Recursos Técnicos Ausentes no Moodle

Recursos Técnicos Ausentes no Moodle

por Márcio Nogueira -
Número de respostas: 4

Amigos,

 Antes de relacionar alguns recursos técnicos dos quais sentimos muita falta no moddle gostaria de ressaltar que o projeto como um todo tem sido um avanço, por não dizer um revolução, na popularização do EAD. E a comunidade moodle Brasil tem tido seu papel fundamental no desenvolvimento dessa nova cultura de forma fundamental e única. Já somos usuários moodle há algum tempo, mas apenas recentemente, através da pesquisa individual de um aluno de nossa instituição, que soubemos do movimento Brasil. Esperamos apartir de agora, com nossa reputação e clientela, aumentar a forma de interação com a comunidade moodle Brasil, docentes e dicentes de Recife/PE.

 Destaco agora as formas encontradas por nossa instituição e corpo técnico como alternativas para as ausências técnicas de recursos no moodle, que foram incorporadas sem precisar grandes alterações nos códigos fontes:

 1. Inscrição através de Boleto Online:

     - Site F2b (é cobrado por boleto - bom para pequenos eventos) - (http://www.f2b.com.br/pt_BR/f2b/commonFiles/products/billingIndex.jsp?cod_promo=GOCB2)

    - Site iBoleto (plano mensal de serviços - bom para médios e grandes eventos) - (http://www.iboleto.com.br/index.php?campanha=G5-bol)

 2. Inscrição atravé de Cartão de Crédito (com parcelamento e todas as bandeiras):

     - Site BrasPag (é caro, mas é melhor do que nada, se alguém conhecer outra alternativa, por gentileza postar) - (http://www.braspag.com.br/)

 3. Certificado de Segurança Digital

    Apesar de não ser tão necessário, pois utilizamos os serviços de pagamento terceirizados, contudo, optamos por incluir um certifical de segurança no site para o cadastro de novos alunos e principalmente de novos professores, pois temos uma visão que podemos comercializar a abertura de novos cursos de extensão ou técnicos por forma 100% on-line. (http://www.certisign.com.br/siteseguro/index.jsp)

 4. Certificados e Diplomas Online

     Alguns de nossos cursos, com extensão e técnicos, podem ter a impressão dos certificados e diploma de forma online, para tanto utilizamos o software livre Seven, do grupo de estudos da Unicamp (http://www.softwarelivre.unicamp.br/). Contudo, o software por si só não emite certificados ou diplomas assinados eletronicamente. Para isso, integramos a essa ferramenta o código livre em php para marcas dágua (http://phpbrasil.com/scripts/source.php/id/2482) e uma rotina de assinatura eletrônica, semelhante a assinatura de pagamentos bancários (infelizmente não tenho a fonte desse). Para os cursos de Pós-Graduação ainda estamos estudando a forma de implementar a impressão on-line dos diplomas, se alguém tiver alguma contribuição nessa área...

 5. Aulas em Tempo Real para cursos Práticos

    Adiquirimos a ferramenta para aulas on-line em tempo real VebKlaso, apesar de sua complexidade de instalação e configuração, porém seus benefícios são formidáveis e rentáveis. (http://vebklaso.com/). Em alguns cursos técnicos e de extensão as aulas são 100% online, tendo um módulo prático através dessa ferramenta, onde alunos e instrutores agendam um horário determinado aos sábados e utilizam essa multimedia, aliada a disposição de servidores remotos, emuladores e simuladores.

 6. Avaliações e Testes online

   Estamos utilizando o software também da comunidade software livre da Unicamp (http://www.softwarelivre.unicamp.br/), o SiSaweb. Contudo o software por si, precisa de muitas modificações, como:

     - aumentar a quantidade de alternaticas para a,b,c,d,e

     - variar os tipos de questões, para: subjetiva, multipla-escolha e etc

     - em casos de testes: ao término da prova informar ao aluno sobre o índice de acertos e comentário sobre as questões

 7. Interfaces Cognitivas

    Realizamos alguns estudos multidisciplinares sobre a disposição das informações no site/portal da Faculdade Online e concluímos que a melhor relação "docente X dicente" em termos de uso do site é conseguido dispondo um menu lateral com a seguinte arquitetura:

 - Inscrição

 - Cursos

       - Técnicos

       - Extensão

       - Pós-Graduação

 - Ambiente do Curso

      - Forúm

      - Enquete

       - Chat

       - Sala de Aula

              - Sistema de Arquivos (.pdf, .doc, .xls, etc)

              - Sistema de Vídeo-Aula (aulas gravadas com som e vídeo)

              - Aula Online (ferramenta vebklaso) (para alguns cursos apenas)

