Erro no moodle 1.9.8

Erro no moodle 1.9.8

por Mauricio Moreira Junior -
Número de respostas: 8

Olá pessoal, blz?

Estou com alguns problemas no moodle, em certo momentos aleatórios o moodle exibe a seguinte mensagem de erro:
"No modules installed!" (Está mensagem aparece quando o moodle carrega a página de algum curso.)

Outras vezes ele exibe a seguinte mensagem:
"This is an unknown context () in get_child_contexts!" ( Está mensagem apareceu algumas vezes quando carrega a página inicial do moodle )

Ps.: Estou com 1700 usuários cadastrados no sistema.

Alguma pode me ajudar?
Estou utilizando moodle 1.9.8 e sql server 2005 express.

Desde já agradeço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mauricio Moreira Junior

Re: Erro no moodle 1.9.8

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Particularly helpful Moodlers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Maurício

 

você instalou algum plugin de terceiros ou está utilizando scripts seus/de terceiros que alteram diretamente a base do Moodle? Caso positivo, o problema pode estar nesses scripts; caso contrário, tente atualizar para a versão 1.9.11 e ver se o problema persiste. Tentar alguns testes do seu banco de dados também pode ser interessante.

 

Abraço,

Daniel

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Erro no moodle 1.9.8

por Mauricio Moreira Junior -

Olá Daniel.

Não instalei nenhum plugin de terceiro. Porém, criei 2 blocos com scripts meus. Estes scripts não alteram nenhum dado das tabelas do moodle, somente consultam, mas alteram as suas próprias tabelas.

Com relação ao banco de dados vou fazer desfragmentação dos índices.

Nesses scripts não fiz programação para criação de instancia, fui direto para a funcionalidade, pode ser isto?

 

Obrigado. Grande abraço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mauricio Moreira Junior

Re: Erro no moodle 1.9.8

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Particularly helpful Moodlers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Maurício

 

é importante utilizar os mecanismos do Moodle para a correta instalação dos módulos/blocos (http://docs.moodle.org/en/Development#Make_a_new_plugin) e também no processo completo de criação do curso (https://github.com/moodle/moodle/blob/6720f29ccf3046e9472bf71d7d49c614a3d980c7/course/edit.php#L97) ou categoria, que envolvem a criação de seus respectivos contextos.

 

Abraço,

Daniel

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Erro no moodle 1.9.8

por Mauricio Moreira Junior -

Olá Daniel.

 

Verifiquei os dois blocos que criei, há principio não tem nada de errado com eles. Eu apenas deixei de criar a pasta db e criei as tabelas direto no banco.

Você me passou outro link, mas não entendi.

Abraço.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mauricio Moreira Junior

Re: Erro no moodle 1.9.8

por Daniel Neis Araujo -
Imagem de Core developers Imagem de Particularly helpful Moodlers Imagem de Plugin developers Imagem de Translators

Olá, Maurício

 

o segundo link é para  o trecho de código do moodle que cria o curso. Se o seu código cria cursos, você deve dar uma olhada se está executando todos os passos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Daniel Neis Araujo

Re: Erro no moodle 1.9.8

por Mauricio Moreira Junior -

Olá Daniel.

Ainda não consegui resolver este problema. Vou te explicar como acontece o erro:

Um dia normal, trabalho o dia todo, alterando atividades, cadastrando cursos, etc. Aí de repente aparece o erro "no modules instaled", na página inicial do curso. Clico em continuar e ele volta funcionar normalmente. O outro erro acontece da mesma forma.

Estou achando que pode ser limitação do banco de dados SQL Server 2005 express.

Outro fato interessante é que às vezes (poucas vezes) não carrega alguns dados, ai atualizando o navegador os dados são carregados. Ontem, por exemplo, aconteceu o seguinte: A minha chefe acessou o link participantes do curso X, ai exibiu 0 participantes, ela me falou e eu entrei e exibiu todos os alunos, ai ela entrou e exibiu todos os participantes.
Às vezes, poucas vezes, acontece isso, algumas informações carregadas do banco não carregam.

Posso estar errado, mas se fosse problemas no scripts dos bloco que criei este erro ("no moudles installed") apareceria todas as vezes que eu fosse entrar no curso que tem os blocos criados por mim. Concorda?

Resumindo não sei muito que fazer, acha que o problema está na versão do banco de dados. Mas não tenho certeza.

Ps.: Recebo muitos e-mails do moodle com a seguinte mensagem: Insert into table mdl_log failed.


Obrigado. (desculpa de "alugar" tanto)

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Mauricio Moreira Junior

Re: Erro no moodle 1.9.8

por Wagner Landim -
Maurício, quando recebíamos tantas mensagens " Insert into table mdl_log failed" o motivo era que a tabela mdl_log estava corrompida e tinha que ser reparada. Ela corrompia-se porque usávamos a tabela MyISAM ao invés de InnoDB no MySQL.
Contagem das avaliações:  -