Scorm

Scorm

por Daniel Lucchesi -
Número de respostas: 25
Bom dia Pessoal,

  Tenho um problema com o módulo Scorm. Temos um curso já neste formato que funciona bem e em 2 grandes clientes, mas quando utilizo o mesmo pacote no moodle ele dá erro no bookmark, ou seja quando entro em um módulo (lição) e mesmo sem navegar eu saio, o moodle marca esta lição como concluida!
   Para ilustrar melhor a minha situação acrescento as seguintes informações: O pacote foi baixado e reconhecido perfeitamente pelo moodle(manifesto, nº de módulos, etc.); mesmo assim baixamos um editor de conteúdo Scorm (www.reload.ac.uk) para depurar as informações passadas, e neste aplicativo todas as informações estão OK.

   Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.
Daniel
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Daniel Lucchesi -
Boa tarde pessoal,

Já resolvi meu problema, e gostaria de deixar esta contribuição aqui.

No fórum em inglês vi uma mensagem(http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=25488) c/ o mesmo problema que eu tive e resolvi tentar esta solução:
  • Comentar a linha 486 do arquivo scorm1_2.js.php
Em parte resolveu mas descobri um pequeno erro de lógica. Na linha 487 existe um teste para a var cmi.student_data.mastery_score, para verificar se esta é vazia. Na linha seguinte ele faz a comparação entre esta var e a cmi.core.score.raw, só existe um problema se a var cmi.core.score.raw ñ foi definida na hora de criar o curso, o código faz a comparação como se as duas vars tivessem valores sendo que só uma o tem, de qualquer jeito isso mata o módulo configurando-o como navegado (completed).

Minha solução foi acrescentar um 'e' lógico e fazer o teste c/ a var cmi.core.score.raw também para ver se esta é vazia.

Quaisquer dúvidas mandem uma mensagem,
Um abração para a Comunidade Moodle,
Daniel
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Antonio Carlos Ferreira -

Daniel,

Trabalho com cursos de e-learning também e, depois de muita luta querendo escrever os cursos em formato SCORM, descobri o eXe0.5, que é bom para professor que não entende muito de programação.

Você sabe de algum outro programa para criar cursos em SCORM no mesmo padrão?

Abraço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Antonio Carlos Ferreira

Re: Scorm

por Daniel Lucchesi -
Oi Antonio,

   Na verdade entre ontem e hoje descobrimos 2 editores muito bons para o padrão Scorm: o primeiro é o eXe, o outro é o Reload Editor com uma interface bem amigavel também. Faça o download para sua plataforma específica e boa sorte.

Um abraço
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Antonio Carlos Ferreira -

Daniel,

Tentei o Reload, consegui fazer o download do Metadata and content packaging editor.....mas na hora de aparecer na tela.....fica tudo cinza...pensativo.

Sabe oque pode estar acontecendo???uso XP Profissional/ IE6.0

Abraço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Antonio Carlos Ferreira

Re: Scorm

por Daniel Lucchesi -
Antonio,

  O meu veio com o nome de Reload Editor, tenta procurar por esse nome no site que eu mandei (no link).

  Outra coisa como, na verdade, sou desenvolvedor java, percebi que seu problema se parece com alguns que já vi. A interface do Reload Editor parece ser Java e o erro que vc relatou pode significar que vc ñ têm o plugin do Java instalado ou atualizado em sua máquina.

  Outra tentativa é tentar re-dimensionar a janela que ñ aparece para que o programa re-carregue os componentes visuais.

  Tenta isso e me manda respostas.

Um abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Antonio Carlos Ferreira -

Daniel,

Tentei mas não consegui.

Fiz o download novamente em www.java.com  o qual habilita o uso do java sun, só que mesmo habilitando continua a tela a carregar e cinza e uma vez habilitado o sun não funciona a tela de acesso ao meu banco.....

Toda vez que tento abrir o reload e sair dele a tela fica manchada....preciso abrir outro programa por cima para sair completamente.

Abraço. 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Luiz Caetano -
Olá a todos. Eu estou enfrentando alguns problemas com o módulo SCORM (uso a versão 1.5 do moodle). Instalei o Reload Editor, segui todos os passos para construir um conteúdo, até aí tudo ok. Na hora de inserir no moodle, acontece que ele não impede o aluno de ler o item seguinte sem ter visitado o anterior (pre-requisitos) conforme adiciono no Reload e também não retorna automaticamente a última página visitada. Estou fazendo algo errado ou alguém já passou por este problema?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Km Joel -
Baixei ambos os programas mas nenhum dos dois funcionou na minha máquina. Meu OS é Win98.
Esses softwares so funcionam em WinXP????
Verifiquei que o Reload Editor tem uma versão java (multiplataforma, mas não consegui fazê-lo funcionar.
Alguém pode me dar um help? dicas, sugestões são bem-vindas...
Existem alguns outros editores de Scorm??
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Paula de Waal -

Que legal Daniel sorriso

Obrigada por publicar a solução do problema! Você não quer me mandar uma cópia do arquivo que você alterou para que eu dê isto ao Bobo ( o desenvolvedor do módulo) - ele está lutando para melhorar o Scorm e toda a ajuda é importante!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por Daniel Lucchesi -
Oi Paula,

  Primeiro: permita-me agradecer o seu trabalho do qual todos (usuários do Moodle) aproveitamos.

  Aqui está uma cópia do arquivo. Fiz um comentário na linha 486 (ou 487), mas em português.

Um abraço,
Daniel
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Paula de Waal -

Obrigada Daniel, ja mandei o arquivo para os desenvolvedores. Se eles nao estiverem ainda derretidos com o calor de mais de 40 graus que baixou no Piemonte, a resposta chega em pouco tempo mas se eles escaparam para a praia, .....

Paula

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por Paula de Waal -

De novo Scorm:

O arquivo original em ingles foi atualizado - è aconselhavel substituir o arquivo scorm.php no diretorio principal com o arquivo atualizado .

O arquivo atualizado pt_br deve ser substituido no diretorio lang/pt_br : download

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por Dila Maria Pimenta -
tenho o mesmo problema com os editores, só funcionam perfeitamente em xp. Existe um outro programa ou outra forma para os 98?

obrigada
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Paula de Waal

Re: Scorm

por antonio souza -

Oi pessoal!

Testo um curso feito no modelo SCORM em um Moodle em uma instituição, mas não aparece as imagens dos SCOs. O mesmo arquivo em outro Moodle (outra instituição) funciona.

Alguem tem idéia do que pode ser?

Obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Robson Werkhauser -

olá Pessoal Por Favor me ajudem esta dando este erro no scorm que é um treinamento que é só para que eu disponibilize no moodle o erro é este

XML error: not well-formed (invalid token) at line 25

por favor me Ajude!

Agradeço qualqu ajuda!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Robson Werkhauser

Re: Scorm

por Adriano Lima -
Robson,

Se este erro ocorre no momento que vc escolhe o pacote scorm para ser extraído pelo moodle, então o problema é na formação do seu XML (imsmanifest.xml), verifique se o mesmo está definido conforme a versão do scorm usada 1.2 ou 2004.

Espero que ajude!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adriano Lima

Re: Scorm

por Robson Werkhauser -
Olá Adriano brigado minha versão que é mostrado é
<manifest identifier="SampleContentManifest" version="1.2" xmlns
 
o que faço mudo para 2004 ?????
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Robson Werkhauser

Re: Scorm

por Adriano Lima -
bom Robson... pra mudar pra 2004, vc teria que mudar bastante a estrutura de todo o curso, aí vai depender q tecnologia vc usa (flash, php, xhtml, etc)...

Mas, o seguinte... vou te mandar um modelo do manifest do 1.2 que conforme o que vc descreveu é a versão que vc utiliza... dá uma olhada e compara com o seu código, ok?!

O código do SCORM 1.2 é o seguinte:

<manifest identifier="SingleCourseManifest" version="1.2" xsi:schemaLocation="http://www.imsproject.org/xsd/imscp_rootv1p1p2 imscp_rootv1p1p2.xsd http://www.imsglobal.org/xsd/imsmd_rootv1p2p1 imsmd_rootv1p2p1.xsd http://www.adlnet.org/xsd/adlcp_rootv1p2 adlcp_rootv1p2.xsd">
<metadata/>

<organizations default="cur">

<organization identifier="cur">
<title>NOME DO CURSO</title>

<item identifier="MOD_1" isvisible="true">
<title>MÓDULO 1</title>

<item identifier="MOD_1_SCO_1" identifierref="RES_1" isvisible="true">
<title>TÓPICO 1</title>
</item>

<item identifier="MOD_1_SCO_2" identifierref="RES_2" isvisible="true">
<title>TÓPICO 2'</title>
<adlcp:prerequisites type="aicc_script">MOD_1_SCO_1</adlcp:prerequisites>
</item>
</item>
E assim por diante com os outros módulos.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Lucchesi

Re: Scorm

por Adriano Lima -
O que ocorre Daniel é que conforme a tecnologia que vc está usando, no momento que vc carrega o tópico, o javascript está já chamando o método scorm que irá setar a tela como concluída, verifique as chamadas de cada método pra saber no tempo de execução a ordem de cada um dos métodos scorm.
Contagem das avaliações:  -