Backup e Restore no Moodle

Backup e Restore no Moodle

por Márcio Bacci -
Número de respostas: 2

Sou administrador de rede e não conheço quase nada do Moodle. Como trabalho numa instituição de ensino e o nosso Moodle atual está com problemas, pretendo migrar os cursos para um novo ambiente.

Dessa forma, estou tentando atualizar o Moodle da versão 2.1.1 para a versão 2.8.5.

Fiz o backup do Moodle 2.1.1 e estou tentando fazer o restore no Moodle 2.8.5. Aparentemente funcionou, mas quando fui navegar nos cursos surge uma mensagem dizendo que a tabela "course" está vazia.

Desta forma surgiu algumas dúvidas:

1) É possível fazer o backup dos cursos de uma versão tão antiga para uma versão mais nova?

2) Quando o backup pela interface de administração é feito ele copia todos os cursos ou tenho que fazer o backup de cada curso individualmente?

3) O caminho das pastas do Moodle novo (/web/www) é diferente do Moodle antigo (/var/www). Isto representa um problema ao fazer o restore no novo ambiente?

Obrigado.




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Bacci

Re: Backup e Restore no Moodle

por Gisele Brugger -

Olá Márcio

O recomendado é vc fazer um backup da sua base de dados, dos seus arquivos php (em  (/var/www) e dos seus arquivos da pasta moodledata (basta olhar os caminhos dentro do arquivo config.php).

Feito isso faça o upgrade versão a versão ( 2.1 -> 2.2,  depois 2.3 -> 2.3 e assim por diante) seguindo a documentação oficial do moodle:

https://docs.moodle.org/30/en/Upgrading

Sugiro migrar já para versão 3.0.2 que é a última estável.

Para alterar os caminhos da pasta onde estão seus arquivos .php do moodle basta editar o arquivo config.php

Dúvidas? divida conosco.

Até mais

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Bacci

Re: Backup e Restore no Moodle

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Por segurança exporte e importe de versões iguais.

Sugestão do Kraus. Migre todo o Moodle (banco de dados e arquivos) para novo servidor, atualize-o para a versão desejada, após faça backup e restore.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Professor, programador e apaixonado por Moodle
Leia meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Assista meus vídeos: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Curta meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -