Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Emanuel Reis -
Número de respostas: 10
 Viva!
Tenho um computador a correr em windows e pretendo testar nele as capacidades do filtro de álgebra do moodle. Pelo que percebi é necessário instalar o perl... Quando vou á pagina do perl, o ficheiro de download tem a extensão tar.gz. Ora quando abro no winrar este ficheiro não me aparece nenhum instalador...será que alguém me pode dar uma pista como é que devo fazer?
Em resposta a 'Emanuel Reis'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Marco Cardoso -
Essa extensão refere-se a ficheiro comprimidos em LINUX por isso tem que fazer o download noutro formato . De momento nao conheço nenhuma aplicação que faça a descompressão desse tipo de ficheiros em Windows.


  Marco Cardoso  
      
Em resposta a 'Emanuel Reis'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Carlos Nunes -

Boas...

Para activar o filtro não é preciso o Perl (em 4 instalações do moodle em máquinas diferentes nunca precisei).

O que é preciso é activar o filtro. Como administrador, na página inicial, vá a administração>configuração>filtros e coloque a linha "notação algébrica" do lado dos filtros activos.

Se precisar mesmo de descompactar o tar, experimente a procurar o programa 7-zip, é grátis e penso que funciona com extensões tar.

Espero que isto resolva o seu problema.

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Emanuel Reis -

humm, não percebo, eu já estou com o filtro activado.

No entanto, quando crio uma etiqueta contendo a expressão @@x^2@@, em vez de aparecer o x ao quadrado que esperava, é aberto o ficheiro algebra2tex.pl com o seguinte texto:


#!/usr/bin/perl

use lib '.';
use AlgParser;

my $parser = new AlgParserWithImplicitExpand;
my $ret;

$ret = $parser -> parse($ARGV[0]);
if ( ref($ret) ) {
    $parser -> tostring();
    $parser -> normalize();
    print $parser -> tolatex();
} else {
    print $parser->{htmlerror};
}


Simultaneamente, na etiqueta aparece a mensagem "undetermined error". Esta mensagem é alterada para

" Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in c:\program files\easyphp1-8\www\moodle\filter\algebra\filter.php on line 163"

quando faço refresh á página algum tempo depois.

Alguém tem pistas de como poderei resolver isto?

Cumprimentos

Em resposta a 'Emanuel Reis'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Jaime Villate -
Para que expressões algébricas  como $$x^2$$ sejam representadas correctamente no ecran, o que precisa é do filtro tex e não do filtro de álgebra.
Já tentou com o filtro tex?
Em resposta a 'Jaime Villate'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Carlos Nunes -

Com o filtro algébrico também dá, mas a notação é um pouco diferente. Não se esqueça que com a notação tex deve-se usar $$ e com a notação algébrica usa-se o @@.

Vejam http://moodle.org/mod/resource/view.php?id=2304~.

Como disse anteriormente, já usei o filtro algébrico num computador sem nenhuma extensão do Perl (esse erro é estranho).

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Emanuel Reis -

obrigado pela ajuda de ambos! Como apenas usei linux na faculdade, não sabia que a extensão tar.gz era usada para programas que correm nesse sistema operativo 

já consegui pôr o filtro algébrico a funcionar... bastou-me instalar o active pearl 5 para windows!

Em resposta a 'Emanuel Reis'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Marco Cardoso -
Apesar de já estar resolvido o problema fica na mesma aqui a referência.

Existe uma aplicação chamada Foxserv que instala Apache,Php,Mysql e Perl ( e talvez tb Python ... ) de uma forma integrada. Talvez essa ajude tb a resolver esses problemas.


A propósito, os ficheiros com extensão TAR ( Tape ARchive) são produzidos por um comando de sistema do unix, que estranhamente se chama de  tar. A extensão gz vem do gzip, uma aplicação de compressão GNU.
Em resposta a 'Emanuel Reis'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por artur santos -

Viva
Preciso desesperadamente de ter os filtros tex e algebra a funcionar no Moddle. O Moodle 1.7.1 está instalado num servidor com windows 2003 server + IIS. Alguém já instalaou o active Perl nestas condições e teve sucesso? Pode dar uma ajuda?

Obbrigado

Em resposta a 'Carlos Nunes'

Re: Dificuldades na instalação do filtro de álgebra

por Mario Lopes -

Olá
Agradeço ajuda
Tenho o filtro ActivoNotação Tex e Notação algébrica. No entanto não consigo ver a imagem matemática. Quando acedo
http://omeusitio/moodle/filter/algebra/algebradebug.php
Escolho a opçãoShow Db Entry a resposta do sistema é:^
DB cache_filters entry for sin(z)/(x^2+y^2) not found
Alguém ajuda?

Obrigado

P.S se eu aceder c:\www.xxx\algebra\algebra2tex.pl x/2 o resultado é \frac(x) (2), o que me parece correcto. A imagem é que não aparece. Tenho as imagens a funcionar bem em todo o site (fotografias etc..)