Configuração do moodle

Configuração do moodle

por Lucy Sumensari -
Número de respostas: 1

Olá!

Será que alguém consegue me ajudar? Hoje o meu moodle está hospedado em um servidor dedicado junto com o site da minha instituição.

Segundo os técncios da empresa de locação , é necessário uma mudança na linguagem de programação onde eles se encontram.

Eu gostaria de saber, se algu´me puder me orientar, se pode haver algum impacto no moodle com essa alteração e em que, caso haja?

 

" Recomendamos a troca do suPHP para o PHP tradicional.

 

 

 

 

 

 

 

A substituição do suPHP pelo PHP tradicional deverá dar ganho de performance e redução no consumo de recursos no servidor.

Sobre diferenças entre essas versões, o suPHP lhe dá 2 vantagens:

1 - Pode alterar diretivas do PHP livremente. Para isso, basta editar o arquivo "php-cgi.ini" alocado na raiz de cada hospedagem do servidor.

2 - Arquivos/diretórios criados via aplicação herdam seu login de FTP como Owner e Group, ao passo que o PHP tradicional não o faria, o que exigiria tratamento de permissões em sua aplicação para tais arquivos/diretórios.

Em contra-partida, o PHP-CGI consome mais recursos que o PHP tradicional. Esse é o problema no servidor. Suas aplicações consomem muito recurso de CPU.

Autorizando a mudança do PHP do servidor, precisará considerar os seguintes pontos:

1 - Quais diretivas do PHP sua aplicação requer para trabalhar corretamente.

2 - Caso sua aplicação crie arquivos e/ou faça qualquer tipo de manipulação nos mesmos, precisará acrescentar um tratamento de permissões em seus scripts para que os arquivos possam ser manipulados pela sua aplicação assim como por você via FTP.

Muito Obrigada!

Luci

Em resposta a 'Lucy Sumensari'

Re: Configuração do moodle

por Vianei Mayolo -

Oi Lucy,

Este PHP "normal" possui uma versão, vale lembrar que o Moodle querer versão 4.1.0 ou superir, mas sem dúvida é interessante que a versão a ser instalda seja no mínimo 5.2.2.

Mas segundo a descrição do suporte, acredito que o item que realmente pode lhe causar algum problema é com relação a permissão dos aquivos publicados pelos professores, e a possibilidade de acessar os mesmos via FTP se for necessário. (item 2 referente ao PHP normal).

A versão do PHP atendendo os requisitos mínimos do Moodle, o que pode ser necessário após a mudança de versão é alguma customização de configurações do "php.ini". O que não é um problema.

E quanto aos arquivos "criados pela aplicação" como se referem, vale questionar esta equipe de suporte, explicar que no Moodle o professor posta arquivos... e que os alunos entregam arquivos... Enfim, questionar se estes arquivos ainda poderão ser acessados normalmente pela aplicação após a mudança de servidor.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente, Vianei.