       - Sala do Professor

              - Promover Curso (envio de mala-direta-eletrônica para lista de conhecidos do professor)

              - Administração de Aulas (envio de aulas off-line e agendamento de aulas em tempo-real)

              - Administração de Provas e Testes (inserir questões, classificar questões segundo o padrão fácil, médio e difícl, criar prova/teste com quantidades personalizadas de níveis de questões)

  - Secretaria (cada ítem possui uma cobrança a parte)

             - Re-impressão de boletos e cobranças

             - Solicitação de material impresso/cd-rom

             - Impressão de certificados / diplomas

             - Agendamento de segunda-chamada

  - Coordenação

             - Administração de Cursos (temos um nível de acesso chamado coordenador, por exemplo: Coordenador dos Cursos de Tecnologia)

             - Proposta para Abertura de Novos Cursos (módulo on-line para comercialização de cursos técnicos, alugamos espaço no site para profissionais que queiram ministrar seus cursos com o nome da instituição. Totalmente on-line, o profissional aceita um contrato online, paga o curso, envia as aulas e é liberada a sala)

             - Solicitação de Material de Divulgação de Cursos (módulo on-line para profissionais que alugaram salas virtuais, solicitando material de divulgação em nome da instituição. O pagamento é feito de forma on-line e o material enviado por sedex para o profissional em qualquer local do Brasil)

                     - Mala Direta Eletrônica (o profissional preenche as informações e o envio da mde (spam) é feita através de nossos servidores para nossos alunos e fornecedores

                     - Foldes A4/A3

                     - Banners (impressores / online)

                     - Palestrante para evento (comercializamos a contratação de um profissional de palestras para a realização da promoção do evento junto a um evento que o profissional tem em vista)

  - Biblioteca

             - Acervo virtual por curso

             - Recomendações e compra online de livros (parceria com o submarino.com.br e americanas.com.br)

            - Sala para Trabalho em Grupo  (qualquer aluno pode iniciar a sua)

                    - sala de chat privativa (apenas para convidados do criador)

                    - disco virtual para troca de arquivos em tempo real durante a sessão da sala de trabalho

                    - Skype (para bate-papos por voz sobre a Internet)

                    - ambiente colaborativo de criação de documentos (ainda estamos fechando esse ítem)

Espero ter contribuido para a comunidade como uma forma de troca pela excelente ferramenta (quase que um framework), disposta.

Atenciosamente,

Prof. Márcio Nogueira

Recife / PE

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Nogueira

Re: Recursos Técnicos Ausentes no Moodle

por Agnaldo Santos -
Caro Prof. Márcio

Apenas gostaria de parabenizar pela exposição do seu atual processo e metodologia. Suas alternativas como forma de pagamento foram inspiradoras ao meu sistema e necessidade. Obrigado por compartilhar.

Agnaldo Santos
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Nogueira

Re: Recursos Técnicos Ausentes no Moodle

por Helio Brilhante -
Não tenha dúvidas que sua contribuição foi valiosíssima para a comunidade. Muito obrigado.

Helio Brilhante
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Márcio Nogueira

Sobre a F2B:

por Ivan Castilho de Almeida -
Caros amigos da comunidade,

Não sou de deixar criticas ruins masneste caso me vejo na obrigação de alertá-los.

Li em um tópico deste fórum sobre a integração que a empresa F2B supostamente faria junto a plataforma Moodle. Liguei pessoalmente na F2B e o atendente prontamente confirmou que a implementação do módulo de cobrança era SIM realizada e que, para tanto seria necessário completar o cadastramento de minha conta. Passei a última sexta-feira (14/08/2009) TODO o horário comercial enviando documentos de minha Organização de Interesse Público para a F2B, incluíndo Estatuto Social (colorido) pois após enviar tudo em preto e branco me informaram que deveria ser tudo colorido (???), meus documentos pessoais, dados bancários, comprovantes institucionais e pessoais de endereço, Atas de Fundação, Eleição, Comprovação de poderes, etc. Inclusive alguns tive que reenviar mais de uma vez por erros da equipe da F2B nesta verificação de documentos.

Após tudo isso fui informado que a empresa somente forneceria um manual para que algum programador efetuasse a implementação. E um "SINTO MUITO SENHOR" por parte da Gerente Comercial Simone.

São empresas com este ar de repartição que desrespeitam o tempo de possíveis clientes que mancham o já árduo trabalho das empresas e instituições envolvidas em comércio eletrônico e ensino à distância. Porém agradeço ter passado por iso, pois só Deus sabe o que os clientes passariam caso minha instituição realmente viesse a implementar uma solução de pagamento gerenciada por uma empresa deste nível.
Contagem das avaliações:  -