Moodle: Versão mais estável?

Moodle: Versão mais estável?

por José Gustavo Dias Alves -
Número de respostas: 4

Pessoal, bom dia!

Gostaria de saber de vocês atualmente qual é a versão mais estável e utilizada pela comunidade? A que apresenta menos "bug"...

Pergunto isso porque no MoodleMoot 2013, eles focaram bastante a 2.5, logo incentivaram a utilização da versão.

Abraços!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Gustavo Dias Alves

Re: Moodle: Versão mais estável?

por André Yamin -

Olá José,

Acho que a versão 2.5 é bem confiável, mas eu ainda não atualizei nenhum moodle pra essa versão. O problema é que os plugins não são tão bem mantidos quanto o core e isso inviabiliza a atualização de instâncias de produção logo após o lançamento da versão.

Grandes instituições como a Open University e a USP adotam calendários de atualização defasados em pelo menos 6 meses, ou seja, eles estão agora testando a atualização para o Moodle 2.4. Esse tempo serve tanto para a versão amadurecer, quanto para eles garantirem a compatibilidade dos plugins que mantêm com a nova versão do Moodle. Se você quer ser cauteloso, acho que esse calendário pode ser uma boa. Mas já comece a planejar a atualização para o 2.5 no fim do ano, pois o suporte à correção de bugs do 2.4 termina no final desse ano.

Abraços,

André Yamin.

 

 

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Moodle: Versão mais estável?

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators

Boa tarde Hosé Gustavo,

Como falei na palestra de Moodle 2.5, todos os testes dessa versão estão 100% testados, e principalmente no meu caso, acho muito tempo esperar 6 meses para atualizar.

Como o André mencionou na postagem anterior, instituições como Open University ou mesmo a USP, devem esperar esse tempo, mas na minha experiência, a atualização é mais rápida.

E sempre lembrando que novas versões veem com correções de bugs, melhorias, no caso do 2.5 a interface e usabilidade estão excelentes, além de novos recursos.

Gilvan Marques

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Moodle: Versão mais estável?

por Macelo Pastre -

Olá André e Gilvan...

Pegando um gancho neste assunto, queria uma informação.

Nas atualizações da versão 1, inclusive na atualização dos releases, por ex. 1.910 -> 1.911, eram frequentes modificações em algumas atividades, por exemplo. Me lembro bem que numa dessas atualizações da própria versão 1.9, o item Notas foi totalmente reformulado.

Com esse raciocínio de estar atualizando sempre, na versão 2 corremos o risco de ter mudanças significativas? Se tiver, exite algum lugar que diz quais serão estas mudanças?

 

Abraços e obrigado,

Marcelo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Macelo Pastre

Re: Moodle: Versão mais estável?

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

A política atual de release tem sido diminuir o tempo entre uma versão e outra, assim mudanças significativas na aparência e funcionamento acabam sendo incorporadas apenas na próxima versão.

Nessa página da documentação do Moodle você pode ter uma visão geral de todas as versões do Moodle, como também dos "Release Notes", que são as mudanças entre uma versão e outra. http://docs.moodle.org/dev/Releases

Caso você seja desenvolvedor, para um acompanhamento ainda mais detalhado e diário você pode acompanhar o repositório GIT do Moodle em http://git.moodle.org/gw?p=moodle.git;a=summary

Atualização, mais dois documentos relacionados que podem ser úteis:

Calendário e objetivos das próximas versões: http://docs.moodle.org/dev/Roadmap
Processo de desenvolvimento do Moodle: http://docs.moodle.org/dev/Process

[]'s

--
Gleidson Medeiros
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -