Como resolver o problema da elevação do tamanho da pasta moodledata?
Quais as rotinas necessárias, infraestrutura, etc?
A grande maioria das vezes o crescimento esta na pasta moodledata/file e para suportar o crescimento só adicionando mais HD's á maquina ou um estorage separado.
Uma solução que eu encontrei foi montar todas as subpastas dentro da Moodledata (Exceto a de cache) em um storage S3.
Você pode usar o fuse S3 (https://code.google.com/p/s3fs/), só que ele trabalha de maneira sincrona, ou seja ele só vai dar o OK para o PHP quando o arquivo for persistido no S3. Mas tem a vantagem de você montar o repositório em várias instâncias, ou seja, se vc tiver um Load Balance, vai funcionar tranquilo.
Se não for o seu caso e vc rodar uma única instância do Moodle recomendo o S3QL, ele vai subindo os arquivos em Background, de forma asincrona, só que ele não permite, que vc monte em mais de uma instância.
Com essa solução, vc terá na prática armazenamento infinito na MoodleData, além de um backup de confiança, se vc ativar o versionamento no Bucket do seu S3.
Se tiver alguma dúvida para configurar ou instalar me mande um email.
fabiomazzo @ gmail . com
Muito obrigado pelas informações. Por exemplo, se eu quiser apagar arquivos antigos ou desnecessários, como posso fazer isso?
Apagar antigos só pelo painel do moodle. Evite ao máximo apagar coisas na pasta moodledata para evitar erros.
Esta semana um servidor de um cliente teve que passar por um upgrade e resolvi usar a dica de colocar a Moodledata no S3.
Foi um completo desperdício de tempo. O moodle simplesmente virou uma carroça. Tentei aumentar o cache local e um monte de outras técnicas e ao final simplesmente só posso dizer que perdi dois dias numa péssima idéia.
Contratar um ELASTIC BLOCK STORE SSD 3000 IOPS para a moodledata e mais um para o banco de dados e o resultado foi fantástico e não precisei contratar mais processador para a maquina.
Então, use o S3 só para backup da moodledata mais jamais coloque o acesso aos arquivos em produção. JAMAIS.
PS: Eu testei muito. testei todas as soluções e depois de dois dias desisti.
Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus
Resolvi escrevi um post falando um pouco mais sobre isso: http://moodle.eduardokraus.com/migrar-a-pasta-moodledata-para-o-s3
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus
Olá de novo
Estou trabalhando em um enorme projeto para que o Moodle possa ter todos os arquivos no S3 e com isso fazer o Moodle muito rápido.
Então, o módulo que faz a maioria dos arquivos da moodledata/filedir sejam entregues pelo S3 esta em produção em alguns clientes e estou feliz de mais com o resultado e o projeto pode ser testado por você também. Veja mais em: https://github.com/EduardoKrausME/moodledata-to-AWS
O projeto final esta ficando muito bom e o resultado esta melhor que eu esperava. Em alguns testes, o servidor teve uma diminuição de 80% da carga. E o Moodle ficou muito mais rápido.
Veja no print que dos 49 chamados ao servidor, 40 foram para o CloudFront. Ou seja, 40 chamados a menos para maltratar o servidor.

Professor, programador e apaixonado por Moodle
Leia meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Assista meus vídeos: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Curta meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus