Como saber a data de inscrição?

Como saber a data de inscrição?

por José Carlos Antonio -
Número de respostas: 17
Olá para todos,

Gostaria de saber se é possível encontrar a data de inscrição de um aluno em um dado curso. Nos relatórios aparece apenas o último login, mas não encontrei onde está a data em que o aluno se inscreveu no curso (estou usando a inscrição por meio de senha).

Alguém pode ajudar?

Abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lucas Arantes -
Olá José Carlos,

No relatório das atividades > Todos os acessos, do aluno existe uma ação chamada "course enrol", não seria isso?

Abraço
Lucas
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Arantes

Re: Como saber a data de inscrição?

por Eurico Sadao Kusaka -
Como colocou o Lucas, dentro do curso vá em Relatórios e escolha o Nome do aluno, Todas os dias; Todas as atividades, Todas as ações e clique em Mostrar. Se for para verificar de um aluno ou outro, tudo bem. Agora, se você tiver uma base de alunos grande e quiser ver de todos os alunos, isso vai virar uma loucura. Nesse caso, acho melhor encontrar um outro meio de consulta direta à base de dados.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lino Vaz Moniz -

A data de inscrição do aluno no curso fica na tabela mdl_role_assignments no campo timestart. Nos relatórios do Moodle, esse dado não vem. Ainda não consegui localizar um relatório do Moodle que extrai essa informação.

Você pode extrair essa informação escrevendo diretamente o comando SQL na base de dados. Caso preferir posso lhe enviar o comando SQL.

Uma outra alternativa é usar GMoodle – Um software complementar do Moodle que extrai relatórios avançados.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Como saber a data de inscrição?

por José Carlos Antonio -
Olá Lino,

Obrigado pela dica do GMoodle. Não conheço ainda, mas vou dar uma boa olhada; parece bem promissor. Se puder me mandar o SQL pelo meu e-mail (profjc arroba gmail.com) eu agradeço muito.

Grande abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lino Vaz Moniz -

E aí José, tudo beleza.

Cara segue o comando SQL para extrair data de matrícula do aluno no curso.

SELECT u.firstname,u.lastname,rs.timestart FROM mdl_role_assignments rs INNER JOIN mdl_user u ON u.id=rs.userid INNER JOIN mdl_context e ON rs.contextid=e.id WHERE e.contextlevel=50 AND e.instanceid=?

O parâmetro e.instanceid=? deve ser do id do curso. É meio doido, mas o comando é esse. Funciona para versão 1.7 ou superior do Moodle. Para versão 1.6 o comando dever ser outro.

Eu uso esse comando dentro do GMoodle. Sou desenvolvedor e idealizado do GMoodle. Qualquer coisa estou a disposição.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lucas Arantes -
Boa dica, esta do GMoodle msm... Vou testá-lo, isso é, se conseguir instalá-lo, pq parece meio complicada a instalação dele, não é?
Tem que instalar e configurar todos programas abaixo?
Java 6 Ambiente de Java http://java.sun.com/javase/downloads/widget/jdk6.jsp Tutorial
JBoss 4.2.1 Servidor de Aplicação Java http://sourceforge.net/projects/jboss/files/JBoss/JBoss-4.2.1.GA/jboss-4.2.1.GA.zip/download

Tutorial

MySQL Sistema de Banco de Dados http://dev.mysql.com/downloads/mysql/ Tutorial
GMoodle Sistema de Gestão do Moodle http://www.badiu.net/gmoodle/download Tutorial

Abraços
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Arantes

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lino Vaz Moniz -
Oi Lucas,
GMoodle realmente não muito fácil de instalar caso não tenha familiaridade com Java. Eu mesmo uso um servidor VPS Java (http://www.jspzone.net/vps.htm) que vem com ambiente Java já configurado. Uso uma interface gráfica webmin pela web que facilita o processo. Esse servidor é externo. No seu plano básico de 19 dólar mensal dá para instalar GMoodle. Há opção de adquirir hospedagem comercial do GMoodle ofertado no próprio site do GMoodle. Tente fazer instalação. Qualquer coisa dê um sinal que estou a disposição para ajudar.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lucas Arantes -
Lino,

