Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Victor Werneck -
Número de respostas: 14

Olá a todos!

Preciso de uma ajuda. Ao visualizar o resultado das avaliações, temos uma opção de efetuar a exportação das notas no formato Excel. Quando faço a exportação e abro o arquivo, é exibida a seguinte mensagem:

"O arquivo que você está tentando abrir, 'Avaliacao.xls', está em um formato diferente do especificado pela extensão do arquivo. Verifique se o arquivo não está corrompido e se é de uma fonte confiável antes de abrí-lo. Deseja abrir o arquivo agora?"

Pesquisei em alguns fóruns, mas não encontrei uma solução. Minha versão do moodle é a 1.9.10+ (Build : 20101201). Essa exportação funcionava antes, mas não está funcionando mais. A exportação em arquivo ODS também está com o mesmo problema. Somente em arquivo texto funciona.

Alguém tem uma dica para me ajudar?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Victor Werneck -

Caros, verifiquei que na verdade, qualquer relatório que eu tente exportar para XLS ou ODS estão com o mesmo problema, dando mensagem de arquivo corrompido. Alguém já teve algum problema desse ou tem alguma dica sobre como resolver?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Gisele Brugger -
Bom dia Victor, Com qual perfil de usuário está tentando fazer a exportação? Professor ? Administrador ? Confira nas configurações do perfil deste usuário se o mesmo tem a permissão para exportar : Home Page / ⟩ Administração do site / ⟩ Usuários / ⟩ Permissões / ⟩ Definir funções procure por : Exportação de notas: Planilha Excel e verifique se está com permissão. Até breve
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Victor Werneck -

Obrigado Gisele por sua resposta!

Estou tentando fazer a exportação com um usuário administrador. Ele chega gerar o arquivo XLS, porém ao abrir é exibida a mensagem de arquivo danificado. Nas funções do adminstrador, está marcado para "Permitir" a exportação para o Excel.

Inclusive já testei também marcando em Configurações gerais/Métodos de exportação da avaliação primária, a opção planilha excel como orientado em outros fóruns, mas não adiantou.

Estou achando que pode ser a codificação que o site utiliza para gerar o arquivo, pois os caracteres ficam criptografados ao abrir o XLS.

Se eu tento exportar em TXT, tem uma opção que marco para utilizar o separador com tabulações. Depois de gerar o arquivo, eu consigo abrí-lo corretamente por dentro do excel, utilizando o assistente de importação de texto. Somente o de Excel não funciona.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Gisele Brugger -

Dúvida:

O seu moodle está instalado em uma plataforma Windows ou Linux?

Qual charset está utilizando na base de dados? UTF8 ?

Qual charset está abrindo no excel? 

Tentou abrir o arquivo excel em outra máquina? Tente abri-lo por exemplo com o BrOffice.

Vamos solucionar...vai ver

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Victor Werneck -

Olá Gisele!

Desculpe pela demora no retorno. Nós utilizamos o Moodle aqui instalado em uma plataforma Linux. O Charset que está configurado é o UTF-8 mesmo. Quanto tento abrir os arquivos no Excel, eles também estão com a codificação Unicode (UTF-8).

Já abri em todas as máquinas que temos o excel aqui e inclusive com versões do Office diferentes. No BrOffice também ocorre o mesmo problema, inclusive se eu tentar exportar no formato ODS.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Eurico Sadao Kusaka -

Você utiliza fórmulas no seu sistema de notas? Se sim, verifique se elas são compatíveis e estão de acordo com os padrões do Excel. Fórmulas não aceitas pelo Excel podem causar isso.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Victor Werneck -

Olá Eurico!

Também não utilizo fórmulas. Estou colocando uma imagem de como fica quando abro pelo Excel.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Victor Werneck -

Pessoal, alguém tem mais alguma dica sobre esse assunto? Até hoje não consegui resolver esse problema e precisava desses relatórios. Alguém pode ajudar?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Eurico Sadao Kusaka -

Você já experimentou a opção "Abrir e reparar" do Excel? De repente funciona... não custa tentar. Para isso, no Excel, clique em Abrir e, na janela que abre, vá lá embaixo nas opções de Ferramentas e escolha a opção citada acima. Em alguns casos, funciona.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Victor Werneck -

Olá Eurico! Sua sugestão deu certo realmente. Porém antes não precisávamos fazer esse processo, abria direto. Você sabe informar se tem alguma configuração, codificação, formato, enfim, alguma coisa que está fazendo o arquivo ser gerado dessa forma?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Eurico Sadao Kusaka -

Na comunidade intenacional, existem muitos relatos desse problema e existem muitos reparos sendo feitos. De repente, é um bug da sua versão do Moodle. Talvez um upgrade de versão resolva o problema.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Marilson MOC -

Ola Pessoal,

Estou com o seguinte problema:

Preciso exportar para o excel uma lista com todos os alunos, porém aparecendo a qual grupo ele pertence.Alguém já conseguiu fazer isso?

Ou seja uma lista com todos os participantes, porem que eu consiga filtrar por grupos.


Abraços,


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por ROGERIO RODRIGUES -
Prezado Eurico, bom dia.
Encontrei aqui alguns de seus comentários e gostaria de saber se pode me ajudar
Estou tentando obter um relatório do moodle no caminho Administração do Site>Relatórios>Logs.

Minha primeira dúvida é:
1. Não consigo definir uma data específica? (semanal, mensal, trimestral, etc). No moodle que usamos aqui não tem esta opção, somente diário ou todos os dias.


2. Ao solicitar um relatório com os respectivos logs, em excel por exemplo, eu consigo gerar o arquivo mas ao tentar abrir apresentar o seguinte erro: "O Excel não pode abrir o arquivo porque o formato ou a extensão não é válida. Verifique se a extensão corresponde ao formato do arquivo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Victor Werneck

Re: Relatório de notas não está sendo exportado em Excel

por Matheus da Silva Menezes -
Prezados.

Para a resolução do problema, tive que acessar a pasta course e modificar o arquivo lib.php.

1) Procure o script :

 $formatDate =& $workbook->add_format();
 $formatDate->set_num_format(get_string('log_excel_date_format'));

2) Altere para :

  $add_format_data = $workbook->add_format();
  $formatDate =& $add_format_data;
  $formatDate->set_num_format(get_string('log_excel_date_format'));

Esse erro acontece pelo fato que a linha com "$formatDate =& $workbook->add_format();" aceita somente comparação de variáveis por isso ocorre o error :
Strict Standards: Only variables should be passed by reference in ...

OBS : O script acima é duplicado para cada formato de relatório no mesmo arquivo.

OBS 2 : O error só é mostrado quando aberto no libreoffice.

Especificações :
version : 2013111803.00
release : 2.6.3

Espero ter ajudado.


Contagem das avaliações:  -