Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Gilvan Marques -
Número de respostas: 11
Imagem de Translators
Boa tarde,

Tenho duas perguntas ao pessoal da comunidade:

Como posso vender minha prestação de serviços em moodle sem utilizar o nome "MOODLE" ou sua logomarca?

Será que somente os dois "parceiros" no Brasil podem utilizar esse nome ou marca?

Pergunto isso porque hoje recebi um email do pessoal do moodle informando que meu site usa indevidamente a marca moodle para fins comerciais. Sério? Digite "consultoria moodle" ou "serviços moodle" ou "cursos moodle" no google e você terá na consulta centenas de empresas que vendem, fazem cursos e até são "parceiras moodle".

Não queremos e não temos intensão de ser parceiros da empresa moodle, mas vendemos (também) a prestação de serviços nesse software livre.

A outra pergunta é:

Temos um plataforma completa, baseada em moodle, com suporte técnico especializado, com os melhores módulos e plugins da comunidade e em parceria, com treinamento e templates de cursos pré-formatados. Como vou oferecer esse plataforma? Claro que darei os créditos do núcleo Moodle, mas posso escrever esse nome "Moodle" ?

Participo aqui da comunidade há muito tempo e agora começo a entender proque pessoas de gabarito simplesmente deixam isso de lado.

Agradeço a quem já teve experiência com esse tipo de problema. As críticas da concorrência, dispenso.

Gilvan Marques
www.educmedia.com.br





Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Marcos Alexandre Bronoski -
Gilvan, desconheço se existe algum impedimento jurídico...e se existir...deve no mínimo ser um contra-senso. A possibilidade de disponibilização de recursos do ambiente "Moodle" (agora estou com medo de utilizar o nome tbem, rs...quem sabe trocamos o nome para "O inominável" rs )....só gera um crescimento para a comunidade além da própria evolução da própria ferramenta, além do que, se alguém precisar de algum suporte, procurará as pessoas competentes para isso que estudaram e investiram para tal. Deve haver algum engano de interpretação !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcos Alexandre Bronoski

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Vou explicar:

No meu site tinha uma logo do moodle e qdo clicava nela, direcionava para os meus cursos, que são pagos.

Como não pago royalties para eles pelo uso da logo do m... então não posso colocar a logo no meu site. Acredito que posso prestar serviços ou mesmo criar algo em cima do moodle e vender para comprar as fraldas dos muleques, assim como alguém pode criar cursos de Word e nem porisso será incomodado pela Microsoft. Pelo contrário, ajudo a divulgar a nome do M... na comunidade, divulgo nas empresas que presto serviços, estamos criando um curso totalmente gratuito de M... para os professores ou profissionais que não conhecem a ferramenta e vamos disponibilizar aqui no fórum, GRATUITAMENTE.

Agora, me poupem, o concorrente ter a cara de pau de mandar um email para o M... e eles virem me encher o saco por causa disso... ninguém merece. Mês que vem lançaremos a plataforma AFFIX baseado no M..., GRATUITA, onde qualquer leigo instala facilmente, cria um curso através de modelos e tem estruturada toda sua EAD em um único software (Livre). So ganhamos dinheiro vendendo o nosso serviço, porque se não fosse por essa comunidade esse software M... não iria pra frente.

Me desculpem o desabafo e minha perda de tempo fazendo vocês lerem isso.

Gilvan.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Gisele Brugger -
Ops.. isso é sério.
Vejamos o que diz a licença da Marca Moodle :

http://docs.moodle.org/en/License

Trademark License for Moodle

The name Moodle™ is a registered trademark of the Moodle Trust.

If you are intending to use the name (and/or logo) to advertise generic Moodle services (eg Moodle Hosting, Moodle Support, Moodle Certification, Moodle Training, Moodle Consulting, Moodle Customisation, Moodle Courseware Development, Moodle Theme design, Moodle Integrations, Moodle Installations, etc) or as the name of a software package, then you must seek and receive direct permission in writing from the Moodle Trust via the moodle.com helpdesk, in accordance with normal trademark restrictions.

There are no restrictions on how you use the name in other contexts (for example, if you use Moodle just to provide courses then you can use the name freely to refer to it.) If you aren't sure of a particular case, please ask us via the moodle.com helpdesk: we'll be happy to either provide you with official permission in writing or help you fix your wording.

