Autenticação usando o email ou invés de username

Autenticação usando o email ou invés de username

por italo enio -
Número de respostas: 6

Bom dia preclaros membros desta comunidade.

Por acaso alguém pode me dar um help para configurar meu Moodle 2.4 para que o usuário faça o login usando o email cadastrado, ao invés de seu nome?

Muito obrigado a quem ajuda!

Abçs

(E Feliz Natal! Ho Ho Ho...)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à italo enio

Re: Autenticação usando o email ou invés de username

por André Yamin -

Bom dia Italo,

Se você não precisa guardar o username, vc pode fazer uma atualização em massa do username substituindo pelo email.

Basta exportar uma planilha com todos os seus usuários usando a opção 'Ações em lote sobre usuários'

Na planilha exportada substitua o título da coluna de email por 'username' e a coluna dos velhos username renomeie com 'oldusername'. O restante das colunas pode ser excluido. Exporte essa planilha com um arquivo csv, geralmente uso o ; como delimitador.

Faça upload dessa planilha em 'Carregar lista de usuários' e selecione as opções para atualizar dados de usuários.

Repare que esse é um procedimento bem delicado. O ideal é que você saiba exatamente o que está fazendo em todos os passos.

Boa sorte,

André.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Autenticação usando o email ou invés de username

por italo enio -

Legal André.

Sim, obrigado pela dica.

No meu caso, sempre uso um ambiente para desenvolvimento primeiro...Sabecomé né.

Isso seria facilmente aplicável quando há um cadastro previamente pronto de usuários.

Você conhece alguma solução para aquele usuário que, durante o curso, cadastrou-se? (é complicado ficarmos gerindo quem está fazendo o login com username e email). Estou estudando a configuração de papéis, mas ainda não encontrei uma saída.

Mais uma vez, agradeço sua super dica!

Abçs

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à italo enio

Re: Autenticação usando o email ou invés de username

por André Yamin -

Italo,

Se você quer que, daqui pra frente seus usuários utilizem um email para como username, basta fazer uma validação apropriada no campo de username do formulário de cadastro.

O arquivo que você tem que modificar fica em /login/signup_form.php.

Você vai precisar aprender um pouco sobre a biblioteca de de formulários do Moodle, mas até que é um hack simples de ser feito. A idéia é usar uma validação do tipo 'email' no campo username.

Abraço,

André.

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: Autenticação usando o email ou invés de username

por italo enio -

Entendi... essa sua orientação coube como uma bússola no meu bolso aqui.. dá para começar a entender como o moodle organiza essas informações.

Eu estou pensando em várias soluções.. no meu caso, estou integrando o moodle ao joomla, através do joomdle.... inclusive acessando o moodle no wrapper do joomla...

Só que tem alguns detalhes que percebi... O SSO está ok... mas quando eu faço o logout, o sistema vai para a página principal do moodle. Seria legal se saísse do wrapper e fosse para a página principal...(esta tela principal, ao clicarmos em acesso, aparece o formulário de login - e isso dentro do wrapper do joomla já logado).

Uma solução que eu estava pensando é em desabilitador o formulário de login no moodle (no joomla, o login dar-se-á pelo email)...

Mas no moodle, eu já desabilitei vários acessos para a plataforma (visitantes, botão de cadastro, etc)... só que não estou encontrando a opção que faz com que não haja a possibilidade do usuário ver o formulário de login...(embora possa se logar através do joomla - acessando o moodle).

Algo que eu estava pensando seria ir nos papéis e alterar alguma configuração para o Usuário autenticado... mas ai, antes resolvi expor esta ideia pra ti...não tenho certeza se o caminho seria esse.

O que acha?

Obrigado por fomentar nossa cabeça pensante, grande André Yamin.

(Obs: se eu usar aquela opção de colocar outra URL para o login, ok, consigo resolver, mas ai abre esta nova URL dentro do wrapper)

 

 

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à italo enio

Re: Autenticação usando o email ou invés de username

por Marcos Oliveira -

Olá Ítalo

Como você sabe ainda não instalei o 2.x mas acho que as soluções apresentadas não são bem o que você quer, principalmente a primeira sugestão (POG - Programação Orientada a Gambiarra).

Acredito que, se você criar um formulário seu, fica mais fácil, não sei no 2.x se tem como setar, mas nas versões anteriores é possivel indicar com qual arquivo o usuário deve fazer o login.

Agora, qual a real utilidade de se fazer isso?  Just think about it!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcos Oliveira

Re: Autenticação usando o email ou invés de username

por italo enio -

Olá Mister Soordle!

Que satisfação receber vossa mensagem.

Então... na verdade estou fazendo a integração com o pagseguro, mas usando o vm2. Todavia, os dados são alimentados pelo jomsocial, no joomla. Joomla não está fazendo a comunicação entre o banco de dados do vm2 e o do jomsocial. Para resolver isso, estamos usando o JFusion para integrar. O bacana é que a integração do joomla/jomsocial com o moodle se deu através do joomdle (fazendo o mapeamento dos campos de perfil).

Nessa salada toda, configuramos para a autenticação no joomla ocorra por email, ao invés do username (melhor para o cliente, aluno - para memorizar).

Na verdade, na hora de testar o logout do joomdle no joomla, usando o wrapper, eu mudava o papel para estudante, e fazia o teste. Ocorria o logout, mas o moodle carregava no wrapper, inclusive com o link de Acesso no canto direito. Neste caso, o usuário pode clicar ali em acesso, e terá novamente que fazer o login (a ideia é usar sempre o SSO - um login, um logout em todos os sistemas).

Resolvi testar com um usuário teste. O resultado foi positivo. Ocorreu o seguinte..o usuário teste logou... foi para o moodle no wrapper do joomla.

A partir do momento que ele clica em "sair", no sistema moodle... Há um refresh na página toda, saindo do wrapper e indo para a página inicial do Joomla... ou seja, ele não tem acesso mais ao formulário de login no moodle.

É teste em cima de teste.

Agradeço a todos pelas ideias!

Abraços e um feliz natal para todos! Ho Ho Hoboca aberta

Contagem das avaliações:  -