Problema no envio de email.

Problema no envio de email.

por Silvio Barros -
Número de respostas: 11

Bom dia, Pessoal.

Tenho um servidor Ubuntu 14.04 LTS, apache2, postgres onde tenho 2 ambientes de moodle rodando ha um tempo,  moodle 2.9, depois de uns meses rodando um deles não envia mais as notificações, já fiz de tudo, em Adm do site -> Plugins -> Saida de mensagens -> EMail estão exatamente igual, os dois usam como base o tema essential, porém praticamente só a cor muda,  os cursos, usuários, essas coisas.

Já fiz de tudo e nada, gostaria de saber se existe algum arquivo, tipo o mail.log que eu possa analisar se ao menos o moodle esta disparando esses emails pois nesse arquivo não passa pois o outro servidor envia e não vejo os logs no arquivo mail.log.

Já fiz testes usando phpmailer, usando o comando mail, e não é um problema do servidor, é algo especifico em uma das instalações.

O smtp é o mesmo, o usuário de autenticação é o mesmo para os dois também.

Obrigado.



Obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Barros

Re: Problema no envio de email.

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Você pode ativar o depurador do Moodle para informações da conexão de SMTP marcando a opção "Depurar envio de email (debugsmtp)" em Administração do site > Desenvolvimento > Debugging .

Algumas notificações podem estar configuradas para não enviar email, os padrões estão em Administração do site > Plugins > Saídas de mensagens > Saídas padrão de mensagens .

Geralmente o agendador de tarefas do Moodle (Cron) quem dispara essas notificações, veja se as tarefas agendas estão sendo executadas em Administração do site > Servidor > Tarefas programadas .

Espero que isso possa te ajudar a encontrar onde o processo está falhando!

Abraços,

Gleidson
--
linkedin.com/in/gleidsonlm

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Problema no envio de email.

por Silvio Barros -

Olá, ainda continuo com o problema, estou começando a achar que algo aconteceu apenas relacionado ao envio de email com essa instalação do especifica, tenho 2 instalações no mesmo servidor, uma envia e outra não, peguei a conf do que funciona e coloquei exatamente igual e o erro é sempre esse:

tenho certeza quem as credenciais estão certas, inclusive baixei o phpmailer, fiz um teste e chegou normal, o moodle usa phpmailer? sabem como posso contornar isso?

Failed to send an email from the user with id '-20' to the user with id '1598' due to the following error: "SMTP connect() failed."

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Barros

Re: Problema no envio de email.

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

O erro que realmente importa é "SMTP connect() failed." e isso significa que o Moodle não conseguiu se conectar ao servidor de e-mail. Isso pode acontecer por três motivos:

1) URL ou IP esta errado;
2) porta esta errada;
3) esta ou não ativado a conexão por SSL.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Professor, programador e apaixonado por Moodle
Leia meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Assista meus vídeos: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Curta meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Problema no envio de email.

por Silvio Barros -

É eu entendo, mas e oque fazer pois tenho certeza absoluta que não é os parâmetros de envio, url, porta, usuario, senhas.. tudo esta correto.. tanto que uma mesma versão limpa enviou com as mesmas, além de ter outra instancia do moodle no mesmo servidor com as mesmas configurações de envio e o mesmo consegui enviar normalmente.. mesmo baixando o phpmailer eu consigo enviar com as mesmas tb.. 


Obrigado pela ajuda.



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Barros

Re: Problema no envio de email.

por Silvio Barros -

É pessoal, eu já fiz uma instalação limpa da mesma versão do moodle e coloco as mesmas configurações e ele envia normal, porém ao criar um moodle zerado e apontar para a base e moodledata do que está em produção, apos ele instalar tudo volta a dar o erro. oque pode ter acontecido nessa instancia do moodle? Já sabia que seria algo especifico com essa instalação já que a outra envia com as mesma configurações porém agora oque faço se nem instalando o moodle zerado e apontando a base o moodledata do original ele da o mesmo erro..

Failed to send an email from the user with id '-20' to the user with id '1607' due to the following error: "SMTP connect() failed.".

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Barros

Re: Problema no envio de email.

por Gisele Brugger -
Olá pessoal 

 Posso estar enganada.. mas o erro está bem claro:

1) O log está dizendo que ele não está  conseguindoi enviar uma mensagem do usuario cujo id= -20 para o usuario cujo id=1598

user with id '-20' to the user with id '1598'  , 

Vá no seu banco de dados , tabela mdl_user e verifique por favor esses  IDS  20 e 1598, e 1607

Estou achando estranho esse - antes do ID 20

Verifique se possuem EMAIL VÁLIDOS


2) outro teste: faça uma requisição de senha clicando no "Esqueci senha" e verifique se vc irá receber o email


aguardamos retorno

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Problema no envio de email.

por Silvio Barros -

O id '20' é um usuario que esta como administrador mas nao entendi o pq ele escolheu esse usuario, o outro é o usuário que criei como teste para receber o email. O recuperar senha não chega email tb. Amanha vou testar novamente, tem um debug que ativei de envio de email mas ele aparece no browser e rapidamente volta pra pagina do moode dai nao consigo ver todo log, tem onde recuperar esse log? Ele parece ser mais detalhado. Obg.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Problema no envio de email.

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Realmente este -20 é muito estranho.

Fui olhar o fonte e esta mensagem é gerada no core\event\email_failed método get_description().

public function get_description() {
return "Failed to send an email from the user with id '$this->userid' to the user with id '$this->relateduserid'
due to the following error: \"{$this->other['errorinfo']}\".";
}

Então d'onde vem esta mensagem? Fui buscar e o único local que dispara este erro é na classe PHPMailer, método smtpSend($header, $body) e tem a seguinte linha:

if (!$this->smtpConnect()) {
throw new phpmailerException($this->lang('smtp_connect_failed'), self::STOP_CRITICAL);
}

O método smtpConnect() só retorna false se não foi possível se conectar ao servidor de E-mail ou se não conseguiu se autenticar ao servidor de e-mail. 

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Professor, programador e apaixonado por Moodle
Leia meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Assista meus vídeos: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Curta meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Barros

Re: Problema no envio de email.

por Giovanni Martarello -

Boa tarde Silvio, tudo bem?

Você poderia me informar onde você visualizou os log´s das tentativas de envio de e-mail do Moodle?

Obrigado!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Problema no envio de email.

por Gregorio Garcia -

Bom dia Gleidson,

Sei a que postagem é antiga mais surgiu um problema no moodle que eu administro ao tentar configurar o smpt na plataforma me deparei com seguinte problema: Em  Administração do site >> Plugins >> Saídas de mensagens >> não existe a opção Email para configurar (coloquei a imagem anexa)


Pode me ajudar,


Davidhy Gregório

Anexo saída de msg.png
Contagem das avaliações:  -