Bloqueio de downloads de arquivos FLV

Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Claudio Luiz Barão -
Número de respostas: 19

Minha dúvida é como bloquear o download de arquivos FLV que disponibilizo na opção Media Player em  Acrescentar Atividades.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Claudio Luiz Barão

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Adriano Medeiros -

É amigo. Eu como trabalho com vídeo-aula, acho que o Moodle não serve.

Estou pesquisando muito, mas não encontro nada quem impeça o download.

Coloquei o vídeo em FLV, realmente não dá para baixar por programas como o aTube catcher, mas ao explorar o código fonte da página, está lá, o caminho completo do vídeo no servidor.

Alguém tem a solução para proteger definitivamente os vídeos?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Medeiros

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Gisele Brugger -

Olá Adriano,

justamente nesta semana tive esta demanda de um cliente similar a sua.

Ele possui também vídeo-aulas e também não gostaria de ter os arquivos .flv copiados.

Estou fazendo testes com um servidor de streaming opensource chamado RED5 (http://osflash.org/red5).

E neste caso o arquivo não fica na estrutura do moodledata e sim no servidor de Streaming.

Faço um link para o arquivo através do protocolo rtmp e este código fica incorporado num objeto. ex de parte do código: link para o filme avatar.flv:

<param name="flashvars" value="author=Administrador Usuári&date=Thursday 14th of October 2010&file=avatar&streamer=rtmp://localhost/oflaDemo&provider=rtmp" />

Bom , por enquanto os testes ainda estão apenas local (no meu servidor local) e estou testando as várias formas possíveis para tentar copiar os arquivos.

No caso do moodle estar em servidor de hospedagem, teríamos duas opção : o servidor cloud ou servidor dedicado , onde poderíamos instalar o RED5 com permissão de root. ( em servidores compartilhados isso não é possível)

Outra vantagem que vejo é a possibilidade de utilizar também o openmeeting( que também utiliza o RED5) para videoconferencias.

Assim que tiver mais notícias ..compartilho com vocês.

 

 

 

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Claudio Luiz Barão -

Olá Gisele,

obrigado pela dica. vou testar e retorno com os resultados.

Claudio de Curitiba.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Claudio Luiz Barão

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Gisele Brugger -

Olá Claúdio..

As notícias não são boas .

veja este site: http://all-streaming-media.com/faq/recording-media-stream/faq-record-download-capture-save-flash-flv-video-rtmp.htm

 

Fiz o teste com o programa indicado : rtmpdump (para linux)  e consegui efetuar o downalod do arquivo FLV com muito sucesso triste

Seguimos pesquisando novas soluções

 

Até mais

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Claudio Luiz Barão -

Olá Gisele,

conversei com umas pessoas que trabalham com o Flash e sugeriram o seguinte:

Importar o arquivo FLV para o Flash e Exportar em swf. Locar este novo arquivo em um página fora do moodle e criar um link.

um bom final de semana.

Claudio.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Claudio Luiz Barão

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Wagner Tadeu -

Olá a todos, creio que esta também não será uma solução, pois o arquivo .swf é baixado no diretório de cache do navegador do usuário, é possível realizar a cópia facilmente.

Creio que seja dificil impedir a cópia da vídeo-aula, pois mesmo que não se consiga baixar o flv (ou swf), existem outras estratégias, como até mesmo capturar a tela em formato de vídeo. A melhor coisa é colocar marca d'água no filme e deixar muito claro os direitos de uso, de forma que se identifique a origem do conteúdo.

Para vocês terem uma idéia, desenvolvi vídeo-aulas de Linux para um site na Internet que comercializam através de um player proprietário, o vídeo é criptografado e só é possível a execução (ou deveria) através do player deles, mas as vídeo-aulas já estão todas em sites de download sem a trava de segurança.

Abraço!
Wagner Tadeu

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Wagner Tadeu

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Flávio Galvão -

Wagner,

Concordo plenamente com você.

Não há proteção contra captura de video da tela, a não ser o que você sugere, que eu também coloco nas vinhas video aulas.

Mas marca dágua ficou deselegante, eu achei, por isso coloco na barra inferior a informação de direitos autorais e de copia broibida, que não vale muito para a pirataria, pois podem capturar aa tela e depois editarem o video, retirando a parte inferior do mesmo.

Então fica o impasse, botar marca dágua no meio do video ou fazer como eu faço.

Resolvi o problema com a seguinte filosofia:

No nosso curso, as video aulas se constituem em apenas um parte do que os alunos em potencial poderiam dispor e se interessar, coloco um conteúdo pesado, com encontros ao vivo, de forma que a pirataria que copia as minhas aulas, funcionará, de certa forma, como uma propaganda do curso. Uma vez que o aluno ao acesar o site institucional do curso, ficará sabendo que há muito mais que video aulas, por exemplo, teleconferências ao vivo, plantão de duvidas, disussão de traçados, etc. etc. O que procuro fazer em periodicamente, de forma sutil, informar o endereço do curso no audio das aulas...mesmo assim, o audio pode ser editado e retirado, mas paciência.

[]s.

Flávio Galvão.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Claudio Luiz Barão

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Flávio Galvão -

Olá Pessoal,

Tenho um curso com muitas video aulas e tive esse problema no início.

