URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por miguel raimberg -
Número de respostas: 7

Meu problema é o seguinte, estou formando um curso com três turmas distintas, então criei uma categoria de curso, e dentro desta três subcategorias, uma para cada turma, e dentro das subcategorias criei as disciplinas de cada turma. Então vem o problema, como faço para que os alunos da turma A não tenham acesso as disciplinas das outras turmas, assim também como as turmas B, C. Este problema está quase me fazendo desistir de utilizar o moodle, pois ficaria uma coisa sem privacidade. ME AJUDEM....

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à miguel raimberg

Re: URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por italo enio -

Olá Miguel, Olha, nesse caso, como são turmas distintas, eu acho melhor montar 3 cursos... só que no título do curso, você coloca CURSO X - TURMA A, no outro curso coloca CURSO X - TURMA B e assim por diante. No seu caso, acho que fazer uso de subcategorias acaba trazendo confusão... Eu estou montando um e separei por categorias apenas... Bom, essa é minha dica. Abraços e sucesso!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à miguel raimberg

Re: URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por André Yamin -

Olá Miguel,

O curso vai ser dado para todas as turmas ao mesmo tempo? Se sim, não vejo a necessidade de fazer três cursos distintos. Crie três grupos dentro de cada disciplina e trabalhe com "grupos separados".

Só vejo a necessidade de fazer cursos distintos se as atividades (fóruns, questionários) tiverem datas de encerramento distintas pra cada turma. Caso contrário, use apenas uma disciplina para as três turmas, vai simplificar a manutenção.

Mas voltando à sua pergunta inicial, se você optar por fazer uma disciplina para cada turma, basta configurar as disciplinas para impedir acesso de visitantes e inscrever os alunos de cada turma somente nas disciplinas da sua turma que o acesso está limitado.

Pra terminar, não desista do moodle até que você conheça suas funcionalidades. Existem muito mais recursos do que você imagina.

Um abraço,

André Yamin.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à André Yamin

Re: URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por miguel raimberg -

Prezado André, entendi perfeito a sua grande explicação. Deixa eu te falar melhor a minha intenção: Vou montar as turmas para um colégio de ensino médio, e são para as três séries, 1º, 2º e 3º ano. Portanto quero que os alunos do 1º ano tenham acesso somente as disciplinas do 1º ano, e assim com as outras turmas também. Olha pretendo também fazer com os professores, que cada um tenha acesso somente a sua disciplina, hoje da forma que esta um professor tem acesso a qualquer disciplina. Preciso urgentemente da sua ajuda.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à miguel raimberg

Re: URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por André Yamin -

Miguel,

Como eu desse lá em cima, basta inscrever os alunos e professores somente nas disciplinas que lhe cabem e garantir que os cursos não estejam abertos a visitantes nem com a função de auto-inscrição ligada.

Abraços,

André Yamin.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à miguel raimberg

Re: URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por italo enio -

Olá..

Olha, hoje eu fiquei desde as 9h testando várias formas de justamente resolver um problema igual ao seu, que é o de "separar" grupos.

Primeiro, eu fiz o esquema das categorias, ou seja, criei uma categoria Turma "A" - INÍCIO NA 1ª SEMANA DESTE MES... em seguida, criei duas SubcategoriaS dentro dela com o seguinte nome: DISCIPLINA DE MATEMÁTICA (exemplo) e DISCIPLINA DE PORTUGUÊS... e dentro de cada uma destas subcategorias, eu criei três subcategorias para cada, ficando assim:

-CATEGORIA: TURMA "A" - INÍCIO NA 1ª SEMANA DESTE MÊS:

- CATEGORIA: TURMA "B" - INÍCIO NA 2ª SEMANA DESTE MÊS:

Em cada uma das categorias acima, criei:

SUBCATEGORIA: MATEMÁTICA, código: matematica"A"

SUBCATEGORIA: MATEMÁTICA, código:matemática"B"

SUBCATEGORIA: PORTUGUÊS, código: portugues"A"

SUBCATEGORIA: PORTUGUÊS, código:portugues"B"

Então eu desloquei as subcategorias para suas categorias correspondentes (TURMA "A" e TURMA "B").

No final deu certo, consegui criar cursos, separando-os por data de início e disciplinas (para separar por conteúdo também, basta criar mais subcategorias dentro das outras subcategorias, só atentando para alterar o nome que preenchemos no campo abaixo do nome dado a categoria (esse nome não pode repetir - é o termo que usei, denominando-o de "código")

Agora só tive um problema!! olho roxo

Na hora de configurar a tela de apresentação, aquela do início, a tela principal, vixe maria! Apareceu uma penca de cursos disponíveis...