Muito obrigado pela atenção e informações sobre o GMoodle.
Quanto a informação do primeiro acesso do aluno, achei que fosse alguma outra opção diferente desta que já conhecia, sendo assim acho que esta informação não resolve o problema do nosso colega (José Carlos), pois este "primeiro acesso" é referente à plataforma e não ao curso, não é? Talvez a instrução que sugeriu seja mais adequada. O q vc acha?

Abraços à todos
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Arantes

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lino Vaz Moniz -
Lucas,
Você está certo. O “primeiro acesso” que aparece no perfil é referente a Plataforma e não ao curso. Acabei de fazer um teste e notei que eu estava enganado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Como saber a data de inscrição?

por Silvio Cesar Silva -

  O caminho mais rápido é acessar o perfil do aluno. Essa informação (first acess) está disponível  na versão 1.9.8, não me lembro se está disponível nas anteriores.

  Abraços,

  Silvio

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Silvio Cesar Silva

Re: Como saber a data de inscrição?

por José Carlos Antonio -
Olá Silvio, Lucas e Eurico,

Valeu pelas dicas. Eu estou com a versão 1.9.7 e nessa versão já tem a opção de checar o primeiro acesso. O problema agora é saber se assim que o aluno digitar a senha e se inscrever no curso esse já será o seu primeiro acesso. É isso?

Aproveitando a conversa sobre versões, quando atualizei do 1.6.6 para o 1.9.7 tive um trabalho imenso por causa de templates modificados, base de dados que não conversava, etc. Agora que estou com a versão 1.9.7 e, considerando que a 1.9.8 pode facilitar um pouco mais as coisas para mim, gostaria de saber se a atualização da 1.9.7 para a 1.9.8 é sossegada ou se corro o risco de ter vários outros problemas de novo. Os meus cursos começaram hoje e não quero correr riscos desnecessários. O que vocês me dizem?

Abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lucas Arantes -
José Carlos,

Não encontrei esta opção de "checar primeiro acesso", mas acho que esta opção pode mostrar o primeiro acesso do usuário na plataforma e não no curso, será que não?

Com relação a atualização, não corre muito risco. Basta fazer backup de tudo (base de dados e arquivos de sistema) antes de mais nada e depois de instalada a plataforma nova copiar os temas, módulos e blocos que estavam na antiga. A única coisa que vc precisará mexer serão as coisas alteradas no código das páginas do sistema, como forma de customização. ok?

Abraços à todos
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Arantes

Re: Como saber a data de inscrição?

por José Carlos Antonio -
Obrigado pelo incentivo Lucas. Vou tentar criar coragem. É que a plataforma dessa instalação foi toda customizada por "outros" e "só os deuses e esses outros" sabem exatamente onde mexeram. Isso já me deu uma baita dor de cabeça na última atualização. Agora estou seguindo o velho provérbio que diz que "cachorro mordido de cobra corre até de linguiça". sorriso

Abraço,
JC

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à José Carlos Antonio

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lucas Arantes -
Acho que eu já vi isso em algum lugar, viu José Carlos... rs... Mas boa sorte com a atualização e qualquer coisa, se eu puder ajudar... entre em contato.

Abraço
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lucas Arantes

Re: Como saber a data de inscrição?

por Lino Vaz Moniz -
A informação do primeiro acesso do aluno no curso fica no perfil do aluno. Entre no curso do Moodle. Clique no link participantes. Selecione o participante, ou seja, clique no nome do participante, será exibido a tela de com informações do aluno no curso. Nessa tela, a primeira aba é a do perfil que contem informações como Primeiro Acesso, Último Acesso, Função e Grupo etc
Contagem das avaliações:  -