Criação de cursos em html???

Criação de cursos em html???

por julio cesar matos de oliveira -
Número de respostas: 19

Gostaria de perguntar aos colegas mais experientes em moodle o que vocês acham da criação de cursos em html. É viável? Quais as possíveis desvantagens? Alguma sugestão?

Obrigado,

Júlio.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Gisele Brugger -
Bom dia Júlio,
Não entendi sua pergunta/duvida .
O que você quer dizer com "criação de cursos em html."
Seria criar cursos para ensinar HTML ou você está falando em criar os materiais didáticos do seu curso no formato html ?


Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Criação de cursos em html???

por julio cesar matos de oliveira -

Gisele:

Estou falando em criar o conteúdo do curso no formato html. Não sei se é uma boa opção. Por isso gostaria de saber a opinião de quem á mais experiente em moodle.  

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Gisele Brugger -
Oi Júlio,

O material sendo postado diretamente através do editor html do Moodle ( por exemplo : adicionar recursos -> criar página web) é uma excelente opção ao meu ver.
Motivos:
  • o aluno não necessitará de nenhum outro software para visualizar o material postado ( ex: se vc posta um arquivo .doc ele terá que abrir o word ou openoffice)
  • a abertura do arquivo ficará mais rápida
  • o tamanho do arquivo html, na maioria das vezes fica bem menor que outras extensões de arquivos
Espero ter ajudado.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Gisele Brugger

Re: Criação de cursos em html???

por julio cesar matos de oliveira -

Obrigado, Gisele, vou continuar investindo neste formato para os meus cursos. Obrigado. Vi o vídeo tutorial de como inserir vídeos do youtube no moodle que você colocou no seu blog, muito bom.

Até a próxima...

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Gisele Brugger -
Obrigada Julio,
Esta vídeo-aula é a primeira de muitas que pretendo postar.

Vamos compartilhar sorriso

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Eurico Sadao Kusaka -

Julio,

Apenas complementando as informações já passadas pela Gisele. No meu trabalho os módulos com o conteúdo digital são feitos numa mescla de html e flash. O que sei é que as telas sem animações são feitas em html e as com animações em flash. Pelo que sei, isso ajuda a tornar o conjunto mais leve.

Agora não me pergunte mais detalhes, pois isso é feito pelo Web Designer e pelo programador Web. Eu faço apenas os storyboards com o conteúdo em texto e as especificações de imagens e animações e eles executam.

Outra informação é que o que está em html é muito facil de copiar e colar. O que está em flash é mais difícil, exigindo o domínio de alguns recursos além do CTRL+C e CTRL+V.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Criação de cursos em html???

por julio cesar matos de oliveira -

Eurico,

obrigado por compatilhar suas experiências nesse debate. Era isso o que eu procurava: o depoimento de quem já utiliza o html para criar seus conteúdos para o moodle. Valeu... 

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Solange Maldonado -

Quando no modo EDIÇÃO, você pode acrescentar BOX no formato HTML. Uso-os para colocar animações em flash, anuncios, etc...

Já no contéudo do curso, criando uma aula por exemplo, faço como dito anteriormente por outros participantes: Acrescentar recurso/criar uma pagina web

www.escolademoda.net/salavirtual

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Solange Maldonado

Re: Criação de cursos em html???

por julio cesar matos de oliveira -
Tenho uma pergunta: Criar o conteúdo em html fora do moodle e acrescentá-lo como arquivo, coclocando-o no moodle com a atividade "acrescentar link ou arquivo" também fica bom? 
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Solange Maldonado -

Sim. Sempre faço assim pois uso o Dreamweaver para criar o conteúdo. No Moodle basta clicar no <> para que o formato do editor esteja em html e dai colar o conteúdo.

NOTA: Envie imagens, animações para uma pasta dentro do curso e que os links estejam corretos para esta pasta pois do contrário não abrirão.

Não vale colocar em outro diretório fora do curso pois também não irá abrir, exceto se estiver fora do ambiente moodle.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Eurico Sadao Kusaka -

Você pode criar o conteúdo em Powerpoint ou no Word e usar a opção Salvar como página da Web que o arquivo será salvo no formato html. Tome cuidado porque, ao fazer isso, você perde muita coisa da formatação original. Atente também que vai ser gerada uma pasta onde as imagens serão colocados em arquivos separados. Você precisa fazer o upload da pasta incluindo as 2 coisas: o arquivo com o texto e com os com as imagens. Eu utilizo este recurso para inserir os tutoriais de ajuda ao aluno para cada uma das atividades.

A opção de usar links a arquivos em pdf, em muitos casos, pode ser melhor.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: Criação de cursos em html???

por julio cesar matos de oliveira -

Eurico e Solange,

obrigado pelas dicas. Elas são muito valiosas para mim.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Michele Rangel -
Olá Julio,

Estava lendo os seus comentários, e a criação de cursos em html tem suas vantagens como você mesmo disse, mas tem algumas desvantagens, por exemplo:

- Não podemos saber se o aluno entrou em todas as páginas (status de andamento do curso), somente se acessou ou não o conteúdo.
- Nenhuma informação é guardada no curso em html, como por exemplo, se o aluno concluiu uma atividade de dentro do conteúdo.
- Não pode ser travado o botão de avançar para que o aluno conclua uma atividade antes de prosseguir.

Ou seja, tudo o que fazemos no scorm e que é exigido em relatórios para tutores e administradores de curso, não pode ser revelado.

Mas se isto não é importante para os seus relatórios... é uma opção bem simples e bem rápida realmente.

Boa sorte.

;)
Michele Rangel
Digital SK
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Michele Rangel

Re: Criação de cursos em html???

por julio cesar matos de oliveira -

Michele,

obrigado por seus esclarecimentos. Sou muito novo com o moodle e inexperiente, por isso essa opção pelo html. Me matriculei em um curso para professores em moodle e espero me capacitar melhor para poder utilizar as ferramentas da plataforma.

Até...

Júlio.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à julio cesar matos de oliveira

Re: Criação de cursos em html???

por Felipe Cabral -

Olá pessoal!

Eu estava pesquisando sobre isso e acabei caindo nesse tópico!


Estou com o seguinte problema: eu criei páginas em html e subi como recurso no moodle. Primeiro fiz uma pasta, depois coloquei os htmls dentro. Até aí tudo ok!


Quando fui acessar esses arquivos, vi que o moodle está forçando o download deles ao invés de abrir as páginas como eu gostaria.


Vcs já tiveram esse problema?


Quando vou clicar no html já dentro do moodle ele não abre a página, ele faz um download dela.


como resolver isso?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felipe Cabral

Re: Criação de cursos em html???

por Magno Rodrigues Costa -

Bom dia, Felipe!!

Você esta colocando essas paginas através de qual recurso?

Eu tive que fazer isso não faz muito tempo para disponibilizar um curso no Moodle, e a solução que encontrei foi colocar as páginas via FTP (para que possa acessa-lo via URL) e coloquei a pagina como um endereço URL no contexto do curso.


Qualquer dúvida, estou a disposição.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Magno Rodrigues Costa

Re: Criação de cursos em html???

por Felipe Cabral -

Olá Magno!


eu estava colocando primeiro um recurso de pasta, depois dentro desta eu colocava os arquivos. Desta maneira não estava funcionando.


Agora coloquei só como arquivo zip, depois descompactei e segui a orientação de escolher um arquivo como "referencia", meu "index". Funcionou perfeitamente!


Agradeço as dicas.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Felipe Cabral

Re: Criação de cursos em html???

por Magno Rodrigues Costa -

Fico feliz por ter encontrado a solução para seu problema.


Abraço!!

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Magno Rodrigues Costa

Re: Criação de cursos em html???

por Jota Santos -

Olá Pessoal, estou aqui revivendo um post antigo.

Estou criando as atividaeds em HTML com o Google Web designer, mas não consigo fazer esse procedimento:

"eu estava colocando primeiro um recurso de pasta, depois dentro desta eu colocava os arquivos. Desta maneira não estava funcionando.


Agora coloquei só como arquivo zip, depois descompactei e segui a orientação de escolher um arquivo como "referencia", meu "index". Funcionou perfeitamente!"

Adiciona a pasta zipada como recurso, mas não acho como linká-la (escolher o arquivo como referência)

Quando colo o html na página apenas aparece a página em branco (na visualização) nem colocando os arquivos e o index (html) na mesma atividade consigo acessá-la.


Contagem das avaliações:  -