Neste caso de consultoria/treinamento/hospedagem etc.. deveríamos então solicitar o uso da marca MOODLE via moodle.com helpdesk
Bom .. foi isso que entendi..



Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
É Gisele, eu li sobre isso. Só pode usar para publicar algo gratuito ou, se for o tal do M... partner. Aff.

Ganhar dinheiro, não pode. Só eles podem.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Ricardo Caiado -
Qual o pré-requisito para ser um Moodle Partner?

Já ouvi dizer que basta ter um número "x" de posts no fórum do Moodle.

Alguém poderia me confirmar isso?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Jose Vidal de Melo -
Em resposta à Jose Vidal de Melo

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Jose Vidal,

Não, não, não, vai por mim, apesar de todo esse estrelismo do moodle, ele é bem melhor que os outros softwares livres. O i-educar tem uma série de problemas que nem se comparam aos anos de desenvolvimento do moodle.

Gilvan
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Só para finalizarmos essa discussão de 1 dia, acho que está bem explicado. Não pode usar nem a palavra "moodle" se você for ganhar alguns trocados. Exemplo: nunca coloque no seu site que você faz "hospedagem moodle" , mas você pode colocar "hospedagem de ambiente virtual de aprendizagem" sai muito melhor e evita comentários como "mudo?" . Dinheiro, só para os parceiros.

Só espero que o pessoal do WordPress, Joomla, MidiaWiki, Mahara e tantos outros não me processem daqui pra frente por usar suas logos de software livre.

Boa noite a todos e desculpem minha chatice hoje.



O link:

http://moodle.com/helpdesk/index.php?_m=knowledgebase&_a=viewarticle&kbarticleid=5

The word Moodle is a legally registered trademark, and can not be used to promote Moodle services (hosting, training, consulting, etc) without permission. For example, you can not advertise "Moodle hosting" without permission because this is a specific service that Moodle Partners offer.

Typically only Moodle Partners are given permission to use the Moodle trademark for commercial purposes.

If you are just using Moodle as a user to publish courses (even if you are charging for them), that's fine!

If you are just writing or talking about Moodle, that's fine, no problem!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gilvan Marques

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Eurico Sadao Kusaka -
Gilvan,
 
Sou solidário a você.
De fato é triste ver que alguns poucos, pelo fato de terem conseguido ser "partners" começam tirar proveito disso para intimidar os outros milhares de moodlers que, na verdade, são aqueles que fizeram o Moodle ser o que é hoje. Pode ter certeza que para cada "partner", existem milhares de moodlers "não partners" mas que foram e são os responsáveis pelo que o Moodle é hoje.
 
Eu também ganho dinheiro com o Moodle. Acredito que não é a logo Moodle que vai fazer com que os outros acreditem ou comprem aquilo que estou vendendo. Construí meu nome como moodler em anos dedicados a contribuir e ajudar, como você e tantos outros, o Moodle a se tornar o que é hoje. Fomos nós que ajudamos a vender, a fazer com muitos passassem a acreditar e adotassem o Moodle. Esse crédito ninguém vai tirar de você nem dos demais moodlers, queiram os "partners" ou não.
 
Um abraço,
Sadao
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Pergunta aos entendidos em direito em relação à marca Moodle

por Gilvan Marques -
Imagem de Translators
Recebi a minha resposta hoje do pessoal do Moodle:

Dear Gilvan,

Only Moodle Partners may use the Moodle name (or Moodle logo) for promoting commercial services (hosting, consulting, training, etc). Problems arise when organisations use phrases like "Moodle Hosting" or "Moodle Course Content". I suggest you use more general phrases such as "VLE training" or "CMS content". More leeway is given when ambiguous phrases are used. Hint: to avoid violating the Moodle trademark, be creative in the way you advertise your services and don't try to pass your business off as a Moodle Partner.

If you are unsure about how your site is using the name just send us a link and we'll let you know if it complies with our trademark rules. In many cases we can offer suggestions on how you can change your site so it's not in violation of the Moodle trademark.

http://educmedia.com.br/produtos/moodle/ this page is completely fine because it does not promote or advertise Moodle commercial services.


É isso aí gente, abraços, foi realmente o que discutimos ontem aqui no fórum.

Gilvan

Contagem das avaliações:  -