Assinatura Eletrônica no Moodle

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Igor Lima Rodrigues -
Número de respostas: 7

Olá Carlos,

Para implementação, você 

1-) cria uma nova atividade no começo do curso.

2-) Seleciona a ferramenta do Moodle Questionário (Feedback - cuidado para não confundir com Quiz).

3-) Insere uma única pergunta com única alternativa de resposta (a resposta seria "Aceito os termos")

4-) Nas configurações do Questionário (Feedback) você define as opções de "Acompanhamento de conclusão (se necessário ativar essa opção na Administração do Moodle [2]).

5-) Nos tópicos do curso que tem os conteúdos e atividades você aciona a configuração de "Acesso Restrito", criando uma regra que indique que tais tópicos só estarão acessíveis se o Questionário estiver concluído (ou seja, respondido).

Deve funcionar bem dessa forma.

[2] A opção de acompanhamento de conclusão não é padrão no Moodle. Você precisa ir nas configurações Administrativas do próprio Moodle para ativar, e depois acionar dentro do curso.

Sobre a LGPD, vale a pena ver a opção do Moodle para Política de retenção e uso de dados, me parece que já tem um área administrativa para que isso seja expresso aos usuários do Moodle. Ai cabe a cada Instituição definir e registrar em seu Moodle.


Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode seguir perguntando.

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Bruno Henrique Cury -
Igor, boa noite..

A ferramenta que você sugeriu foi esta?
pesquisa

No caso tem como deixar o checkbox para o aluno aceitar o termo? Pois será um contrato de ciência para o aluno ingressar no curso.
Obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Henrique Cury

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Igor Lima Rodrigues -

Isso mesmo, é essa a ferramenta. Lembrando que você tem que acionar as configurações do curso para acompanhamento de conclusão.

A pessoa que é estudante verá a tela dessa forma o curso enquanto não entrar no formulário e clicar na única opção:



E ao clicar na única resposta como mostrado abaixo, as regras de acesso restrito liberam os tópicos.




Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Bruno Henrique Cury -
Igor, muito obrigado.
Agora qual seria a opção que devemos escolher?
No caso temos ao final um relatório dos alunos que aceitaram o termo?

Muito obrigado por sua valiosa ajuda;
termo aceite
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Bruno Henrique Cury -

Igor, tudo bom?


O termo em si a gente insere no "geral"?


termo

Ainda não consegui entender como a pergunta ficará embaixo do termo.

Caso possa explicar, ficarei muito agradecido.

Obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Henrique Cury

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Igor Lima Rodrigues -
Olá Bruno!

Fiz a inclusão do termo em si como um tipo de questão chamado "Rótulo" apenas para exibir determinado conteúdo.

A segunda pergunta seria sobre o aceite do termo, obrigatória, com única alternativa que é "Aceito o termo".

Espero ter ajudado.
Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Igor Lima Rodrigues

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Bruno Henrique Cury -

Igor, tudo bom?

Eu até consegui fazer aqui, ficou legal, porém aqui pra mim aparece primeiro a página view.php com o botão responda as questões.

Eu consegui fazer inserindo um RÓTULO com o TERMO e depois criei uma pergunta com uma única resposta.

Não teria como já irmos para a página complete.php que de fato é a página que contêm o TERMO DE USO?


pg-view

Desde já obrigado

Contagem das avaliações:  -
Em resposta à Bruno Henrique Cury

Re: Assinatura Eletrônica no Moodle

por Igor Lima Rodrigues -
Acho que entendi, tu já desejaria que ele entrasse pulando a etapa de apertar o botão "Responder as questões" não é?

Bem, infelizmente não tenho esse conhecimento, penso que por essa ferramenta não seria possível, talvez alterando o código fonte, ou escrevendo um script em php específico...

Talvez via CSS você conseguisse pelo menos mudar no nome do botão, ou pela personalização de idioma, procurando por essa string específica sabe. Ai você poderia alterar "Responda as questões" por algo que mais apropriado, contudo esse tipo de mudança alteraria a ferramenta Feedback em outros contextos no Moodle.

Atenciosamente,
Contagem das avaliações:  -