Pasta Moodledata

Pasta Moodledata

por Regiane Meira -
Número de respostas: 11

Bom dia pessoal,

Minha hospedagem retirou meu site do ar alegando que minha pasta moodledata esta muito grande.

Uma duvida se eu pagar esta pagina terei problemas no meu ambiente moodle?

Obrigada,

Regiane Meira

 

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Regiane Meira

Re: Pasta Moodledata

por Marcelo Draetta -

Olá Regiane,

Se apagar a pasta moodledata, seu ambiente moodle não vai funcionar, mesmo. O que pode fazer é analisar o plano de serivço do seu servidor, ou seja o plano de hospedagem precisa alterar, é o caso do tamanho de hospedagem.
Mas achei muito estranho, a hospedagem deveria passar recado de aviso que seu tamanho de limite está ultrapassado.
O que pode fazer é analisar o plano de hospedagem que oferece o limite de tamanho no seu site.

Abraço.
Marcelo Draetta

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcelo Draetta

Re: Pasta Moodledata

por Regiane Meira -

Olá Marcelo,

Meu plano de hospedagem tem o tamanho ilimitado, porem estão alegando que tem muitos arquivos que não estão em uso.

Exemplo uns backup dos cursos.

Obrigada,

Regiane Meira

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Regiane Meira

Re: Pasta Moodledata

por Eduardo José Soares -

Bom dia,

Pelo que percebemos talvez a questão não seja apenas de cunho técnico, mas talvez o seu provedor de hospedagem esteja enfrentando algum tipo de consumo de recursos computacionais do servidor de hospedagem onde o seu domínio encontra-se alocado quando da realização do processo de backup das contas de hospedagem, mas não há como saber ao certo se não dialogar com o suporte técnico do provedor.

Seria interessante solicitar a eles que informem qual é a quantidade de espaço total ocupada atualmente pela pasta/diretório "moodledata" e também o espaço ocupado somente pelos arquivos de backup do curso.

Espero ter ajudado de alguma forma.

 

Eduardo Soares

GFarias.com - Moodle Partner

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eduardo José Soares

Re: Pasta Moodledata

por Regiane Meira -

Bom dia Eduardo,

Eles informam que a pasta esta com 5gb e que foram localizados arquivos de Backup nos subdiretórios.

Obrigada,

Regiane Meira

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Regiane Meira

Re: Pasta Moodledata

por Reginaldo Polesi -

Estou com o mesmo PROBLEMA.

a pasta MOODLEDATA interia ocupa 24993.74 e dentro dela só a subpasta "backup" ocupa 19005.02 e a pasta fliledir 5858.80, ou seja, só essas duas pastas, ocupam 95% de tudo.

Já fui no site e apaguei todos os backup, mas os arquivos continuam nessa pasta.

Portanto a dúvida é:

como apagar com SEGURANÇA os arquivos de BACKUP de dentro da pasta MOODLEDATA?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Reginaldo Polesi

Re: Pasta Moodledata

por Luciano Almeida -

Olá Reginaldo,

Existem diversas formas como manter os arquivos de dados no Moodle.

Como você percebeu, o moodle faz backup do moodledata para dentro da própria pasta. Minha sugestão de caminho é que você compacte o backup e remova para um outro local. Assim você pode "apagar" de lá com segurança.

Uma boa sugestão depois é criar um projeto para balanceamento de serviços (Aplicação + Banco + Storage) em VMs.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Regiane Meira

Re: Pasta Moodledata

por Ricardo Adriano -

Olá Regiane,

Não sei se você resolveu seu problema, mas gostaria de fazer umas considerações:

- até o moodle 1.9 as pastas de usuários excluídos e seus arquivos poderiam ser apagadas, pois não eram referências, como no moodle 2.x 

- no moodle 2.0 em diante, mesmo que você apague um aluno, fica no moodledata os arquivos relativos àquele aluno, além do BD mysql. Isto para servidores compartilhados de baixo custo é ruim, pois realmente o tamanho vai inchando...

- servidores comerciais e compartilhados são "ilimitados", desde que você não ocupe muito espaço e no caso dos backups, sejam feitos na madrugada e não gerem muita coisa.... senão o ilimitado se torna indesejado.

- A solução, pelo menos na minha concepção, é ao final do curso os alunos ou pelo menos os arquivos serem apagados. 

- Não adianta só apagar um aluno pelo moodle, pois os arquivos ficam no moodledata e as entradas no mysql, logo não há uma diminuição destes tamanhos.

- O que faço é apagar os alunos do mysql através de scripts sql e estou trabalhando em um script php que faça tanto a deleção dos alunos no mysql como de seus arquivos na pasta moodledata. 

- O script vai procurar no BD o aluno, através do userid e listar todas as contenthashs envolvidas, que devem ser deletadas do moodledata, pasta filedir.

Com estas ações, creio ser mais fácil manter um moodle em um servidor comercial compartilhado.

AGuardo comentários. 

abraços. 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Regiane Meira

Re: Pasta Moodledata

por Caê Salvadori -
Estou a começar ter o mesmo problema...Minha instalação é nova (tem uma semana - v. 4.1 e php 8.1) e somente um curso de teste, ainda sem alunos. O curso que criei está em scorm 1.2 (umas 80 telas) e no ambiente têm 7 pdfs que juntos não somam mais do que 2 mb. Acontece que o sistema já está indicando que estou utilizando 980 mb de espaço no moodledata...(?). Afinal, quais são as pastas (arquivos) que posso deletar do moodledata sem prejuízo para os conteúdos do curso e os alunos cadastrados? Executo o cron regularmente e limpo o cache eventualmente, porém, a pasta continua crescendo sem muito movimento...

Em tempo: há uma pasta chamada trashdir que, pelo nome, parece ser lixeira, dentro do moodledata. Posso deletar esses conteúdos, ou seja, as subpastas criadas?

Grato por alguma resposta!
Contagem das avaliações:  -