VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Renato Nicodemos -
Número de respostas: 16

A todos os meus amigos dessa comunidade, um grande abraço a todos, admiro muito todos que aqui participam destas discussões.

O meu caso é o seguinte: tenho um CD-ROM com um pequeno vídeo de aproximadamente 5 a 10 minutos. Como faço para fazer funcionar esse vídeo no no Moodle ? Existe algum pacote que tenho que instalar ?

A versão do Moodle que utilizo é a 1.8.4 +

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Ângelo Rigo -
Basta inserir como arquivo mesmo.

Existem módulos como o mediacenter que organizam mídias também .
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Solange Maldonado -

O formato do vídeo deve ser wmv, mov ou flv.

Se seu vídeo não estiver nestes formatos existem programas que fazem a conversão. Alguns são grátis.

Como vídeos são arquivos grandes, é preciso que o administrador envie para o diretório de vídeos via ftp pois o Moodle tem capacidade de transferir arquivos de até 8MB no máximo.

Normalmente os vídeos estão no diretório uplooaddata... O administrador sabe onde os colocar.

Feito isso, com EDIÇÃO ATIVADA no curso, escolha LINK PARA ARQUIVO OU SITE... Faça as observações que desejar, escolha se quer que seja aberto na mesma janela ou em outra e salve.

Pronto! Seu vídeo será aberto e poderá ser assistido pelos seus alunos.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Solange Maldonado

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Marcelo Martins Fernandes -

Boa Tarde Solange;

Aproveitei essa sua explicação para tentar inserir um video para meus alunos, mas após seguir todos os passos na hora de selcionar o video em LINK PARA ARQUIVO OU SITE surje a opção de salvar como, ou seja, não vai o vídeo para o ambiente virtual, sempre aparece a opção para que eu salve o video novamente no meu computador. Saberia me dizer o que esta acontecendo?

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Marcelo Martins Fernandes

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Eurico Sadao Kusaka -
Confere o Tamanho máximo de upload configurado (Administração/Cursos/Configurações padrão do curso). Se o tamanho do arquivo que você está tentando fazer upload for maior que o tamanho especificado nas configurações do  curso, vai ocorrer problema desse tipo. Neste caso, é preciso aumentar esse valor.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Eurico Sadao Kusaka

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Marcelo Martins Fernandes -

Obrigado pela dica. Já verifiquei e agora esta tudo certo. Meu erro, até a titulo de orientação para os que encontrarem o mesmo problema, foi que após importar o arquivo de video eu clicava na opção enviar arquivo quando na verdade eu deveria opinar por "escolher".

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Luiz Caetano -
Renato, eu inseri vídeo no moodle da seguinte maneira: (existem outras, obviamente). Converti meu vídeo que originalmente estava em MPEG para SWF (flash), pois meu vídeo é pequeno - 3mb - e, logicamente, fiz um preloader para mostrar para o usuário o carregamento do arquivo. Depois, fiz o upload deste arquivo para o moodle através da opção Arquivos que tem no menu do administrador na página do curso - na verdade, é uma pasta (diretório) que é criada no servidor. Em seguida, só linkei o endereço deste vídeo através de uma página web - recurso do próprio moodle.
Com relação ao tamanho permitido para upload no moodle, quero ressaltar que não é o moodle que limita o tamanho, mas sim a configuração do PHP.INI do servidor. No minha instalação, por exemplo, o limite está estabelecido em 64 megabytes.
Eu também já utilizei o recurso de inseri o vídeo em uma página web previamente criada e fazer o link pelo moodle.
Abraços

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Luiz Caetano

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Renato Nicodemos -

Muito bom Luiz, agradeço pelas informações.

Renato.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Robson Werkhauser -
Renato tem varias formas uma delas e é a que eu uso é a seguinte eu posto no youtube e faço p link direto pois sendo assim não pesa o meu serviço!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Alcides Monteiro -
Este forum é uma benção!
- - -
Solange, visitei o seu site e senti firmeza! Acho que a exibição do vídeo no próprio ambiente do curso é em geral a melhor solução.

Mas, está faltando alguma coisa: eu fiz upload via ftp de um arquivo flv (2,7 mb);
Coloquei-o na pasta moodledata/6 (índice do curso em questão). Daí abri o recurso "Link a um arquivo ou site" e estabeleci o link.

O resultado é que ao invés de rodar o filme, abre-se o pop-up para executar na minha maquina (cliente), solicitando indicar o aplicativo para exibir.

O arquivo flv mencionado é único. Ja produzi vários conteúdos (gerando em PPt e convertendo para flv) e todos rodam diretamente na página web do Moodle sem problemas.

Parece que estou com diferentes resultados para uma mesma situação...???!!!

Alguma sugestão? Grato a todos!
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Renato Nicodemos

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Robson Werkhauser -
Renato esta forma é muito legal sim mas pra não deixar sua transmissão lenta eu acho melhor publicar no Youtube e disponibilizar via moodle o proprio youtube tem uma função de bloquear só para quem não tem permissão.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Robson Werkhauser

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por marcelo m -
boa tarde renato, mas teria como vc explicar como se faz o link dentro do modle sendo pro youtube ou outro local onde se possa colocar os videos arquivados onde o aluno nao pegue direto o video arquivado ou asista o video de outra fase que ele nao possa ver. grato pela sua atençao.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à marcelo m

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Lincoln Castro -
http://www.w3schools.com/flash/flash_inhtml.asp

ou mais rapidamente:

<object width="550" height="400">
<param name="movie" value="somefilename.swf">
<embed src="somefilename.swf" width="550" height="400">
</embed>
</object>

substitua somefilename.swf pelo endereço do arquivo e adapte width="550" height="400" a resoluçao do seu arquivo! abraço
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Robson Werkhauser

Re: VÍDEO NO MOODLE - COMO INSERIR ?

por Alexandre Sadhu -

Robsom, você saberia informar como faço essa configuração no youtube para exibir os vídeos apenas para os alunos?

Grato 

Contagem das avaliações:  -