na primeira página já está lá exibido o bloco que retirei permissão e exclui.

     O que desejo:

     Minha ideia é minimizar as visualizações na tela, ter uma área mais objetiva, terei usuários 'das antigas' e que o uso do computador é ainda um desafio, se deixo muitas opções em tela irei mais confundir, pois na insegurança de apertar algo errado ou clicar em qualquer coisa ser direcionado para uma área desconhecida, posso tornar o ambiente de aprendizagem desinteressante.


Jônatas Freitas
(31) 997 171 333
skype: jbmfreitas
"Quando não sei pensar, alguém pensa por mim e me escraviza. Quando aprendo a pensar, eu me liberto!"
"As pessoas que são incapazes de se motivar, devem se contentar com a mediocridade, não importa o quanto seus outros talentos sejam impressionantes" Andrew Carnegie.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Tela mais limpa

por Jônatas Freitas -

Kraus,

     Acabei de fazer o teste conforme orientou, mas na senha do Aluno ainda tive a visão dos blocos.

    O que fiz:

         > Nos blocos que não iremos utilizar com os alunos, na pagina inicial utilizando do usuário administrador, fui em permissões, e na opção de 'visualizar bloco' eu somente deixei os grupos 'moderador' e 'professor'.

         > Exclui o bloco no usuário administrador.

         > Entrei com a senha do Aluno, mas já na primeira página já está lá exibido o bloco que retirei permissão e exclui.

     O que desejo:

     Minha ideia é minimizar as visualizações na tela, ter uma área mais objetiva, terei usuários 'das antigas' e que o uso do computador é ainda um desafio, se deixo muitas opções em tela irei mais confundir, pois na insegurança de apertar algo errado ou clicar em qualquer coisa ser direcionado para uma área desconhecida, posso tornar o ambiente de aprendizagem desinteressante.


Jônatas Freitas
(31) 997 171 333
skype: jbmfreitas
"Quando não sei pensar, alguém pensa por mim e me escraviza. Quando aprendo a pensar, eu me liberto!"
"As pessoas que são incapazes de se motivar, devem se contentar com a mediocridade, não importa o quanto seus outros talentos sejam impressionantes" Andrew Carnegie.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jônatas Freitas

Re: Tela mais limpa

por Leonardo Freitas da Silva Pereira -

Bom dia Jônatas,

Por favor, informa em qual tela você está trabalhando.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Freitas da Silva Pereira

Re: Tela mais limpa

por Jônatas Freitas -

Estou na tela inicial, após logar.



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jônatas Freitas

Re: Tela mais limpa

por Leonardo Freitas da Silva Pereira -

Pergunto pois existem 3 opções para tela inicial.  Se seu Moodle está configurado para "Minha página inicial" (Administração do site / ► Aparência / ► Navegação) , as configurações realizadas nos blocos serão aplicadas somente para você. Cada usuário pode personalizar a sua.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonardo Freitas da Silva Pereira

Re: Tela mais limpa

por Jônatas Freitas -

Leonardo, bom dia!


Vejamos se entendi, não devo fazer as modificações na minha pagina inicial, e sim na página do curso?


Acredito que a lógica de exibição dos blocos ainda não está bem clara para mim, assim devo estar fazendo modificações em locais que não irão surtir o efeito desejado.


Vamos pegar como exemplo esta página que estamos, a nossa direita temos somente 3 blocos, 'navegação', 'my communities' e 'administração'. Quero que fique visível para os alunos somente o bloco de navegação por exemplo. não gostaria de ter tantos blocos.


O correto para que esta mudança seja efetiva será fazer as modificações em que local?


Agradeço a ajuda!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jônatas Freitas

Re: Tela mais limpa

por Gisele Brugger -

Jonatas

Conforme muito bem o Leonardo já disse, o administrador pode configurar 3 páginas diferentes para exibir após o usuário logar, e que são elas:


Página inicial do site :  ../moodle/?redirect=0

Pagina Dasboard ( antiga my moodle) : ../moodle/my  (tradução do pt_br= PAINEL)

ou deixar para que o próprio usuário escolha qual ele quer ver (o usuário escolhe entre as duas acima)

Então..

se a sua página inicial foi configurada para ser a página inicial do site(?redirect=0), basta editá-la e retitrar os blocos que não mais desejar . nesta página o usuário não tem permissão de acrescentar ou retirar blocos

já se a sua página inicial for a my , você tem várias opções a partir da versão 3.0


1) qdo o usuário loga pela primeira vez ele verá os blocos que você definiu em :  ../moodle/my/indexsys.php 

caminho dessa página: Adminsitração do site -> aparência -> Página Painel padrão

caso você faça alguma alteração nessa página...os usuários que já logaram alguma vez não serão comtemplados, ou seja, eles verão a página da forma como estava configurada qdo eles logaram a primeira vez. 

olha que interessante : a partir da versão 3.0 é possível RESSETAR essa página inicial para TODOS usuários..mesmo os que já logaram. Basta clicar em : Redefinir painel para todos os usuários conforme imagem abaixo

painel

Espero ter ajudado.


ps: antes da versão 3.0 eu fazia esse procedimente manualmente diretao no banco de dados

Caso esteja usando versão anterior a 3.0 siga os passos abaixo


como ressetar todos os blocos da página mymoodle de usuários que já logaram

          https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=169840


Re: My Moodle: Reset all users back to DEFAULT My Moodle page. How?

Pascal Rigaux

terça, 25 Jun 2013, 05:45

Based on code suggested in MDL-2668, i would say you need to remove corresponding 'my-index'  entries from table 'block_instances'. Here is what i have done:

delete from mdl_block_instances where pagetypepattern = 'my-index' and parentcontextid in (select id from mdl_context where instanceid in (select userid from mdl_my_pages));

delete from mdl_my_pages where userid <> 'NULL';




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Tela mais limpa

por Leonardo Freitas da Silva Pereira -

Jonatas,

Não sei qual a dimensão da sua necessidade, mas complementando o que a Gisele disse, para aplicar um padrão de blocos para todos os cursos, dê uma olhada no arquivo config-dist.php na raiz do sistema e busque por "defaultblocks_override". Lá você pode encontrará uma breve explicação sobre como setar algumas configurações de blocos aos cursos.

Se a configuração dos blocos pode variar de curso para curso, basta ocultar os blocos desejados no contexto de curso.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Tela mais limpa

por Plínio Felipe Peçanha Oliveira -
Olá, talvez possa me ajudar, personalizei a página INICIAL do USUÄRIO, e quando fui Redefinir para todos os usuários, recebi o retorno '' Usuário Invalido'' estou pesquisando a respeito mas até o momento não encontrei a solução. Obrigado pela atenção =)


Corrigindo, apesar do Erro, foi aplicado!

Obrigado!
Contagem das avaliações:  -