Seleção de usuários para inscrever em um curso

Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Adauto Mendes -
Número de respostas: 10

Bom dia Prezados,

 

Teria alguma forma onde eu possa inscrever todos usuários do meu moodle em um curso sem selecionar um por um?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

A operação é simples mas o passo a passo é um pouco complicado de explicar.

Você deve entrar no curso desejado e no menu da esquerda clicar na opção Administração do Site > Usuários > Métodos de inscrição.

Abrirá a seguinte janela:

Você deve então clicar na opção "Adicionar método" e escolher a opção de autoinscrição que abrirá no menu em questão.

Depois no item Permitir autoinscrição, colocar a opção "Sim".

Com isso qualquer aluno que estiver dentro do seu Moodle poderá ter acesso a esse curso "sem a necessidade de matrícula", pois ele mesmo fará sua matrícula no momento em que acessar o curso.

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Esqueci de terminar, hehehe

Feito esse processo, basta clicar em adicionar método.

Assim, esse método aparecerá na lista de opções de inscrição, abaixo da opção de inscrições manuais, por exemplo.

Depois disso, quando um usuário seu tentar acessar esse curso pela primeira vez, aparecerá uma mensagem a ele informando que não há chaves que bloqueiam o curso em quentão e o botão "Inscreva-me".

Basta ele clicar nesse botão e passará a ter acesso liberado ao curso sem maiores problemas.

 

Abraço

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Adauto Mendes -

Bom dia Mauricio,

 

Desde já obrigado. Então cara, minha ideia é o seguinte, criar um curso no meu ambiente antigo e inscrever todos os usuarios neste curso, e depois migrar para minha plataforma nova esse curso, sendo assim, todos os usuários serão adicionados. Queria uma forma rapida para inscrever eles, sem ter que clicar em um por um.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Bom dia,

 

Fazendo esse processo acontecerá exatamente isso. Todos os usuários passarão a ter acesso ao curso livremente.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Maurício Dal Bem Wrezinski

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Adauto Mendes -

Obrigado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Adauto Mendes -

Bom dia,

 

Não achei o caminho Usuários > Métodos de inscrição dentro de administração do site.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Tem que estar dentro do curso mesmo, lá onde inicia o teu conteúdo.

Vai entrando e procurando no menu que ele aparece. Mas tem que estar dentro do curso, e não na "porta de entrada".

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Maurício Dal Bem Wrezinski -

Voltei para fazer uma retificação.

Infelizmente te passei um caminho errado no comentário ali em cima.

Não sei se você já conseguiu o que precisava, mas o caminho certo é "Administração do Curso" (e não adm. do site, como eu havia informado) -> "Usuários" -> "Métodos de Inscrição".

Aí sim, basta adicionar o método de autoinscrição, selecionar a opção "Sim" em "Permitir autoinscrição de usuários" e salvar.Depois o processo será conforme  o que já foi descrito.

Desculpa pelo erro.

Abraço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Thiago Henrique Ornelas Costa -

Apoie por favor minha ideia! é exatamente essa a dica de melhoria que dei no tracker para eles lançarem em uma futura atualização! um modo de selecionar todos os alunos que desejamos na base de dados do Moodle por seleção específica  através do e-mail ou Login em cadastros manuais tanto em categorias quanto em Coortes ou Matrícula direta em uma disciplina!  Vai ser de muita ajuda para quem tem um ambiente complexo com estruturas de categorias e cursos extensa o suficiente parar fazer um carregamento via csv com os cursos descritos bastante trabalhoso!  Além dos que não tem completo conhecimento para realizar o processo por SQL ou a inscrição automática não faz parte dos planos.    sorriso

https://tracker.moodle.org/browse/MDL-43775

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Adauto Mendes

Re: Seleção de usuários para inscrever em um curso

por Rodolfo Augusto Almeida oliveira -

 Siga essa regra para cada coluna:

username password firstname lastname email course1 type1  
csandrade6@hotmail.com Aluno123 CASSIO SILVA ANDRADE csandrade6@hotmail.com Redes 1  

 

OBS.: SALVE AS LISTAS SEMPRE COM OUTRO NOME. eu salvo cada uma com o nome da extensão correspondente na frente do nome do arquivo, para que o arquivo não seja subistituido e caso dê algum erro vc possa voltar e alterar sem problemas,

1º coloque as palavras em cada coluna desse geito e crie a lista em Excel depois salve;

 Siga essa regra para cada coluna:

username password firstname lastname email course1 type1  
csandrade6@hotmail.com Aluno123 CASSIO SILVA ANDRADE csandrade6@hotmail.com Redes 1  

 

2º depois reabra e salve novamente em CSV (separado por virgulas) (Só isso para o 2.5 já basta).

3º depois de salvar ela em csv, click em cima dela com o botão direito e reabra a lista como bloco de notas e altere a codificação de ANSI para UTF-8

 

3º agora selecione usuário e depois em contas depois em carregar usuários e arraste a lista. e siga as instruções.

 

Carregar usuário via CSV para o Moodle 2.6 (A lista CSV, dessa vez foi aplicado um processo diferente, depois da lista concluída nós clicamos em salvar como e salvamos como bloco de notas, só que o macete é alterar a codificação de ANSI PARA UTF-8, por que ela só carrega os usuário com os acentos desse geito )

 

Contagem das avaliações:  -