Fui lá, mexi na configuração da tela principal, e o máximo que consegui para evitar aquela lista gigante de cursos, foi configurar para exibir apenas os cursos por categoria (tive que excluir a opção de exibir todos os cursos disponíveis).

Agora estou mexendo em grupos... estou montando um grupo TURMA "A" e um grupo TURMA "B", tendo apenas um curso disponível, para ver como é que fica... Acho que nesse caso agora, vou ter problemas com as senhas para ter acesso às disciplinas (porque separar por grupo de Turmas de início tá tranquilo), mas separar por Turmas por Disciplina (tudo com senha)...e com 02 datas de início distintas... vixe... já está ficando complicado.

Se alguém puder nos ajudar...rs...

Bom, Tudo acima é fruto de aprender fazendo... e vamo que vamo!

Abçs!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à italo enio

Re: URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por Eurico Sadao Kusaka -

Apenas um conselho: depois de configurar categorias,subcategorias, turmas, disciplinas, etc., acessa como aluno; ou então cria um aluno teste e cadastra em um curso, acessa e visualiza como aluno. O aluno não vai ver tudo isso: apenas os cursos em que ele está inscrito. Faz esse vai e vem, sempre que estiver configurando cursos, pois, no final, o que interessa é que o aluno visualize e encontre as coisas da forma mais simples e fácil possível. Isso é importante porque a visão do aluno é totalmente diferente da do administrador, que enxerga tudo.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: URGÊNCIA - PROBLEMAS COM GRUPOS

por italo enio -

Bem lembrado Sr. Eurico.

Eu já fiz um cadastro de aluno. 

Na verdade, eu consigo "ver" melhor o curso com os olhos do aluno.

Como admin, muitas janelas de configuração e edição aparecem, causando um certo desconforto na hora de criar um curso do formato que eu gostaria.

Eu pensei pensei pensei.... deitei um pouco e fiquei a refletir...(são tantas variáveis nesse curso = vários cursos, início em datas diferentes, vários temas separados por módulos/assuntos).

Como fazer com que a página principal exiba para aquele que não fez nenhum curso, apenas "1" curso disponível (e não vários, em razão da multiplicidade de turmas).

Me veio uma luz... Se eu fizer diferentes grupos no seguinte formato:

TURMA A - INÍCIO NA 1ª SEMANA DESTE MÊS - MATEMÁTICA - ARITMÉTICA

TURMA A - INÍCIO NA 2ª SEMANA DESTE MÊS - MATEMÁTICA - ARITMÉTICA

TURMA B - INÍCIO NA 1ª SEMANA DESTE MÊS - MATEMÁTICA - ALGEBRA

TURMA B - INÍCIO NA 2ª SEMANA DESTE MÊS - MATEMÁTICA - ALGEBRA

TURMA C - INÍCIO NA 1ª SEMANA DESTE MÊS - MATEMÁTICA - GEOMETRIA

TURMA C - INÍCIO NA 1ª SEMANA DESTE MÊS - MATEMATICA - GEOMETRIA

Fazendo dessa forma, não vai aparecer uma lista gigante de cursos disponíveis.. uma vez que o curso mantém apenas uma única categoria:

TURMA A - MATEMÁTICA - ARITIMÉTICA

TURMA B - MATEMÁTICA - ÁLGEBRA

TURMA C - MATEMÁTICA - GEOMETRIA.....

Teria que desabilitar a função de inscrição automática e também a de visitante, como disseram nossos colegas aqui.

Mas ai me veio a cabeça.. ok ok ok... Mas quando acontecer o que já mencionaram neste frutífero fórum, o fato de um concentrar um grande número de alunos inscritos e professores também, o trabalho do adm de grupos vai ser árduo, fora ainda que, multiplicando os grupos, ao invés dos cursos (categorias e subcategorias), haverá sempre um professor, e um tutor....

Tudo eu procuro ver com os olhos do aluno, inclusive daqueles "espertinhos" que trocariam senhas e logins para ter acesso ao conteúdo futuro. Num fórum, os alunos em contato com outros poderiam fazer isso.. ai seria mais um problema.

Acho muito interessante este fórum, pois ele é muito ativo... Cada participação que leio aqui, me dá idéias e procuro ler mais ainda outros manuais.. comecei com o moodle semana passada, e já li 3 manuais... indo para o 4. agora...rs.. um da Unb... e vamos que vamos!

Obrigado pessoal, e como disse anteriormente, façam todas as críticas e sugestões que lhe vierem a cabeça, pois é isso que faz deste fórum, uma ferramenta mágica de se aprender fazendo. 

Contagem das avaliações:  -