Problema com mensagens na migração do Moodle

Problema com mensagens na migração do Moodle

por Ivan SSSSSSS -
Número de respostas: 3

Bom dia, recentemente efetuei a migração do Moodle de um versão anterior a 2 (se não me engano 1.9.7), para a versão mais atual, e disponibilizei isso para teste para os usuários.

Nesta migração só tivemos um problema, aconteceu um bug com as mensagens que foram enviadas entre usuários na versão antiga, depois da atualização o texto das mensagens desapareceu, por exemplo, o usuário era notificado que tinha mensagens não lidas, quando ele entrava na conversa ficou da seguinte forma:

bug conversa


Infelizmente não pode ir para produção assim.


Alguém faz ideia do que poderia ser?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivan SSSSSSS

Re: Problema com mensagens na migração do Moodle

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Pode ser que seu texto esta na cor branca e por isso invisível. 

Faça um teste rápido, Selecione todo o texto da página e veja se aparece algo:

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo Kraus

Re: Problema com mensagens na migração do Moodle

por Ivan SSSSSSS -

Olá Eduardo, eu já havia realizado esse teste e não é isso, realmente o texto não vem.

Uma coisa que notei foi o seguinte, o padrão de tabelas no banco que salvam essas mensagens mudou muito entre as versões, e no padrão novo na tabela mdl_message_read tem um campo chamado smallmessage que estão todos nulos, se eu coloco um texto nesse campo ele aparece no chat, entende?

Se eu atualizar esse campo smallmessage com o conteúdo da mensagem que está no campo fullmessage resolve parcialmente o problema, isso arruma o problema das mensagens que já foram lidas na versão anterior, mas se o usuário não visualizou a mensagem na versão anterior não existe esse registro na tabela mdl_message_read então eu não consigo fazer isso.

Alguém tem outra sugestão? 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ivan SSSSSSS

Re: Problema com mensagens na migração do Moodle

por Ivan SSSSSSS -

Acabei de ver que na tabela mdl_message também tem um campo smallmessage, na teoria isso resolveu o problema, pelos testes que realizei funcionou vou disponibilizar para o usuário testar novamente.


Muito obrigado, e fica registrado aqui caso mais alguém passe por isso.

Contagem das avaliações:  -