Metadisciplinas

Metadisciplinas

por Filomena Valadas -
Número de respostas: 9

Caros  colegas,

Necessito da vossa preciosa ajuda.

Quero explorar a utilização das meta disciplinas na organização da plataforma do meu agrupamento e não consigo. Help me!

Filomena

Nota: Já criei as meta disciplinas , já adicionei as disciplinas filhas e parei aí sad

Em resposta a 'Filomena Valadas'

Re: Metadisciplinas

por Jose' Coelho -

Como disse em outra mensagem (http://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=46795), uma meta-disciplina é uma disciplina normal, a única diferênça é que se inscrevem outras disciplinas (e portanto os alunos dessas disciplinas) em vez de se inscreverem alunos.

Não estou a imaginar grande utilidade para este tipo de disciplina, apenas para criar um fórum geral de todos os alunos inscritos num determinado curso ou ano, fórum esse de interesse duvidoso. Alternativamente pode-se criar uma disciplina sem ser meta-disciplina, e inscrever todos os interessados. É a mesma coisa mas com mais controle sobre as inscrições.

Em resposta a 'Jose' Coelho'

por Filomena Valadas -

Obrigada José,

Vou reformular a estrutura da plataforma e utilizar os grupos.

Filomena

Em resposta a 'Filomena Valadas'

por Pedro Alves -

As meta-disciplinas parecem-me úteis, (pelo menos pelo conceito e enquanto não tenho resultados da sua implementação).

Uma Escola é uma organização complexa. Podemos ter, assim, várias utilizações para este recurso:

1.- Uma "sala de alunos" ou "sala de Professores" meta-disciplina.

2.- Um departamento ou outro órgão que englobe outros, por exemplo uma "coordenação de projectos"

3.- (Mais problemático e fica como questão). Na organização da escola será útil optar por ter Turmas (7ºA, 9ºC, 11º B, etc.) como Disciplinas e Disciplinas curriculares (Português, Matemática, etc.) como Meta-disciplinas (nem que seja criando uma disciplina curricular por ano lectivo)?

O administrador terá mais intervenção e trabalho?

Os alunos teriam uma única matricula; Os professores partilhariam materiais; Haveria muitos alunos inscritos nas disciplinas curriculares; Os professores teriam o seu trabalho simplificado...

Em resposta a 'Pedro Alves'

por Jose' Coelho -

A ideia de meta-disciplina soa bem a quem a houve pela primeira vez.  Conhecendo como funciona não dá para utilizar assim tão frequentemente.

Temos uma meta-disciplina na Universidade Aberta, que se chama "Licenciatura em Informática", cujas disciplinas descendentes são as do curso de informática. Como consequência todos os alunos inscritos numa ou mais disciplinas do curso de informática ficam inscritos automaticamente na meta-disciplina. Desta forma os alunos podem utilizar um fórum global.

Para as situações que indica:

• Uma sala de alunos, de acordo, é como fizemos na meta-disciplina Licenciatura em Informática, mas mais facilmente se faz uma disciplina de alunos, aberta, em que os alunos se inscrevem e comunicam;
  • Uma sala de professores, não sei como pode utilizar uma meta-disciplina para isso. Nós temos uma disciplina normal "Fórum de Professores" em que estão inscritos todos os professores que utilizam a plataforma;
  • Um departamento ou outro órgão, também não sei como pode utilizar uma meta-disciplina para isso. Para o departamento a que pertenço foi criada uma disciplina normal em que estão inscritos todos os seus membros;
  • Disciplina - 7ºA, 9ºC, 11º B,...; Meta-disciplina - Português, Matemática, ...

Sobre este esquema de organização da escola, não será para reduzir a intervenção do administrador. No processo de inscrição de alunos nas disciplinas, qualquer que seja a solução adoptada, o administrador não tem que fazer nada. Os professores podem sempre partilhar materiais, uma disciplina pode (e deve, digo eu) ter mais que um professor.

Procura-se aqui que após definida uma disciplina por turma e alunos inscritos na sua disciplina/turma, por exemplo, 7ºA, 7ºB, ..., 7ºH, 8ºA, 8ºB, ... 8ºF, se criem meta-disciplinas, por exemplo, Português 7º ano, Português 8º ano, Matemática 7º ano, Matemática 8º, e em cada disciplina se inscrevam as disciplinas/turmas dos anos respectivos.  

Nesta solução, numa disciplina, por exemplo, Português 7º ano, ficam inscritos todos os alunos que estão em turmas do 7º ano, partilhando o mesmo fórum. Para ter um fórum por turma na disciplina de Português 7º ano, tem que se criar um grupo por turma e colocar os alunos em cada turma. Esse seria o trabalho de cada professor, criar um grupo por cada turma e colocar os seus alunos lá, numa disciplina "Português 7º ano" partilhada por outros professores, quer seja meta-disciplina quer não.

Se não se utilizar meta-disciplinas pode-se criar simplesmente as disciplinas normais "Português 7º ano", "Matemática 7º ano", ou caso um professor não quiser partilhar materiais, "Português 7º ano, A,D,F" (português para as turmas A, D e F do 7º ano, e os alunos inscreverem-se nas respectivas disciplinas, e poupa-se a criação e manutenção de disciplinas/turma. Em cada disciplina normal há controle total das inscrições, ao contrário do que acontece com meta-disciplinas. 

por Jose' Coelho -

Peço desculpa por enviar nova mensagem sobre o mesmo assunto, mas gostaria de rever a minha posição da mensagem anterior num ponto.

Não creio que seja boa ideia criar uma disciplina global, por exemplo "Português 7º ano", com todos os professores de português, logo numa primeira fase. Se os professores não têm pelo menos um ano de experiência de utilização do Moodle, devem ter disciplinas separadas, partilhando eventualmente os conteúdos mas cada um gere a sua disciplina. Caso contrário a inexperiência de uns agrava-se, porque apoiam-se nos outros, e quem tem mais experiência perde a paciência, e ninguém fica responsável pelo que acontecer.

por Hugo Almeida -

Pelo que eu compreendi inicialmente das meta disciplinas, se eu criar uma Metadisciplina TPMAE e duas filhas TPF1 e TPF2, os recursos apareceríam nas disciplinas filhas, certo?

Hum... pelo que vi, tenho recursos na meta disciplina que nao sao visiveis a partir das disciplinas filhas... 

Ora se, as disciplinas filhas nao reproduzem os recursos da disciplina mae, apenas permitindo automaticamente copiar os utilizadores para ela.

Do ponto de vista do utilizador ainda é mais complexa!

Estou certo?

O que eu queria era que o aluno entrasse na disciplina TPF1 e visse os recursos TPF1 e os recursos da TPMAE.

Em resposta a 'Hugo Almeida'

por Jaime Villate -
Os recursos e actividades são associados a cada disciplina (ou metadisciplina) em particular. Não pode fazer aparecer na página de uma disciplina recursos ou actividades de outra disciplina. O que pode fazer é inserir vínculos (links) para os recursos/actividades da outra disciplina, e usar a metadisciplina para garantir que os alunos estejam autorizados a ver o recurso/actividade referido pelo vínculo.

Em resposta a 'Jaime Villate'

por Hugo Almeida -
Entao se eu na disciplina filha quiser colocar links de recursos da disciplina mae, como é que sei o caminho do link? Existe alguma opcao que me mostre o caminho atraves de um explorador?