Quantidade de acessos simultâneos.

Quantidade de acessos simultâneos.

por Toni Souza -
Número de respostas: 9

Pessoal,

Alguem sabe qual é a quantidade de acessos simultâneos que o Moodle aguenta? Tem alguma configuração para a quantidade de acessos ao mesmo tempo?

Desde já agradeço,

Toni Souza 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Toni Souza

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por Gleidson Medeiros -

Ol@,

Tantos quantos o sistema que você projetar aguentar, nesse caso a computação em nuvem provê o que é necessário pra um sistema evoluir de um único curso para uma instituição com milhares de acessos simultâneos sem atropelos.

[]'s

--
Gleidson Medeiros
Analista de Sistemas
GFARIAS.COM - Moodle Partner Brasil

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gleidson Medeiros

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por Toni Souza -

Depende somente da infraestrutura que for montada né! Obrigado Gleidson.

Abs 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Toni Souza

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por italo enio -

Olá.. Bom.. sua resposta pode ser por unidade, por dezena, por centena, por milhares, ou milhões. Salvo melhor juízo, depende muito do seu servidor.

Já usei servidor de hospedagem compartilhado em que o moodle funciona, mas funciona mal. Nove usuários simultâneos já começa a travar... Tudo depende de onde ele estiver hospedado.

Abraços

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Toni Souza

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por André Yamin -

Falaí Toni!

"Acesso simultâneo" é uma péssima métrica. O FAQ da performance do Moodle é de leitura obrigatória.

A questão é entender o perfil de uso dos seus usuários e determinar o número de requisições por segundo nas horas de pico. Seja lá qual for esse valor, você vai ter que dimensionar seus servidores pra suportar essa carga.

Abraços!

André Yamin.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por Toni Souza -

Olá André, tudo bem?

Obrigado pela resposta. : )

Essa é realmente uma questão bem complicada. Pelo o que eu andei pesquisando o meu maior problema foi ter cadastrado uma base de 600  usuários forçando a troca de senha. Os 600 usuários acessaram o sistema com hora marcada, então provavelmete as requisições de senha começaram a ocorrer praticamente ao mesmo tempo.

O nosso sistema está hospedo nos seguintes servidores:

Servidor de aplicação: Linode 4GB

Servidor de BD: Linode 2GB

Agora tenho que descobrir se eu tenho que fazer um upgrade nos servidores ou se um ajuste de configuração já resolveria.

Abraços,

Toni Souza

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Toni Souza

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por André Yamin -

Fala Toni,

Cara, 600 pessoas fazendo requisições dentro de um intervalo de tempo de poucos minutos é bastante carga. A conta é simples: imagina que o cara vai requisitar pelo menos uma meia dúzia de páginas nesse processo de entrar, enviar a alteração de senha, dar uma olhada no ava etc. 6X600=3600 requisições de págna. Se isso acontecer em 10 min dá uma média de 6 requisições de página por segundo, de pico talvez chegue a 10requests/s. Você vai precisar de um setup bem maior que esse pra entregar 10pages/s...

Mas pensando em 600 usuários, a configuração do servidor é mais que suficiente. Eu tenho um setup igual a esse sendo usado em um projeto com 2000 usuários sem problemas. Mas tem que fazer o tunning do apache e do mysql senão não adianta nada aumentar a memória.

Só tem que tomar cuidado pra não convidar todo mundo pra acessar o moodle ao mesmo tempo... piscando

Abraços,

André Yamin.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por Toni Souza -

André,

Muito obrigado pela força! Demos uma ajustada nas configurações do banco e fizemos o tunning, agora vamos ver se resolve. : )

Grande abraço,

Toni souza

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Toni Souza

Re: Quantidade de acessos simultâneos.

por Alex Coelho -

Andre, como vc  resolveu? com 80 alunos , Moodle 3.5 caindo... só pra responder 1 fórum.

Contagem das avaliações:  -