Por onde começar?

Cadastre-se no lang.moodle.org

É recomendável habilitar a opçao "Mostrar origem das strings de idiomas" em: Administração do site->Desenvolvimento->Debugging

Essa configuração ativa a opção de visulaizar todos os identificadores de string e os módulos de origem, adicionando &strings=1 ao final da url visitada. Isso agiliza muito o trabalho de busca da string a ser alterada dentro do AMOS.

Mãos a obra

Vou supor que você está visitando uma página e encontra uma ou mais strings não traduzidas. Tomando como exemplo o formulário de configuração da questão do tipo "Ensaio" do questionário, veja que a string "Question text" não está traduzida (pelo menos não quando eu fiz esse post)

Ao adiconar &strings=1 ao final da url visitada, temos a seguinte:

Repare que logo após (abaixo) do termo em inglês, foi exibido o texto "questiontext" que corresponde ao identificador da string, e "question" módulo ao qual a string pertence.

Com essas duas informações fica fácil achar essa string e fazer a tradução no AMOS.

No AMOS

Encontrando a string para traduzir

Faça login em lang.moodle.org e, no bloco de navegação vá para AMOS->Translator.

Lá selecione o idioma pt_BR, e o módulo da string a ser alterada. No caso, o módulo question faz parte do core do moodle, e portanto, recebe o prefixo "core_". Então selcione o módulo core_question e, no campo String Identifier escreva o identificador da string que está buscando. Cique no "Save filter settings" para buscar a string:

Traduzindo

Depois disso é só clicar na célula da coluna Translation e incluir a tradução. Essa interface usa AJAX para salvar.

Enviando suas traduções

Quando terminar de fazer as alterações, vá para Navegação->AMOS->Stage para ter um resumo das alterações a serem enviadas para moderação.

Depois de checar se está tudo certo, clique em "Submit to mainteiners", Adicione um título (obrigatório) ao seu stashe e clique em "Submit to mainteiners" novamente.

Boa tradução.

Última atualização: quinta-feira, 24 mai. 2012, 23:20