Espaço em disco

Espaço em disco

por Lucas Lima -
Número de respostas: 2

Olá,


Gostaria de saber se tem uma solução para diminuição de espaço em disco, vejamos:

Meus cursos são criados da seguinte maneira, deixo a "matriz" disponível para o tutor somente restaurar e criar o seu curso.


Existe alguma forma de fazer o espelhamento da matriz ou ate mesmo emulação, para que quando o curso acabe o arquivo que foi restaurado seja apagado e so salve os foruns e notas que os alunos fizera, pois vejo desnecessário a restauração completa dos arquivos toda vez que um tutor for criar um curso, são 11 modulos, 65 mil cursos já restaurados.

Gostaria de uma ajuda nesse tabu.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Lima

Re: Espaço em disco

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá,


o Moodle já trata da "deduplicação" de arquivos, ou seja, quando você faz upload de arquivos ou restaura um backup de um curso, ele não duplica os arquivos em disco, caso existam, ele apenas faz as alterações necessárias na base de dados para dar permissão ao seu usários e contextos novos necessários.

Vou ficar te devendo a documentação sobre isso, mas se você buscar pela "File API" vai encontrar alguma coisa.

Uma boa prática para diminuir o uso do disco também é apagar os arquivos de backup gerados pelos professores ou outros usuários com permissão para tal. Acho até que as versões mais recentes dão a opção de fazer isso automaticamente.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Espaço em disco

por Lucas Lima -
Boa noite,


Obrigado desde ja pela atenção, bom estou com este problema onde trabalho irei verificar amanha esse API.  To vendo que voce conhece mais que eu, podemos ter um contato mais proximo? (61) 8354-8299 se possivel adicionar no whatsapp 

Contagem das avaliações:  -