Atividade Língua e Linguagem

Atividade Língua e Linguagem

por Christiane Pinheiro Domingues Lima -
Número de respostas: 0

Olá  Profa. Ivanise.

Começo com a citação de Houaiss, 1977:11: "Uma língua é, assim, um bem comum que será tanto mais meu quanto mais for de todos, o que só se faz possível porque cada um pode fazer do bem comum um uso pessoal sem que o bem comum sofra, mas, ao contrário, se faça mais bem comum ainda."

A partir das aulas sobre conceitos de língua e linguagem posso expor o meu entendimento sobre cada um deles, sendo língua um sistema de signos e que se dá apenas no campo verbal, ou seja quando falamos ou escrevemos, dentro de uma comunidade onde as pessoas se interagem. Já a linguagem, é mais ampla engloba toda forma de expressão, como gestos, imagens, olhares, sons, palavras, movimentos ou seja também pode ser verbal e não verbal.

No artigo citado de Luciana Arruda destaco o seguinte parágrafo escrito pela Professora Ana Lúcia Novelli, sobre  uso da linguagem e da fala, ela diz que "é exatamente em torno da linguagem que o pensamento, a consciência e a reflexão se articulam e possibilitam a organização do mundo pelos homens que, por si, se tornam capazes de estabelecer uma relação de autonomia a sua própria vivência nesse mundo organizado".  

Com  palavras simples e objetivas neste artigo concluo meu entendimento sobre língua e linguagem.

Boa Noite.

Contagem das avaliações:  -