Resolvi da seguinte forma:

Minhas videoaulas são gravadas no formato SWF com múltiplos arquivos: Fica assim:

/Presentation_Files
start.html
Statistics.xml
Statistics.xsl

No diretorio presentation_files ficam os arquivos, dezenas.

Ou seja, gravo em flash (SWF) com a opção múltiplos arquivos.

Testem se desejarem:

http://educmed.com.br/cursos/aulas/dac/SCA-Intro/SCA-Intro.swf

Deixarei aberto esse arquivo por uma semana para quem desejar verificar que ao se assistir a video aula, não há download dos arquivos.

[]s.

Flávio Galvão.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávio Galvão

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Claudio Luiz Barão -

Olá Flavio,

como é que faço a opção de múltiplos arquivos em flash swf. Uso o próprio Flash ou outro programa?

atenciosament,

Claudio de Curitiba.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Claudio Luiz Barão

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Jose Vidal de Melo -

Senhores

Não existe uma maneira de proteger conteúdo publicado na internet, com certeza qualquer pessoa que desejar copiar vai conseguir de alguma forma.

Existe para arquivos do windows média player uma proteção chamada DRM (Gerenciamento de direitos digitais), consite em um código de proteção para o conteúdo, e para que o usuário possa ver este conteúdo é necessário obter este código.

Infelizmente essa tecnologia é paga e mesmo assim existem aplicativos que conseguem retirar a proteção.

Vidal

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Editor VD -

Olha só, se o flv estiver dentro do swf, conforme o Flávio Galvão fez, esse programador parece ter a solução:

http://www.aplicativosparaweb.com/rogerio/protegeSWF.html

Eu já tentei baixar esse arquivo de diversas formas mas sem sucesso!

O que acham?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Editor VD

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por italo enio -

Bom dia pessoal. Achei interessante este tópico.

Como já se passou algum tempo... alguém descobriu uma forma de proteger o conteúdo de um curso moodle? vídeo e imagens? usando servidor compartilhado e ou dedicado?

Obrigado a quem ajuda...

Abçs!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à italo enio

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Marcos Adriel -

Olá, comunidade Moodle! Primeira vez que passo por aqui...

A Instituição na qual trabalho está prestes a iniciar alguns cursos a distância e nos deparamos também com esse problema da privacidade dos vídeos que serão disponibilizados.

Uma possibilidade que estamos estudando é o uso do Secure Streaming plugin (http://flash.flowplayer.org/plugins/streaming/secure.html). As impressões tem sido boas, mas ainda estamos na fase dos primeiros testes.

Alguém já conhece ou trabalho com esse plugin e poderia compartilhar sua opinião?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcos Adriel

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Fernando Rocha -

Essa questão é complicada. Criar uma política de utilização ajuda, porém, nada impede de alguém copiar.

Ex: Tudo pode bloquear de tudo que for maneira o download, aí o cidadão pega uma câmera e grava o vídeo quando está sendo exibido.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Fernando Rocha

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Andre Andre -

Olá pessoal.

Algum de vocês já conseguiu proteger suas aulas de downloads? Por acaso alguém conhece algum relatório que possa exibir que o aluno realizou o download dos vídeos?


Obrigado.


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Andre Andre

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

É complexo saber se o aluno fez ou não o download da aula. Isso porque a maioria dos plug-ins simulam o navegador para baixar as aulas.

No caso eu criei a Moodleteca que traz bastante segurança contra download e em todos os clientes acabou-se o problema de download de vídeos. Para conhece-la acesse https://www.eduardokraus.com/moodleteca

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Teacher and loves Moodle
Meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Meu Youtube: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Flávio Galvão

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Critiva Sistemas -

Olá Flávio Galvão. Como vai!  Li este seu tópico após 5 anos, em que vc comenta sobre a solução de bloquear os downloads de videos. Tentei fazer os downloads dos arquivos, mas não consegui. Teria como me enviar por email? Estou fazendo um site moodle para um amigo de vídeo aulas, e não queremos que seja copiado. Abraços e boa virada de ano.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Critiva Sistemas

Re: Bloqueio de downloads de arquivos FLV

por Eduardo Kraus -
Imagem de Plugin developers

Se eu ganhasse um real cada vês que respondesse como proteger os arquivos contra download, eu teria muitos reais.

Primeiro que opção de adicionar o vídeo em um arquivo Flash tem duas grandes limitações. Primeiro deles é que não roda em Mobile, e segundo que o Flash não suporta Embed Assets com mais de 16MB (ou 16.000frames) e muitas outras limitações. Leia mais aqui. E o aluno pode baixar o Flash e terá o arquivo.

Para proteger há serviços de qualidade, como os da Akamai (https://www.akamai.com/us/en/about/news/press/2014-press/akamai-cloud-workflow-completes-mpaa-security-assessment.jsp) que protege bastante os dados. Muito bom, mais bastante caro.

Podes também usar os serviços de DRM como o https://www.wowza.com/products/streaming-engine/features/wowza-drm

Mais isso não garante que o aluno não baixe o vídeo. Isso apenas dificulta muito a vida deles. E poe muito nisso.

Muito prazer, sou Eduardo Kraus
Professor, programador e apaixonado por Moodle
Leia meu Blog: moodle.eduardokraus.com
Assista meus vídeos: www.youtube.com/user/ProfEduardoKraus
Curta meu Facebook: www.facebook.com/ProfEduardoKraus

Contagem das avaliações:  -