Cadastro de Usuários

Cadastro de Usuários

por Aline Bergamo -
Número de respostas: 17
Olá!

Estamos utilizando o Moodle para testes na faculdade.
O software já está instalado, criei alguns cursos e já cadastrei alguns usuários manualmente... mas estou com uma dúvida: gostaria que os alunos realizassem o cadastro diretamente na página do moodle (evitando assim ter eu mesma que cadastrá-los). Isso é possível? E se for, quais opções teriam que ser editadas nas configurações?
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Aline Bergamo

Re: Cadastro de Usuários

por Ricardo Caiado -
Aline,

Você pode fazer o cadastro em lote...

http://docs.moodle.org/en/Upload_users

Ricardo

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Ricardo Caiado

Re: Cadastro de Usuários

por Aline Bergamo -
Ricardo,

Já estudei um pouco esta opção, mas ainda não é o que eu gostaria.

Quando um usuário qualquer acessa página de login do moodle, ele tem as opções de entrar com um usuário e senha, ou entrar como visitante...

No caso deste fórum, por exemplo, o usuário também tem a opção de se cadastrar sozinho... certo?

É essa a opção que eu gostaria de incluir na minha página... mas não consigo...

Alguma sugestão?

Atenciosamente,

Aline
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Aline Bergamo

Re: Cadastro de Usuários

por Edgar Amorim -

Aline,

Há uns dois meses o Moodle passou a ser instalado com a opção de cadastro automático de usuários desabilitada. Para ativar o registro automático, vá no menu "Administração do site" e selecione "Usuários" / "Autenticação" / "Gerenciar autenticação". Na tela que surge, desça até a parte de "Parametrização padrão" e altere o parâmetro "Auto-registro" para "Autenticação via correio eletrônico". Desça até o final da tela e tecle em "Salvar mudanças". Pronto, agora, na primeira página (sem login) surge o link para cadastro de usuários.

Sucesso!

Edgar Amorim

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Cadastro de Usuários

por Leonor Teixeira Dias -
Olá, Aline!


Em "Administração do site" > "Usuários" > "Autenticação" > "Gerenciar autenticação", habilite "Auto-registro".


Isso fará com que os seus usuários façam o próprio cadastro.

Esse cadastro garante apenas que ele está registrado no seu banco de dados do Moodle, mas não está inscrito em nenhuma disciplina.

Quanto a inscrição num curso, se definiu alguma senha, você terá de informar isso a ele.

Ainda em "Administração do site" > "Servidor" > "Limpeza" você pode definir algumas políticas sobre os usuários inativos...



Atenciosamente,



Leonor Dias
Uberlândia - MG
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Leonor Teixeira Dias

Re: Cadastro de Usuários

por Valmir Benedet Junior -

Existe alguma configuração, para que quando um usuário se cadastrar manualmente, o administrador receba um e-mail informando o e-mail do mesmo de que ele criou um login?

Grato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Cadastro de Usuários

por shamyr alexander -

Prezado Edgar, mando essa mensagem apenas como agradecimento dessa informação!

muito obrigado auxiliou bastante

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Edgar Amorim

Re: Cadastro de Usuários

por Yuri Amaral Bezerra -

Boa tarde, 

sou novo em Moodle e tenho as seguintes dúvidas:

O meu Moodle, na parte do autocadatro (autenticação via e-mail), quando o usuário digita todos os dados e tenta se cadastrar, o moodle simplesmente carrega a página (atualiza) e continua com os mesmos dados inscritos.. (o cadastramento não é concluído e o usuário não visualiza nenhuma mensagem, nem na tela e nem por e-mail.. Alguém consegue ajudar?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Aline Bergamo

Re: Cadastro de Usuários

por Aline Bergamo -
Oi de novo!

Eu já consegui exibir a opção de cadastro... mas agora recebi algumas reclamações de alunos que se cadastraram no site e não receberam o email de confimação...
Procurei pelo nome de alguns deles na lista de usuários do moodle e realmente eles não foram cadastrados...
É alguma configuração que eu estou marcando errado? Ou pode ser alguma coisa no meu servidor?

Atenciosamente,
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Aline Bergamo

Re: Cadastro de Usuários

por Alexandre Marinho -
Sou novo no Moodle, mas sei responder essa.

O problema é que vc ainda nao configurou o SMTP.

Procure seu provedor e peça duas coisas. Criar um email, proprio para o moodle; e fornecer o SMTP.

Com essas duas informaçoes, vá até guia depois , e escreva as informaçoes do SMTP.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Marinho

Re: Cadastro de Usuários

por Aline Bergamo -
Agora que você comentou, me lembrei...
Parece que algumas configurações do nosso servidor foram modificadas recentemente... inclusive as configurações do SMTP...

Vou verificar... só não entendi uma coisa... essas modificações são feitas na própria interface do moodle (com senha de administrador) ou precisar ser alteradas diretamente no servidor (em algum arquivo de configuração)?

Obrigada!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Aline Bergamo

Re: Cadastro de Usuários

por Alexandre Marinho -
Diretamente na interface do Moodle...
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Alexandre Marinho

cadastro de novo administrador

por vemjesus vemjesus -

como eu cadastro um novo administrador? quais os passos?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à vemjesus vemjesus

Re: cadastro de novo administrador

por Lino Vaz Moniz -

Cara,

Para criar uma conta de usuário com perfil administrador basta usar opção designar função global.

Siga esse tutorial:

http://moodleeduc.blogspot.com/2010/12/criar-uma-conta-de-usuario.html

 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: cadastro de novo administrador

por Heleno Paulo -
Instalei o Moodle 2.0 e não estou conseguindo colocar na página de login a opção de cadastro de novos usuários como nas versões anteriores. Houve algumas mudanças para melhor mas não conseguir habilitar esta opção. Gostaria desta ajuda. Grato Heleno
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Heleno Paulo

Re: cadastro de novo administrador

por José Albuquerque -

Na caixa de busca da 'administração do site' digite 'autenticação'

Ative ' autenticação via correio eletronico'

Ative 'auto-registro' para 'autenticação via correio eletronico'.

Contagem das avaliações:  -