Instalação do moodle versão 1.9 +

Instalação do moodle versão 1.9 +

by Leni Varela -
Number of replies: 12

Boa tarde pessoal,

Instalei o moodle versão 1.6... num PC local com Windows XP Porfessional e este funciona sem problemas. Entretanto, estou tentando instalar a versão 1.9 utilizando os mesmos procedimento, mas não consigo, ou seja, dá erros no momento de criação de tabelas.

Alguem, podia me explicar como fazer o Upgrade para a versão 1.9 ou então me disponibilizar algum documento com os procedimentos de instalação?

Desde já agradeço.

Leni Varela

Count of ratings: -
In reply to Leni Varela

Re: Instalação do moodle versão 1.9 +

by Rafael Mota -

Leni,

Pelo que sei você não consegue realmente fazer o up direto, pois da versão 1.7 para frente o moodle modifica a estrutura das tabelas para utf 8 a única forma de fazer isso é instalar o moodle 1.6 atualizar para 1.7 depois 1.8 e finalmente 1.9 para que não de esse problema. Tem uma forma de fazer diretamente via banco de dados vi esse caso no MoodleMoot Brasil 2007.

In reply to Rafael Mota

by Leni Varela -

Bom dia,

Muito obrigado pelo apoio, pois consegui ultrapassar os problemas. Um abraço

Leni Varela

In reply to Rafael Mota

by Pedro Rudison -

Boa tarde!

Pessoal, eu gostaria de atualizar o moodle atualmente instalado hoje em nosso servidor onde se encontra hospedado. A versão dele é 1.6 e quero passar para a versão 1.9. Como proceder para fazer o upgrade para essa versão, e como faço para manter como a página principal a tela de login?

Pedro.

In reply to Pedro Rudison

by Edson Castilhos -
Para atualizar a versão, por causa do utf8, vale a dica acima do Rafael: "instalar o moodle 1.6 atualizar para 1.7 depois 1.8 e finalmente 1.9 para que não de esse problema".
Para manter a tela de login como principal, no menu de Administração em Security/Site Policies marque a opção "Force user to Login". Obs. está dica é válida para a versão 1.8, acredito que seja igual na 1.9.
Boa sorte com a atualização!
Edson Castilhos
In reply to Edson Castilhos

by Miguel Barreto -
Olá,

Então versões do moodle 1.8+ não ocorre problemas de compatibilidade no update pra 1.9, certo? Ele mantém todos os cursos e usuários, só acrescentando as novas funcionalidades e mudanças no layout?

Miguel
In reply to Miguel Barreto

by Andrei Wellington Domingues -

Ola Miguel, eu tive um problema nesta migração de versão que até o momento não consegui resolver.

Eu tinha a versão 1.7.1+ e na migração para a 1.9.1+ diretamente, ocorreu um problema de conversão que até agora não consegui identificar, só que eu tive que migrar no susto pois o servidor parou de vez, então não tive nem tempo para pensar em migrar primeiro para a 1.8 e depois para a 1.9.

A página inicial não fica do jeito que estava antes de forma alguma, eu preciso logar como visitante, ou qualquer outro usuário para que apareça corretamente.

Dá uma olhada no que aconteceu na minha migração:

http://www.moodle.fsa.br

depois acesse como visitante e veja o que deveria estar aparecendo como padrão.

Fiz um teste em outra máquina e se tivesse migrado certinho da 1.7.1+ para a 1.8 e depois para a 1.9 teria dado certo.

In reply to Edson Castilhos

by André Santos -
Olá, Edson.

Tinhamos a versão 1.6 e fizemos a migração passando pelas versões intermediárias. Após, tivemos alguns poucos problemas para rodar, mas hoje, após um mes de uso, choveu de reclamações que vão da lentidão da plataforma a perda de dados, como notas, atividades, indisponibilidade de atividades (questonario, licões, tarefas) que antes rodavam bem, inconsistencia de dados no log dos logins dos usuários (um usuario aparece como 'nunca' acessou mas tem histórico de acesso no log dele), e por ai vai...
Você já viu alguma coisa desse tipo?
Me aconselharam a retornar para a versão 1.6 pela estabilidade mas penso em continuar na 1.9 desde que haja alguma forma de corrigir os bugs verificados.
Você tem ciência de alguma correção para a versão 1.9?

Obrigado.

André Santos.
In reply to Leni Varela

by Marcelo Pires -
Estou com a versão 1.8 instalada em meu servidor, queria saber como faço para atualizar para versão 1.9.
In reply to Marcelo Pires

by Paula de Oliveira -
Olá Marcelo,

Basicamente, é atualizar os arquivos no seu FTP e depois ir no bloco Administração que o Moodle faz o restante.

Mas sugiro que você realize o curso gratuito "Moodle para Administradores" que fica no site da Comunidade Portuguesa do Moodle. Ele vai te dar uma base melhor.

Abs, Paula.
In reply to Marcelo Pires

by Vagner Storchi -
Olá Marcelo,

Algumas recomendações antes de você atualizar o Moodle. Por questões de segurança faça um backup tanto das pastas do Moodle, quanto da base de dados. Pois assim qualquer problema que você venha a ter no processo de atualização, pode ser revertido com estes backups. Baixe a última versão do Moodle conforme a plataforma que você utiliza (Windows ou Linux). Renomeie a pasta do seu Moodle de produção para "Moodle_old" por exemplo e descompacte a nova versão (1.9.9+ que neste caso é a última versão release) na pasta como Moodle. E antes de iniciar o processo, copie da pasta "Moodle_old" o arquivo "config.php" que fica na raíz para a nova pasta Moodle. Este arquivo é de extrema importância pois é através dele que o processo de atualização irá identificar e manter as configurações de banco de dados e demais configurações feitas no Moodle de versão mais velha. Caso você não copiar este arquivo, o Moodle entenderá que você quer uma nova instalação e não um upgrade. Você pode aproveitar e copiar também os seus temas e módulos/plugins utilizados. No caso se seu Moodle for padrão, ou seja não tiver nenhuma customização, não é necessário copiar estas pastas. Feito isso basta você acessar a URL do Moodle para que ele inicie o processo de upgrade. Por exemplo, eu tenho um apache rodando da minha máquina de testes então o endereço para mim é (http://localhost/moodle). Após isso você verá uma tela dizendo que o Moodle atualizará sua versão de X.X.X para 1.9.9+ e se você deseja continuar o processo, basta clicar em "continuar", na próxima tela ele identificará os requisitos que são necessários, se estiver tudo OK basta clicar em "continuar" e pronto, a mágica está feita. Bom Marcelo a princípio é isso, caso tenha alguma dúvida poste ai!

Abraço.
In reply to Vagner Storchi

by Julio Cesar Wunderlich -

Olá Vagner.

Peguei carona nas suas instruções ao Marcelo e realizei a atualização do Moodle 1.9.9+ (Build: 20100721) para Moodle 1.9.9+ (Build: 20100825), no ambiente Linux.

Fiz os backups sugeridos. renomeei a pasta moodle que estava em uso, descompactei o arquivo TGZ baixado e copiei o arquivo "config.php" antigo para a nova pasta Moodle (criada durante a descompactação do arquivo TGZ).

Contudo, quando acessei o URL do Moodle, não apareceu absolutamente nada a respeito do "processo de upgrade" e, na tela "Avisos", já apareceu a build nova. É comum acontecer isso?

Aparentemente, tudo está funcionando como antes, mas achei estranho uma atualização tão "automática" assim.

Sds.

Julio Cesar.